“Falar de Parklog é falar de estratégia, integração, competitividade e futuro. Muito se fala, desde sempre, que o Espírito Santo é um ponto estratégico para o transporte e a logística no Brasil. Com localização privilegiada e vocação para o comércio internacional, o Estado precisava de uma solução que unisse modernidade, eficiência e integração, e é justamente nesse contexto que surge o Parklog, um marco para a nossa infraestrutura logística”.
O trecho acima fez parte do pronunciamento do presidente da Fetransportes, Renan Chieppe, no evento de lançamento do Plano Estratégico do Parklog-ES, segunda-feira, 25 de agosto, no Palácio Anchieta. Plataforma logística de padrão internacional, localizada próxima à Região Metropolitana da Grande Vitória, o projeto integra três portos, três aeródromos, a primeira Zona de Processamento de Exportações (ZPE) privada do País, além de ferrovias, rodovias e benefícios fiscais da região de abrangência da Sudene, e tem tudo para elevar o Estado a um novo patamar de competitividade.
Ele já é considerado um dos principais programas estruturantes do Estado e do Brasil, e está desenvolvido em parceria com as prefeituras dos 10 municípios da área de influência do projeto (Aracruz, Colatina, Fundão, Ibiraçu, Jaguaré, João Neiva, Linhares, Marilândia, Serra e Sooretama) e a iniciativa privada. A magnitude do projeto levou muitos convidados ao evento. Estavam lá, além do governador, Renato Casagrande, e do vice-governador, Ricardo Ferraço, outras autoridades, empresários e representantes do FEF – Fórum de Entidades e Federações, composto pelas federações do transporte, indústria, comércio e agricultura, e o movimento empresarial ES em Ação.
Para ressaltar a importância do projeto, Casagrande recorreu ao passado. “Eu conheci um Parklog na Itália e aquilo ficou na minha cabeça. Quando voltei ao governo, em 2019, começamos diversas ações para fortalecer essa região onde estamos fazendo o nosso. Com a chegada de Ricardo Ferraço (vice-governador e então secretário de Estado de Desenvolvimento), em 2023, começamos a fazer esse trabalho de forma mais enfática e hoje chegamos nessa apresentação que estamos fazendo à sociedade de um Parklog bem robusto”, afirmou o governador.
Ferraço destacou a importância do ganho em eficiência logística com a implantação do projeto. “Estamos vivenciando aqui no Espírito Santo o maior investimento em infraestrutura portuária no Brasil e com o Parklog ES ela estará completamente conectada com os outros modais, estimulando as estruturas locais e os potenciais existentes em cada município de abrangência do programa. Os investimentos e a união de esforços e trabalho do poder público e setor privado colocam de pé essa ferramenta estratégica.”
O Plano Estratégico do Parklog define ações prioritárias até 2035, incluindo modernização da infraestrutura, fortalecimento da governança, integração multimodal, formação profissional e estímulo à inovação. Entre os destaques estão a consolidação do Parklog como cluster logístico regional, a expansão da retroárea e o aproveitamento do potencial econômico e industrial do Estado.
Renan Chieppe defende que o Parklog vai mudar a forma como o Espírito Santo é percebido no cenário nacional, sendo mola propulsora para todos os setores de produção, mas considera, ainda, outro fator.
“O lançamento do Parklog é também a expressão de uma forma de governar. Um governo que acredita no diálogo, que valoriza a parceria com o setor produtivo e que entende que grandes avanços só acontecem quando Estado, empresas e sociedade caminham juntos. O projeto mostra que o Espírito Santo está construindo seu futuro de maneira coletiva e nasce como símbolo de uma visão compartilhada: gerar oportunidades, impulsionar a economia e transformar nossa logística em um diferencial competitivo”.
Durante o evento, houve a assinatura da Portaria de Nomeação do Comitê Executivo, o Termo de Compromisso de Cessão de Espaço, do ato de Expansão da Rede de Distribuição de Gás e a nomeação da Comissão do Plano Diretor Municipal de Aracruz.
Fonte: Assessoria de Comunicação Fetransportes
Foto: Hélio Filho/Secom