Bem vindo à FETRANSPORTES

Movitran

Movitran: todo um Estado unido num mesmo propósito

No Espírito Santo, as ações em prol de um trânsito mais consciente e cidadão têm o reforço do Movitran – Movimento Capixaba para Salvar Vidas no Trânsito, que já se tornou uma das grandes iniciativas voltada à segurança viária no Espírito Santo e que reúne cerca de 40 órgãos públicos federais, estaduais e municipais, empresas privadas e entidades sem fins lucrativos, todos unidos num mesmo propósito. A Fetransportes, por sua vez, entra como parceira e atua na gestão do movimento junto aos órgãos públicos e privados.

O consultor de trânsito da Fetransportes, André Cerqueira, destaca que o objetivo do Movitran é salvar vidas no trânsito e acredita que esse movimento em conjunto com os órgãos, entidades e empresas do setor vai se tornar modelo para todo o Brasil.

“Esse projeto foi elaborado com a participação de 242 pessoas. O Movitran vai nos ajudar a dialogar com muita gente a respeito de medidas de prevenção e segurança do trânsito como um todo. Uma das diretrizes fundamentais do movimento é realizar lições aprendidas com base em estudos de investigação de grandes acidentes de trânsito. A meta é fazer uma imersão, mergulhar profundo dentro de um fato e transformar os resultados em ações de prevenção”, argumentou.

Outro marco relevante que o Movitran tem por premissa é o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões de Trânsito (PNATRANS), conforme Lei Federal de Nº 13.614, que também tem como meta a redução de 50% na taxa de óbitos por acidente de trânsito até 2028. O Espírito Santo tem que alcançar no final de 2028 uma taxa de 10,12 óbitos para cada 100 mil habitantes.

A “cara” do Movitran rapidamente vai ficar conhecida. Basta olhar com atenção para a logomarca. O desenho tem formato de volante com três agentes, que representam órgãos públicos, órgãos privados e cidadãos, fazendo alusão à aliança das diversas pessoas que representam esses atores específicos do trânsito. As cores são azul, verde e amarela, que significam, respectivamente, paz, seguir em frente e atenção.

Como filosofia de trabalho, é composto por sete pilares que irão sustentar as ideias e gerenciar a execução das mesmas. São eles: Gestão, Esforço Legal, Saúde, Segurança Viária, Segurança Veicular, Educação e Resposta de Emergência. Em caráter extraordinário, comitês especiais podem ser formados, como é o caso para questões de transporte de rochas e motociclistas.

Por dentro do Movitran

O que é?
Movimento Capixaba para Salvar Vidas no Trânsito

Logomarca
O desenho tem formato de volante com três agentes, que representam órgãos públicos, órgãos privados e cidadãos.

Cores
São 3: azul (paz), verde (seguir em frente) e amarela (atenção).

Pilares
Gestão, Esforço Legal, Saúde, Segurança Viária, Segurança Veicular, Educação e Resposta de Emergência.

Saiba mais sobre o Movitran clicando aqui!