Após oito meses de muito trabalho, articulação e expectativas, a Modal Expo 2025, primeira feira de logística, transporte e comércio exterior do Espírito Santo, foi aberta nesta terça-feira, 3 de junho, no Pavilhão de Carapina, na Serra. Apesar da abertura oficial ter acontecido à noite, com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, e do vice, Ricardo Ferraço, do deputado federal Da Vitória e do presidente da Fetransportes, Renan Chieppe, dentre várias outras autoridades, presidentes de entidades representativas e empresários, a programação já estava acontecendo desde as 15 horas, com grande movimentação nos stands.
A Modal Expo segue até quinta-feira (5), sempre das 15 às 21h, com mais de 72h de conteúdo na programação, incluindo palestras com cerca de 72 especialistas renomados, visitas técnicas a empresas como Vports e Zurich, e um Encontro de Negócios com 60 empresas fornecedoras e cinco empresas âncoras. Em seu stand, a Fetransportes está proporcionando aos visitantes experiências bacanas! A unidade móvel do Simulador de Direção do Sest Senat ES está à disposição para quem quiser dirigi-lo, na van do Programa de Prevenção de Acidentes estão rolando dinâmicas a equipe do Programa Despoluis está a postos explicando a dinâmica de funcionamento do Programa Ambiental do Transporte.
O conteúdo da feira teve início com a palestra “O Espírito Santo no Tabuleiro Global: Tendências, Oportunidades, Negócios e Desafios para o Comércio Exterior, Transporte e Logística”, sob o comando de Rogério Salume, fundador da Wine e presidente do InvestES. E logo depois dele, entraram em cena os painéis temáticos nos palcos Transportes, Comex e Abastecimento.
No Palco Transportes, os presidentes da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, da Fetransportes, Renan Chieppe, e do Transcares, Luiz Alberto Teixeira, debateram o Futuro do Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil”. Teixeira foi o mediador, Rebuzzi e Chieppe os painelistas, e eles passearam sobre os temas considerados “dores”, desafios e oportunidades do TRC – reforma tributária, políticas públicas, infraestrutura, tendências de mercado e inovação, transição energética e déficit de mão de obra.
No final da discussão, muito elogiada pelo público, a certeza de que os desafios são muitos, mas que o transportador não vai entregar os pontos.
“Discutimos o futuro do TRC e passeamos sobre as várias dores do segmento. Temos que ser realistas, mas também precisamos ser otimistas. Temos que superar a realidade e eu acredito que em conjunto, reunindo lideranças, formando novas lideranças, vamos encontrar um caminho para vencer os problemas que temos pela frente. O transporte é essencial, é estratégico e vamos achar solução”, garantiu o presidente da NTC.
Presidente da Fetransportes e do Conselho do Sest Senat-ES, Renan Chieppe endossou as palavras de Rebuzzi e completou dando luz ao orgulho de ser transportador. “Precisamos ter esperança, não desistir e, acima de tudo, ter orgulho do setor que representamos e do que fazemos”.
Abertura e premiação
Para marcar a primeira edição da Modal Expo e reconhecer empresas que fazem a diferença nas operações dos setores de comércio exterior, transportes e atacadista distribuidor, foi entregue durante a solenidade o prêmio “Empresas Destaque” para nove empresas capixabas. Foram reconhecidas três de cada segmento, sendo premiados o Grupo Continental, a Transcherrer e a VIX no setor de transportes; a Comexport, a Sertrading e a Columbia Trading no setor de comércio exterior; e a Unimarka, W2W e a MG Vidros Automotivos no setor atacadista distribuidor.
Presidente do Transcares, um dos sindicatos realizados da feira, Teixeira celebrou a concretização de um sonho antigo do setor de transportes durante sua saudação ao público. “A Modal já nasce grande. Afinal, une em um mesmo ambiente, em um mesmo propósito, três segmentos com papel fundamental na missão de fazer a economia capixaba girar”, destacou em seu pronunciamento, na abertura.
Renan Chieppe, também convidado para a solenidade de abertura, destacou o momento diferenciado do Espírito Santo, o Parklog, projeto do governo do Estado que tende a fortalecer ainda mais a vocação logística capixaba, e os bons números do setor como indicadores que a Modal não poderia estar acontecendo em melhor momento.
“O Estado vive uma época de grandes oportunidades e o transporte também! Fechamos 2024 com uma arrecadação de ICMS superior a R$ 823 milhões e o crescimento do setor em 2024 foi de 9,8% em comparação com 2023. Estes são números que fortalecem o setor, o Espírito Santo e as tratativas para posicioná-lo como hub logístico. E assim como a Fetransportes está preparada para apoiar institucionalmente o Estado nessa jornada, o Sest Senat está preparado para apoiar os profissionais no tocante à qualificação e programas voltados à saúde e bem-estar”.
Em seu discurso, Renato Casagrande falou sobre o potencial do Espírito Santo. “O Estado se consolidou como uma porta de entrada dos produtos do mundo e uma porta de saída para os produtos do Brasil. Além de sermos privilegiados por nossa localização estratégica no centro do país. Com os ótimos portos, com a primeira ZPE privada do Brasil, com a expansão dos aeroportos regionais e com um estado organizado, com boa gestão, com bons índices de segurança, seguimos atraindo novos empreendimentos e cada vez mais negócios”.
Seminário Itinerante vai acontecer aqui!
Na manhã desta quinta, 5, vai ser realizado o Seminário Itinerante da NTC&Logística, iniciativa da Fetransportes, Transcares e núcleo da Comjovem-ES para capacitar empresários e executivos do transporte de cargas e logística. A programação completa está disponível no site: https://modalexpo.com.br/programacao/
Sobre a Modal
Realizada pelas organizadoras Milanez & Milaneze, Modal Expo 2025 tem a promoção de Transcares, Sindiex e Sincades e conta com os apoios de: Patrocinador Master: Cesan; Patrocinador Diamante: Banestes; Patrocinador Ouro: Portocel; Patrocinadores Prata: Sicoob ES, Sesc ES, Senac ES, Caixa e Governo Federal; Patrocinadores Bronze: ES Gás|Grupo Energisa; Banco do Nordeste e Governo Federal; Patrocínio: Confea Crea ES Mútua; Parceiros: Centrorochas e Sindliqes; apoio institucional da Fecomércio CNC SESC SENAC, Fetransportes CNT SEST SENAT, Findes, Sebrae ES, Aderes e Governo do Estado do Espírito Santo.
A lista completa de expositores está disponível no site da Modal Expo 2025. O evento é gratuito e tem acesso exclusivo para profissionais do setor, com credenciamento disponível no site: https://bit.ly/credenciamento_modal
Fonte: Assessoria de Comunicação FETRANSPORTES