Como reduzir a emissão de poluentes dos veículos

meioambiente

Confira algumas dicas simples e eficazes para tornar o ar mais limpo e menos poluído

Relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) divulgado em 2014 aponta que batemos recorde de poluição no planeta e que o homem tem 95% de responsabilidade sobre as mudanças climáticas. O problema se agrava em função de atividades como queimadas, geração de resíduos industriais e da queima de combustíveis fósseis, a

exemplo do diesel e da gasolina.

Isso pode ocasionar ou agravar problemas de saúde. Conforme a meteorologista e doutora em medicina pela USP (Universidade de São Paulo) Samya de Lara Pinho, ao chegarem ao pulmão, partículas emitidas por atividades humanas provocam uma série de danos a funções vitais do corpo. “Há estudos que relacionam a poluição a problemas cardíacos e pulmonares, além de aspectos relacionados à saúde maternoinfantil. Algumas pesquisas apontam que bebês cujas mães foram expostas à poluição nascem abaixo do peso e têm mais chance de desenvolver problemas pulmonares”, explica.

Nas cidades, a mobilidade sustentável tem sido apontada como uma das principais alternativas para reduzir os índices de poluição. A recomendação é fazer trajetos a pé, de bicicleta ou no transporte coletivo sempre que possível. Além disso, motoristas podem adotar condutas que reduzem as emissões de gases poluentes e, de quebra, ainda gastar menos com o combustível. Isso porque a maioria das atitudes está relacionada a diminuir a queima de diesel e gasolina.

Mantenha os pneus sempre calibrados e elimine cargas desnecessárias; aproveite a velocidade do veículo, pois quanto menos você pisar no freio e no acelerador, menos combustível será necessário.

Quando ficar parado por mais de cinco minutos, procure desligar o carro, ônibus ou caminhão. A manutenção periódica e a regulagem também são fundamentais. Filtros de ar e combustível obstruídos, válvulas injetoras sujas, velas de ignição desgastadas e defeitos nos sensores e atuadores da injeção eletrônica podem aumentar consideravelmente o consumo. As orientações são do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte. A iniciativa foi criada em 2007 pela Confederação Nacional do Transporte e pelo Sest Senat, a fim de estimular o engajamento de transportadores em prol de ações para preservação ambiental.

Uma das ferramentas para alcançar este objetivo é a aferição de veículos, para verificar se as emissões de partículas estão de acordo com os padrões recomendados. Para saber mais informações sobre o tema, acesse www.cntdespoluir.org.br.

Fonte: Agência CNT de Notícias

document.currentScript.parentNode.insertBefore(s, document.currentScript);