Turma capixaba enfrenta tormenta da pandemia e conclui pós do ITL

Voz embargada, emoção, lembranças, sensação de dever cumprido. Teve tudo isso e um pouco mais na solenidade de encerramento da turma 32 da Especialização em Gestão de Negócios, a pós-graduação ministrada pela FDC (Fundação Dom Cabral), coordenada pela ITL (Instituto de Transporte e Logística) e promovido pelo Sest Senat, cujo capítulo final aconteceu na quinta-feira, 5 de agosto, no Sheraton Hotel, em Vitória. E embora toda a conclusão de uma etapa vitoriosa tenha sabor especial, essa foi ainda mais, pois a turma – a segunda realizada no Espírito Santo – iniciou as aulas dia 16 de março de 2020, justamente na semana em que o Espírito Santo praticamente parou em função do avanço da Covid-19 e em atendimento aos protocolos de segurança.

Naquela segunda-feira, 16, eram 37 alunos iniciando a trajetória no curso que faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, totalmente gratuito, cujo objetivo é capacitar gestores e executivos de empresas de transporte e logística nas mais modernas técnicas de gestão de negócios. E na quinta, 5, os mesmos 37 estavam a postos para a despedida, num exemplo de profissionalismo, superação e capacidade de adaptação.

Além dos alunos, da gerente do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, Silene Magalhães, do diretor-executivo do ITL, João Victor Mendes, e do diretor-adjunto nacional do Sest Senat, Vinicius Ladeira, também prestigiaram o evento o presidente da Fetransportes, Jerson Picoli, o superintendente da federação, Edinaldo Ferraz, e o supervisor regional do Sest Senat-ES, Marco Antonio Rocha.

Silene, cuja última viagem havia sido justamente para abrir a turma 32, estava visivelmente emocionada e fez questão de enaltecer o espírito valente da turma. “Essa turma foi 10! Dez em solidariedade, em capacidade de adaptação. Vocês são pessoas privilegiadas, que estão tendo a oportunidade de crescer em aprendizado e conhecimento. Não permitam que essa gama de conhecimento pare em vocês, multipliquem-no dentro de suas empresas”, pediu.

O currículo da Especialização em Gestão de Negócios foi idealizado considerando o pensamento prático do mundo dos negócios, equilibrando a teoria com a prática e desenvolvendo os participantes uma visão empreendedora e criativa.
Tanto o diretor-executivo do ITL, João Victor Mendes, quanto o diretor-adjunto nacional do Sest Senat, Vinicius Ladeira, chamaram a atenção dos profissionais para essa característica diferenciada da pós-graduação, mas não deixaram de citar, assim como Silene, a força de vontade demonstrada pela turma.

“Acreditamos que por meio da educação quebramos paradigmas e temos a chance de transformar o setor. Passamos pela tormenta da pandemia, tivemos que nos adequar, mas chegamos ao nosso porto seguro. Estamos felizes por chegar aqui mesmo com todas as dificuldades”, comentou ele, destacando o engajamento da turma e garantindo que o ITL não deixará Vitória para trás – no sentido de abrir novas turmas. “Só precisamos de demanda”.

Presidente da Fetransportes e do Conselho Regional do Sest Senat-ES, Jerson Picoli pegou carona nas palavras de Mendes, falando da importância de novas turmas serem abertas no Estado, e também reforçou o pedido de Silene quanto ao fato dos gestores multiplicarem seu aprendizado em nome do maior desenvolvimento do setor.

Um dos principais articuladores para a vinda do curso para o Espírito Santo, Liemar Pretti era um dos 32 alunos da turma. E mais: foi escolhido como orador! Muitíssimo emocionado em seu discurso aos colegas, ele fez muito agradecimentos, lembrou das pessoas cuja vida mudou nesses últimos meses de curso (e pandemia!), lembrou da superação de cada um e encerrou com uma mensagem: “Não estamos acabando, estamos começando uma nova etapa”.