O destino dessas empresas é a responsabilidade ambiental

Como de costume, agosto foi mês de entrega dos troféus e certificados do Prêmio Fetransportes de Qualidade do Ar – QualiAr, que reconhece empresas do setor que alcançam metas de redução na emissão de poluentes. Este ano, foram 59 ganhadoras – destas, 39 receberam o troféu Ouro, 19 o Prata e duas conquistaram o Troféu o Bronze. E mais uma vez, como acontece há 22 anos, a entrega do “famoso Q” – o formato do troféu – movimentou o setor de transportes e rendeu boas histórias.

Histórias como da PHT Transportes, transportadora com sede em Viana, que debutou na lista das campeãs da categoria Ouro logo em seu primeiro ano como parceiro do Programa Despoluir. “Estou muito orgulhoso do que conquistamos e esse mérito é da minha equipe”, resumiu o proprietário, Pedro Henrique Toneto.

Histórias também como a da Marlim Azul Turismo e da Winston Transportes, velhas conhecidas do QualiAr, da Armani Transportes, que tem o maior orgulho de participar do prêmio, e da Transmarle Transportes, que está comemorando sua primeira vitória, na categoria Prata. Dentre muitas outras…

Agora em 2025, a Marlim Azul está comemorando 25 anos de estrada e o diretor, Heber Guimarães, destacou que para além da participação no Despoluir e no QualiAr, o cuidado com o tema meio ambiente inclui investimento e modernização constantes da frota e boas práticas que permeiam todos os setores da empresa.

“Nossa frota é formada apenas por veículos de motores Euro 5 e Euro 6. E além de cuidar da frota, envolvemos a equipe. Ela não apenas participa das medições como fica na maior expectativa pelos resultados, principalmente mecânicos, encarregados e motoristas”, detalha.

Cuidado, responsabilidade e engajamento são palavras que também estão presentes na rotina da Winston. “O Prêmio Qualiar sempre será muito celebrado e valorizado na Winston, pois representa o resultado da eficiência de nossa política de gestão ambiental. E essa política permeia todos os níveis da Winston, da diretoria aos motoristas, e envolve todos os que, direta e indiretamente, fazem parte da operação”, garante o diretor, Lauro Machado.

Marco para a empresa

Diretora administrativa e sócia-fundadora da Transmarle, Marlene Aparecida Robers Trancoso enaltece o Troféu Prata. “A conquista é um marco importante para nós! É a validação de que nosso compromisso com a excelência vai além de transportar passageiros com segurança, abrangendo também a responsabilidade ambiental. É o reconhecimento oficial do nosso esforço em manter a frota ‘limpa’ para reduzir a emissão de poluentes e contribuir com a melhoria da qualidade do ar em nossa região”.

A Armani Transportes segue o mesmo caminho. Segundo o Coordenador de Segurança do Trabalho, Christian Corrêa Fontes, para além da atenção que a equipe de manutenção dá aos testes do Programa Despoluir e da frota nova, a empresa sempre operou tendo como foco a sustentabilidade do negócio.

“Seguimos três pilares: saúde, segurança e respeito ao meio ambiente. Qualquer ação ou projeto que não respeite uma dessas premissas faz com que paremos e repensemos”, garante ele, repetindo uma frase de Fernando Armani, um dos proprietários da transportadora: “Não adianta crescimento sem desenvolvimento”.

Como participar?

Para concorrer, as companhias precisam ser parceiras do Programa Despoluir-ES, passar pelos quatro testes de emissão de poluentes realizados no período de um ano e se inscrever. E aquelas que conseguem 100% de aprovação em sua frota são premiadas e certificadas. A premiação é subdividida nas categorias Ouro, Prata e Bronze, cujo critério de diferenciação está ligado aos percentuais de opacidade obtidos pelos motores.

Confira aqui a lista de vencedoras do Prêmio QualiAr 2025.