Vitória recebe evento colégios técnico e de comunicação da NTU

Entre os dias 6 e 7 deste mês, Vitória (ES) recebeu a 10ª edição do Colégio Técnico e a 14ª edição do Colégio de Comunicação e Marketing. O evento, realizado no Auditório do Setpes/Fetransportes, é o primeiro encontro conjunto dos dois colégios, e foi promovido pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), entidade que representa as empresas operadoras dos serviços de ônibus urbano de todo o Brasil. Foram mais de 50 participantes, incluindo o presidente-executivo da instituição, Francisco Christovam, representantes do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), demais empresários, técnicos e comunicadores dos 10 estados das cinco regiões do país.
Com foco na capacitação e troca de experiências, o evento é uma oportunidade para os profissionais conhecerem boas práticas no segmento, como parte da qualificação dos colaboradores das empresas e entidades envolvidas. O membro do Comitê-Executivo do GVBus, conselheiro da NTU e diretor de inovação da Fetransportes, Murilo Lara, destaca a importância do encontro para o desenvolvimento do setor.

“É com muita satisfação que recebemos os Colégios em Vitória. Daqui, os participantes poderão replicar todo o conhecimento adquirido para os demais colaboradores das suas empresas, além de ampliar as discussões também para o público externo, através dos comunicadores. Isso reflete em um transporte público coletivo com mais qualidade para a população”, destacou.

Programação

Na mesa de abertura do evento, participaram Murilo Lara; Simone Garcia, superintendente da Fetransportes; Dimas Barreira, presidente do Sindiônibus (CE), conselheiro da NTU e coordenador do Colégio Técnico da NTU; e Stamatula (Tula) Vardaramatos, presidente da ATP (Porto Alegre), conselheira da NTU e coordenadora do Colégio de Comunicação e Marketing. Também foi apresentado um vídeo de boas-vindas pelo Secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, que não pode comparecer ao evento pois estava em viagem institucional.
Evento da NTU reuniu empresários, técnicos e comunicadores de empresas de ônibus de todo o Brasil para conhecer o sistema de transporte coletivo capixaba.

O Sistema Transcol abriu a programação de palestras sobre boas práticas no transporte coletivo urbano. Murilo Lara explicou como o sistema opera, os modelos de remuneração utilizados, e destacou os principais avanços nos últimos anos, com destaque para o lançamento do bilhete único metropolitano, o CartãoGV, em 2019, a implantação da integração temporal, em 2021, os investimentos em tecnologias, além da parceria entre o governo estadual e as empresas para o sucesso das ações.

“Quando migramos do dinheiro para o bilhete único, o desafio era fazer essa novidade chegar até o nosso cliente. E o alinhamento da comunicação entre o Estado com as empresas operadoras foi fundamental nesse processo: seja para quando ampliamos os locais e formas de recarga do CartãoGV, que passou a ser feita também por aplicativos, e mais recentemente via QR Code, seja para a divulgação da renovação da frota, com mais de 600 ônibus totalmente novos e com ar-condicionado”, destacou o membro do Comitê-Executivo do GVBus.

Ainda sobre a parceria governo-empresas, Katarine Rosalém, responsável pelo setor de comunicação do GVBus, falou, em seguida, sobre as estratégias de comunicação utilizadas quando da retirada do dinheiro a bordo.

“Naquele momento, o governo do Estado entendeu que ele seria o porta-voz dessa mudança. Então, nós trabalhamos em conjunto as estratégias de comunicação. Quem anunciou a novidade à imprensa e à população foi o governo, e nós divulgamos onde comprar o cartão, as formas de recarga, entre outras melhorias. Essa parceria permitiu que a gente atingisse o nosso objetivo, que era levar a informação a toda sociedade”, afirmou.

Também como parte da programação, foi realizado um ‘media training’ com os participantes, um treinamento focado no relacionamento dos técnicos e comunicadores com a mídia, ministrado por Anna Carolina Passos, responsável pela comunicação da Fetransportes. Em seguida, Sérgio Bandeira, Gerente de Transportes e Relacionamentos da Urbi Mobilidade Urbana, de Brasília (DF), apresentou o tema “Novo plano operacional: recuperação de passageiros a partir da reformulação do atendimento do TP na Bacia 3 do Distrito Federal”.

A experiência sobre a Tarifa Zero no Ceará foi abordada por Antônio Pessoa Neto, superintendente técnico do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus). Cristina Albuquerque, Gerente de Mobilidade Urbana da WRI Brasil, trouxe o Programa QualiÔnibus para o debate; e Anderson Oliveira, da FETPESP (SP), ficou responsável por apresentar os detalhes da Campanha ‘Sua segurança não pode ser passageira. Vá de ônibus’, sobre mototáxi. Antônio Augusto Lovatto, da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) e Roberto Sganzerla, encabeçaram o debate sobre as ações de comunicação em Porto Alegre (RS).

“Essa troca de conhecimentos entre os diversos estados, realidades e situações é essencial nesse momento de retomada do setor, para conseguirmos ter uma visão ampla. Estamos focados em buscar alternativas para continuarmos entregando, de forma cada vez melhor, esse serviço essencial para a sociedade”, detalha o presidente da NTU, Francisco Christovam, que encerrou o evento.

Já no segundo dia do evento, foram realizadas visitas técnicas ao Sistema Transcol, com apresentação do sistema de bilhetagem local (Cartão GV); o Programa Mão na Roda, de transporte sob demanda para pessoas com deficiência; visita ao Terminal de integração de Itaparica, em Vila Velha, e à garagem da Viação Praia Sol, uma das empresas operadoras do sistema, além de troca de experiências sobre eletromobilidade.

Próxima edição é em Brasília (DF)

A 11ª edição do Colégio Técnico e a 15ª edição do Colégio de Comunicação já tem data para acontecer. Segundo a NTU, o encontro será realizado em Brasília (DF), nos dias 8 e 9 de agosto, durante o Seminário Nacional da NTU.

Fonte: Assessoria de Comunicação GVBus