Missão França: logística integrada e mobilidade sustentável

Conhecer de perto a atuação de grandes players globais do transporte e da mobilidade é um passo estratégico para fortalecer o setor no Brasil. Essa foi a principal lição da agenda dessa terça-feira (2) da Missão Internacional do Transporte – França 2025, que levou representantes brasileiros a visitas técnicas à Geodis e à Keolis, referências mundiais em logística integrada e mobilidade urbana sustentável.

“Abrir as portas para esse tipo de intercâmbio é fundamental. É importante conhecermos as soluções utilizadas em outros países para que, de alguma forma, possamos nos inspirar e, consequentemente, fortalecer o transporte no Brasil”, afirmou o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa.

As experiências mostraram que a troca internacional é estratégica para enfrentar desafios comuns – da digitalização à descarbonização – e para tornar o transporte brasileiro mais competitivo. Para Raphael Boaventura, diretor do Grupo DHL e integrante da Missão, a comparação foi esclarecedora. “A visita foi extremamente produtiva. Pudemos ver como eles estão avançando para expandir negócios e reduzir o lead time no e-commerce. Do ponto de vista da sustentabilidade, isso já faz parte da pauta no Brasil, mas aqui o apoio governamental acelera a transformação. Esse tipo de comparação ajuda a entender onde podemos avançar mais rápido.”

No centro de distribuição da Geodis, com 110 mil m², a delegação conheceu soluções de baixo carbono, como frota elétrica, movida a gás natural, biocombustíveis e bicicletas de carga. A empresa também apresentou o projeto Thor, voltado à otimização de rotas, e seu plano de descarbonização, iniciado em 2017, com a meta de reduzir 30% das emissões até 2030.

Na Keolis, os participantes visitaram a estação Saint-Denis–Pleyel, inaugurada em 2024, considerada a mais moderna da Europa e parte do projeto Grand Paris Express, que reúne metrôs automatizados e centros de controle inteligentes. A empresa também demonstrou o Urbanloop, sistema de cápsulas autônomas sob demanda testado nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Para Mauricio Garroti, diretor do Grupo Comporte, a experiência confirmou a importância da inovação ágil. “Presenciamos, de forma concreta, o que já sabemos. É necessário testar, avaliar com rapidez ou abandonar eventualmente algo se não fizer sentido. Isso traduz que a inovação tem que ser algo rápido, testado, reavaliado e, se não der certo, a gente parte para outra.”
Combinando sustentabilidade, tecnologia e visão de futuro, a Keolis reforçou à missão brasileira como a inovação pode transformar o transporte público e melhorar a qualidade de vida urbana.

Missão Internacional do Transporte – França 2025

A Missão Internacional do Transporte – França 2025 acontece de 28 de agosto a 7 de setembro, em Fontainebleau, em parceria com a Insead, uma das escolas de negócios mais renomadas do mundo. A delegação, formada por 47 participantes – entre empresários, parlamentares e representantes do Sistema Transporte –, tem a oportunidade de viver uma imersão estratégica que combina formação executiva, visitas técnicas, intercâmbio cultural e networking internacional.

Promovida pelo Sistema Transporte, a iniciativa tem como propósito ampliar a visão de futuro do setor, desenvolver competências de liderança e estimular práticas de gestão mais inovadoras e eficientes, conectando os participantes a tendências globais que moldam o transporte e a mobilidade.

Fonte: Agência CNT Transporte Atual