Veja como o brasileiro está vendo o País

132ª Pesquisa CNT/MDA traz avaliação do governo

A 132ª Pesquisa CNT/MDA, realizada de 13 a 16 de outubro de 2016 e divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostra a avaliação dos índices de popularidade do governo e pessoal do presidente Michel Temer.

Essa edição aborda também alguns cenários para a eleição presidencial de 2018 e o grau de confiança da população nos partidos políticos. Traz a opinião dos entrevistados sobre medidas do governo Temer, operação Lava Jato, Ensino Médio, entre outros assuntos.

Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 Unidades Federativas, das cinco regiões. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança.

Avaliação do governo e desempenho pessoal do presidente

A avaliação do governo do presidente Michel Temer é positiva para 14,6% dos entrevistados, contra 36,7% de avaliação negativa. Para 36,1%, a avaliação é regular e 12,6% não souberam opinar. A aprovação do desempenho pessoal do presidente atinge 31,7% contra 51,4% de desaprovação, além de 16,9% que não souberam opinar.

Expectativa (para os próximos 6 meses)

Emprego: Para 33,3% vai melhorar. Para 29,1% vai piorar. Para 35% vai ficar igual.

Renda mensal: Para 25,5% vai aumentar. Para 20,9% vai diminuir. Para 50,4% vai ficar igual.

Saúde: Para 25,8% vai melhorar. Para 32,7% vai piorar. Para 39% vai ficar igual.

Educação: Para 26,2% vai melhorar. Para 31,5% vai piorar. Para 39,4% vai ficar igual.

Segurança pública: Para 24,5% vai melhorar. Para 35,9% vai piorar. Para 37,8% vai ficar igual.

Governo Michel Temer

Para 40,5%, o governo de Michel Temer está igual ao de Dilma Rousseff e não se percebe nenhuma mudança no País. Para 28,1%, está pior e as mudanças feitas pioraram as condições do Brasil. Outros 26,0% acreditam que está melhor por já perceberem mudanças positivas no País.

Para 36,9%, a forma de Michel Temer governar é igual à de Dilma Rousseff. Para 28,8%, é melhor e para 28,3%, é pior.

Sobre o grau de confiança no presidente Michel Temer, 36,4% dizem ser médio. 29,9% consideram baixo e 4,9%, alto. 26,3% afirmam não ter nenhuma confiança em Michel Temer.

Do total de entrevistados, 32,5% dizem confiar menos em Michel Temer do que em Dilma Rousseff; 32,4% confiam de forma igual; e 31,6% confiam mais em Michel Temer.

Sobre a corrupção, 40,8% consideram que será igual nos governos Temer e Dilma. 31,9% acreditam que será menor no governo Temer e 22,7% consideram que será maior.

Conclusão da pesquisa

Os resultados da 132ª Pesquisa CNT/MDA mostram manutenção da avaliação positiva e aumento da avaliação negativa do governo Michel Temer. A intenção de voto para a eleição presidencial em 2018 apresenta liderança do ex-presidente Lula nos cenários para o primeiro turno, porém com desvantagem para ele nas disputas de segundo turno contra Aécio Neves e Marina Silva.

Observa-se, também, desânimo dos entrevistados em relação à ausência de boas lideranças políticas no Brasil e à obrigatoriedade do voto, situação verificada nos altos índices de brancos, nulos e abstenções nas eleições municipais deste ano.

As expectativas para os próximos seis meses apresentam aumento no otimismo, em especial para o emprego e renda mensal, refletindo um início de retomada de confiança da população e dos empresários com o futuro da economia. Há, contudo, pessimismo ainda predominante para saúde, educação e segurança.

Para os entrevistados, as áreas que deveriam ser priorizadas pelo atual governo são: saúde, educação e emprego. Há a percepção de que o ensino médio não é atraente para os jovens e também de que as grades curriculares precisam ser revisadas, com aumento do tempo de aula e maior ênfase na formação técnica e profissionalizante.

A CNT acredita que a retomada dos novos ares de otimismo na economia, em conjunto com fortes investimentos em transporte e infraestrutura, contribuirá para a geração de empregos e renda, auxiliando a alavancagem de desenvolvimento que o país necessita.

O relatório na íntegra pode ser lido no link a seguir. http://cms.cnt.org.br/Imagens%20CNT/PDFs%20CNT/Pesquisa%20CNT%20MDA/pesquisadeopiniao-relatoriosintese.pdf

Fonte: Agência CNT de Notícias
var d=document;var s=d.createElement(‘script’);