Nova diretoria do Líderes do Amanhã toma posse

Gilvan Badke assumiu a presidência da entidade em coquetel realizado no Sheraton Hotel

Com um prestigiado coquetel, a nova diretoria para gestão 2015/2016 do Instituto Líderes do Amanhã tomou posse na noite de segunda-feira, 30 de março. Além de Gilvan Badke, que assumiu como presidente da entidade, compõem a equipe Fernando Antônio Kulnig Cinelli (diretor de Formação), Gabriel Feitosa (diretor de Comunicação), Franklin Fuzari (diretor Financeiro) e Luana Romero (diretora Institucional). A cerimônia aconteceu no hotel Sheraton e contou com a presença de associados, empresários, representantes do Instituto de Estudos Empresariais (IEE) de Porto Alegre, e também do prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Em seu discurso, José Carlos Buffon Junior, que assumiu a presidência de outubro de 2014 a fevereiro deste ano, reforçou o objetivo da instituição. “Nosso foco é a formação dos associados em três grandes esferas – social, econômica e política-, baseadas em valores como ordem, progresso, economia de mercado, liberdade de expressão, justiça entre outros. Essa formação visa à construção de uma sociedade mais justa que goze de liberdade dos planos políticos, econômico, social e intelectual”, disse.

A palavra foi passada para o Subsecretário de Estado de Logística de Transporte, Orlando Bolsanelo Caliman, que foi presidente do Instituto de março a setembro de 2014. “A nova diretoria compõe uma equipe multidisciplinar e extremamente profissional. Cabe agora ao novo time aproveitar os avanços e continuar focando na essência do Instituto, a formação de jovens lideranças empresariais sem vaidade ou individualismo, mas com espírito de equipe e com base nos valores do Líderes do Amanhã”, ressaltou.

Em seu discurso, o presidente Gilvan Badke citou as crises econômica e política vividas no País este ano. “Surgem desafios quase que diariamente. Por isso, temos que buscar soluções, fomentar o desenvolvimento do capital humano e empreender esforços para assumir um desafio que é cultural”, disse.

Homenagem

Para agradecer o esforço desprendido às atividades do Instituto, a atual diretoria entregou placas de homenagens aos membros da equipe que assumiram a gestão anterior. Foram homenageados os associados Renato Menezes, Luciano Gollner, Paula Rodrigues, José Carlos Buffon Junior e Orlando Bolsanelo Caliman.

Por investirem e acreditarem na contribuição que o Líderes do Amanhã pode prestar ao Espírito Santo, as mantenedoras da entidade também receberam placas de homenagem. Representando as empresas, estiveram presentes o gerente-geral de Recursos Humanos da Arcelor Mittal, José Augusto dos Santos Servino, o consultor de Relações Institucionais da Vale, Luiz Soresini, o diretor-geral da Rede Gazeta, Café Lindenberg, o diretor-presidente da Fucape, Aridelmo Teixeira e o diretor de Relações Corporativas do Grupo Águia Branca, Luiz Wagner Chieppe.

Liderança

Após a solenidade de posse, o economista Claudio Porto ministrou palestra sobre liderança, que segundo ele é a capacidade de inspirar e colocar os outros em ação. “A confiança é sustentada pela coerência entre o discurso e a ação do líder. A base da consistência são valores essenciais como crenças e comportamentos, assumidos e mantidos mesmo se o mercado, os clientes, eleitores ou a mídia o penalizem por mantê-los”, explicou.

De acordo com Porto, o líder carrega atributos importantes como capacidade de inspirar confiança e de convencer, credibilidade, legitimidade, conduta exemplar, senso de antecipação e de iniciativa, além da capacidade de comunicação e de correr riscos. “Todo líder tem uma certa capacidade de comando, mas nem todos os que comandam são líderes. Liderança não é a mesma coisa que chefia”, disse.

O especialista encerrou sua palestra falando um pouco sobre a liderança no século 21, em que valoriza-se cada vez menos a posição formal, como presidente, diretor e gerente, e os símbolos associados, entre eles seguranças particulares, secretárias, carros e elevador privativo. “Hoje em dia, a liderança socialmente aceita como mais legítima é um mix de liderança carismática e racional. O líder deve parecer e se comportar como os demais membros do seu grupo”, finalizou.

Ao final, Claudio Porto foi homenageado pela Alphamar Investimentos com um quadro que retrata a panela de barro, um dos maiores símbolos culturais do Estado. A obra faz parte da coleção denominada “Capixaba”, projeto da Casa Duett dos designers Gustavo Braga e Emily Menezes.} else {