Obras de infraestrutura estão entre os principais investimentos previstos para o Espírito Santo até 2027. E embora os modais rodoviário e ferroviário estejam incluídos no pacote, é o portuário que sai na frente com alguns grandes projetos em andamento: a ampliação do Portocel, em Aracruz, além da construção da primeira fase do Porto Central, em Presidente Kennedy, e do Imetame Logística Porto, em Barra do Riacho, também em Aracruz. Os empresários do transporte rodoviário de cargas e logística se mantêm atentos à movimentação de tais empreendimentos e às possibilidades que tendem a ser geradas. E foi pensando nisso que uma comitiva do Transcares colocou o pé na estrada rumo à Barra do Riacho, na sexta-feira, 23 de agosto, para ver de perto a planta portuária do Imetame Logística Porto e conhecer mais a fundo o layout e o funcionamento da ZPE – Zona de Processamento de Exportação.
O presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira, encabeçava o grupo, que contou, ainda, com o superintendente, Mário Natali, o gerente, Gustavo De Muner, os diretores Fernando De Marchi, Sidnei Bof, Marco Zon, Leandro Teixeira e Wesley Loose, o vice-coordenador da Comjovem-ES, Alexandre Dezin, os transportadores associados Alexandre Ceto, Paulo Costa e Lucas Teixeira, além dos assessores jurídicos, Alessandra Lamberti e Marcos Alexandre Alves Dias, e a assessora de comunicação Anna Carolina Passos. Lá, o grupo foi recebido pelo Diretor Operacional, Anderson Carvalho, e pelo assessor Marcelo Robers, e depois de uma apresentação sobre o Grupo Imetame, o porto e a ZPE, puderam ver de perto as obras em andamento.
Embora não haja, ainda, uma data exata para início da operação, Carvalho fala da expectativa de inauguração em 2026. O investimento está na fase final de obras da primeira fase operacional.
“O Imetame Logística Porto contará com quatro terminais para operações com contêineres, cargas geral, granéis sólidos e granéis líquidos. Outro importante ativo em desenvolvimento é a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que terá grande sinergia com o porto para atração de indústrias e serviços voltados à exportação”, destacou Carvalho, completando em seguida.
“A construção do complexo portuário será feita em fases, por módulos, e neste momento estamos trabalhando em quatro frentes: construção do quebra-mar Leste, a dragagem, a construção do cais de contêiner e a terraplanagem”.
Diferenciais
Infraestrutura já existente e posição geográfica somadas à integração logística com outros modais e à profundidade do Porto da Imetame, credencia a região para receber os gigantes New post Panamax, afirma Anderson Carvalho, além de colocar novamente o Espírito Santo nas rotas internacionais e atender as demandas do mercado nacional.
“Temos todas as condições de formar aqui uma estrutura portuária para o Brasil. Contudo, Imetame Porto Logística não será concorrente de ninguém, seremos agregadores, integradores. Vamos somar à infraestrutura portuária nacional!”
O grupo do Transcares presente à visita voltou cheio de expectativas positivas. “Imetame vai gerar muitas e novas possibilidades para o segmento. Ela carrega todas as condições logísticas favoráveis para um porto multimodal e essa conectividade certamente vai gerar novas operações e mais negócios para o TRC”, aposta o presidente Teixeira.
Fonte: Assessoria de Comunicação Transcares