Bem vindo à FETRANSPORTES

Como Funciona?

Programa já realizou mais de 1 milhão de aferições

O Programa Despoluir, que é operacionalizado através de 20 federações em todo o Brasil, visa à redução da emissão de gás carbônico (CO2) e material particulado (fumaça preta) na atmosfera e do consumo de combustível através dos testes de emissão veicular, e engloba também ações educativas e de pesquisa.

Os técnicos atuam atendendo às empresas assistidas e beneficiadas pelo programa em suas garagens e pontos de apoio distribuídos pelas cidades. Através das avaliações, os profissionais monitoram a frota para controlar a quantidade de poluição no ar e adequar esses veículos às exigências do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Os veículos/equipamentos aprovados nos testes de fumaça preta recebem o Selo Despoluir de Eficiência Energética, que tem validade de três meses, facilitando o controle da frota, tanto pelos técnicos ambientais quanto pelas empresas e pelos usuários do sistema de transportes de cargas e passageiros.

De 2007 a 2013 foram realizadas em todo o Brasil, mais de 1 milhão de aferições. Esses números representam 10.226 empresas, 12.320 caminhoneiros autônomos atendidos e um meio ambiente mais limpo.