Fetransportes: 2022 marcado por atuação em várias frentes

Ao assumir a presidência da Fetransportes em dezembro de 2021, Renan Chieppe tinha como propósito movimentar ainda mais a entidade e o setor. E foi “dito e feito!” Seu primeiro ano de gestão foi marcado por um trabalho desenvolvido em parceria com a Diretoria, com foco em três frentes de trabalho, e um pouco do resultado deste primeiro ano foi compartilhado em dezembro, na última Reunião de Diretoria de 2022 e Reunião do Conselho Regional do Sest Senat, realizada na sede da Fetransportes, em Vitória. Na pauta, além de alinhar o que foi feito e o que está em andamento, foi possível começar a pensar nos primeiros passos de 2023.

Nesta matéria, ele “passeia” sobre as realizações de 2022 e fala um pouco também sobre o que está por vir.

Sest Senat-ES: “Começamos o ano preocupados com as nossas unidades que, devido à pandemia, estavam apresentando uma performance abaixo do esperado. Contudo, viramos o jogo! As equipes desenvolveram muitas ações de aproximação e a partir do meio do ano as demandas se fortaleceram bastante. Ainda estamos com um fluxo inferior ao de 2019, contudo estamos bem próximos do ponto de equilíbrio. Além dos números de nosso Conselho estarem bem alinhados à média nacional, batemos metas nas áreas de saúde e de qualificação, realizamos o Conexão RH num formato diferenciado, um grande sucesso no ano, reativamos cursos, consolidamos projetos. Posso dizer que a atuação superou as minhas expectativas.”

No meio ambiente…: Não é de hoje que o tema meio ambiente integra a rotina da Fetransportes. Neste sentido, no que diz respeito à atuação do Programa Despoluir-ES, o Espírito Santo manteve a excelência na performance – quanto ao número de empresas parceiras, testes realizados e percentual de aprovação destes. Mas este ano a Fetransportes foi além, participando de novos debates e demandas, como o Plano Estadual de Descarbonização e Neutralização de Gases de Efeito Estufa (GEE), liderado pelo governo do Estado e que vai compor um documento que será entregue à ONU. Renan, o superintendente da federação, Edinaldo Ferraz, o coordenador do Despoluir, João Paulo Lamas, e representantes dos sindicatos do Sistema Fetransportes estão participando de reuniões com o coordenador do projeto na área de transportes, Rodrigo Alvarenga Rosa, discutindo e conhecendo o plano, que norteará as ações do Espírito Santo a partir de 2050.

E nasce um Banco de Dados: Na primeira Reunião de Diretoria de 2022, em fevereiro, algo ficou claro para os dirigentes: para melhorar a representatividade da federação, era necessária a construção de banco de dados que mostrasse o tamanho e a relevância do setor. Ali, então, foi criado um Grupo de Trabalho, do qual participam os presidentes do Transcares, Luiz Alberto Teixeira, do Sinfres, Eduardo Carletti, e do Sindliqes, Joceny Callenzane, além do membro do Comitê Gestor do GVBus, Murilo Lara, e do gestor de TI do Grupo Santa Zita, Fernando Pelicioni, e do Analista de Dados Estatísticos da Fetransportes Tazzio Bocaiuva.

“Com a criação do Grupo de Trabalho, definimos os dados com os quais trabalharíamos, iniciamos a coleta e este trabalho proporcionou um primeiro relatório, que já foi entregue à Diretoria”, comemora.

O presidente reconhece que esta é ainda a primeira camada de dados, mas ela já permite, por exemplo, saber que até dezembro de 2021 o transporte rodoviário empregou mais de 42 mil pessoas, que havia mais de duas mil empresas inscritas neste CNAE e que o setor gera mais de 250 mil de tributos. “Estamos nos capacitando para representar o setor de forma ainda melhor e felizes por isso! Com mais dados poderemos fazer melhor!”

Segurança de trânsito e mobilidade também na agenda

Projetos relacionados à segurança de trânsito e mobilidade também estiveram na agenda da Fetransportes. Na segurança de trânsito, uma mudança de rumo se fez necessária. A princípio, a primeira ação da federação seria a criação de um programa de premiação. Mas, para atender todo o setor de maneira equilibrada, o projeto passou por ajustes.

“Após discutir o assunto com os diretores, concluímos que a premiação não deveria ser a primeira tarefa. O plano inicial, portanto, foi adiado e deu lugar a outro, focado em educação para as empresas. Entendemos que investir primeiro em educação pode favorecer as pequenas empresas, que não conseguem desenvolver programas de prevenção. A ideia, então, é gerar mais inclusão e depois passar a reconhecer a premiar”, explica o presidente.

No tocante à mobilidade, boas notícias! O Sistema Fetransportes teve oportunidade de interagir mais sobre o tema e essa articulação culminou numa importante definição. A partir desta ano, por meio do FEF – Fórum de Entidades e Federações, a Fetransportes passa a participar, junto com a Findes, de um esforço conjunto cujo objetivo é manter uma interlocução formal com governo do Estado acerca de toda infraestrutura capixaba, incluindo a criação de um plano rodoviário federal e estadual.

E a primeira interação já aconteceu. Na quinta-feira, 8 de dezembro, a presidente da Findes, Cris Samorini, recebeu o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, o vice-governador eleito do Estado, Ricardo Ferraço, o presidente do FEF, Nailson Dalla Bernadina, e o presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira, dentre outras lideranças empresariais e políticas. No encontro, Mendes falou sobre o trabalho de modernização da infraestrutura que tem realizado no estado mato-grossense e compartilhou as alternativas encontradas pela gestão para a concessão da BR-163, que foi devolvida em dezembro de 2021 pela empresa responsável pelo contrato. A situação é bem parecida com o caso da BR-101, que passa por processo de devolução da empresa concessionária. As discussões envolvem o poder púbico e o setor produtivo e têm o objetivo de evitar que as obras e os investimentos na rodovia sejam paralisados, comprometendo a segurança viária, a logística e o desenvolvimento do Espírito Santo.

Fonte: Assessoria de Comunicação FETRANSPORTES