Empresas de transporte estão “economizando” o meio ambiente

Estima-se que entre 1º de julho do ano passado e 30 de junho deste ano, cerca de 840 toneladas de material particulado deixaram de ser lançados na atmosfera por empresas dos segmentos de cargas e passageiros

 “Continuamos trabalhando forte para conseguir reduzir, cada vez mais, as emissões veiculares e, consequentemente, contribuir com a melhora na qualidade do ar. E se estamos realizando o 15º Prêmio Fetransportes de Qualidade do Ar é porque contamos com o engajamento e o compromisso dos empresários do setor, que estão investindo cada vez mais em políticas internas em favor de um ar mais puro e de um meio ambiente mais limpo e sustentável”.

As palavras acima são do coordenador do Programa Despoluir-ES, João Paulo Lamas, que está à frente da realização do Prêmio QualiAr 2017, na noite de 11 de agosto, no Sest Senat de Cariacica.

A premiação da próxima sexta-feira é resultado de testes de fumaça preta realizadas entre dia 1º de julho do ano passado e 30 de junho deste ano, em ônibus e caminhões movidos a diesel que são parceiros do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte. Neste período, foram realizadas 23.894 aferições nos veículos e a partir desse resultado, estima-se que cerca de 840 toneladas de material particulado deixaram de ser lançados na atmosfera.

Este ano, 75 empresas serão premiadas. E se por um lado, o número de vencedoras caiu em relação ao ano passado – em 2016 foram 96 –, as campeãs da categoria Ouro estão em número maior – 41 ano passado e 52 este ano. Na categoria Prata, serão 20 (51 em 2016) e na Bronze apenas três (quatro em 2016). Essa “matemática” agradou ao coordenador.

“Os três níveis de premiação, Ouro, Prata e Bronze, estão relacionados ao valor da opacidade dos motores dos veículos avaliados, e os criamos para mostrar que a Fetransportes faz questão de manter a excelência do programa. E se temos menos empresas ganhando Bronze e Prata, e mais ganhando a Ouro, é porque algumas delas estão migrando para a categoria acima. E esse é um resultado que precisamos comemorar. Mostra que setor e empresas continuam caminhando da mesma direção”, ressalta.