Transporte de rochas: força-tarefa continua

Reuniões no Detran e Ministério Público marcaram semana

As discussões acerca do transporte de rochas ornamentais continuam firmes e fortes no Estado. Nesta quarta-feira, 21 de março, dirigentes e autoridades que estão envolvidos no Grupo de Trabalho criado pelo Ministério Público Estadual para analisar as condições do segmento, tendo em vista os graves acidentes ocorridos em solo capixaba no último ano, tiveram dois compromissos. Na parte da manhã, participaram de uma reunião no Detran e à tarde se reuniram no Ministério Público. Ambas as reuniões contaram com a presença do setor de transportes, por meio dos superintendentes da Fetransportes e Transcares, Edinaldo Ferraz e Mario Natali, respectivamente, e do assessor jurídico da federação e do sindicato, Marcos Alexandre Alves Dias.

A primeira reunião do dia, com o diretor-geral do Detran, Romeu Scheibe Neto, teve como objetivo envolver e alinhar as demandas dos representantes do segmento  de rochas para fomentar o Programa de Monitoramento logístico no Estado. Além dos dirigentes da Fetransportes e do Transcares, participaram do encontro os representantes da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), instituição de apoio à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Laboratório de Transportes da UFSC (Labtrans).

Em pauta, estava a apuração das primeiras informações que servirão de base para o desenvolvimento dos estudos e pesquisas aplicadas sobre acidentes de trânsito e suas causas no Espírito Santo, com vistas à implantação do Programa Voluntário de Monitoramento Logístico de Rochas Ornamentais e do Observatório de Registro de Informações.

Na opinião de Natali, esse programa é algo histórico, em que se pode ver o Estado se unindo ao segmento de rochas para formatar um projeto cuja prioridade é a vida. “O programa vai permitir que tenhamos um setor de rochas seguro, da mineração à entrega ao destinatário final, passando, claro, pelo transporte da carga”, ressaltou. E  Ednaldo Ferraz completou. “Estamos em vias de encontrar a solução para um grave problema de todo o setor de transportes. Nunca a segurança viária esteve tanto em evidência e nós, como representantes desta atividade, precisamos fazer nossa parte”, considerou.

Na opinião do presidente do Sindirochas, Tales Machado, o programa vai ajudar a aumentar a competitividade no setor. “Vai haver um estímulo na regularização no setor de rochas ornamentais. Hoje, apenas 27% do transporte dessa carga é feito por veículos regulares. O arrocho nas exigências à regulamentação e fiscalização, vai incentivar que as empresas se adequem e contratem apenas transportadores regulamentados”.

Rede de informação

Na parte da tarde, grande parte do grupo que estava no Detran se encontrou na sede do Ministério Público para uma reunião do próprio GT. Além de Mario Natali e Ednaldo Ferraz, estavam lá representantes do Ministério Público, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar, secretarias de Estado de Segurança, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Centrorochas, Sindirochas, Detran, DER e da universidade de Santa Catarina.

 

O encontro foi realizado para mostrar a todos os parceiros que o projeto do Programa de Monitoramento logístico no Estado está devidamente contratado e pedindo o apoio de todos os segmentos no sentido de criar uma rede de informação compartilhada que possa ajudar nas soluções para os problemas que envolvem o transporte de rochas ornamentais.

Fonte: Assessoria de Comunicação Detran e Transcares