Transcares: nova diretoria toma posse e presidente promete continuidade

Um novo capítulo da história do Transcares está prestes a começar a ser contada. Dois anos depois do último evento presencial do sindicato, na noite desta quinta-feira, 18 de novembro, a diretoria do Triênio 2022-2044 tomou posse numa festa pensada e realizada para empresários, parceiros e autoridades, no Clube dos Oficiais, em Vitória. A partir de 1º de janeiro de 2022, encerra-se oficialmente a gestão de Marcos Furtunato, sócio-administrador da MMA Cargas Expressas, e terá início a jornada do curitibano Luiz Alberto Teixeira, da LBT Transportes. E este já adiantou que vai focar a apostar na continuidade.

Teixeira e Furtunato estiveram juntos nos últimos seis anos. Além de diretor-financeiro de Furtunato, Teixeira havia sido Diretor Regional Norte I durante a gestão de Liemar Pretti, da qual Marcos Furtunato participava como Diretor Operacional de Carga Fracionada. Aproveitou a proximidade e a atuação ativa na diretoria para se aproximar de demais setores e se familiarizar com o funcionamento de toda a entidade. E assim tornou-se o nome forte para a sucessão.

O evento desta quinta-feira reuniu membros da diretoria e dirigentes do setor, autoridades, parceiros e representantes de mantenedores do sindicato. Estavam lá o atual presidente da Fetransportes, Jerson Picoli, e o presidente eleito (a eleição ocorrera na própria quinta), Renan Chieppe, o presidente da Fecomércio, José Lino Sepulcri, o superintendente do Sincades, Cézar Pinto, o presidente da AEC (Associação Empresarial de Cariacica), Alexandra Schubert, o superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Amarílio Boni, os coronéis Ronaldo Mutz e Alexandre Cerqueira, respectivamente subcomandante-geral da Polícia Militar do ES e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Fabrício Betto, delegado da Alfândega, Wilson Richard Júnior e Rodrigo Santana, diretores de duas empresas mantenedoras do Transcares, a Comprocard e a Service Logic.

Quem também prestigiou o evento foi a família de Pedro Paulo Fatorelli Carneiro. O empresário, fundador da Multilift Logística, faleceu este ano e foi escolhido pela diretoria para receber a Medalha de Honra ao Mérito Ayval da Luz. A mulher, Mara de Melo Franco Carneiro, o filho, Rafael Fatorelli, e a nora, Patrícia Ferreira Fatorelli, marcaram presença no Clube dos Oficiais.

Em seu último discurso como presidente do Transcares, Marcos Furtunato dirigiu-se aos convidados tendo um sentimento como base de suas palavras: o de agradecimento. Agradeceu à sua diretoria, à equipe, que enfrentou com ele os desafios da pandemia, e aos associados e mantenedores, que também se mantiverem firmes e fortes, ao presidente da Fetransportes, à sua família.

“Saio desta experiência melhor e mais bem preparado do que entrei. E se cheguei até aqui foi porque tive o apoio total e irrestrito de todos”, disse, antes de mandar o recado para o sucessor. “Teixeira, muito obrigado por acreditar no associativismo, no Transcares, na nossa história, em nosso projeto de futuro. O Transcares não poderia estar em melhores mãos!”

Formado em Administração e Comércio Exterior, tendo o relacionamento como uma de suas principais marcas e empresário já “mordido pelo associativismo”, Luiz Alberto Teixeira deu mostras do que pretende fazer e de como pretende trabalhar em suas primeiras palavras como presidente. Falou um pouco de sua trajetória no setor e no sindicato, agradeceu, traçou metas e compromissos.

“Hoje é um dia feliz! Feliz por estarmos neste evento, feliz pela presença da minha família, amigos do transporte, amigos do Transcares. Feliz, sobretudo, pela nova jornada que se inicia, como presidente deste sindicato. Uma grande honra! Há muitos anos, o Motta, nosso gerente geral, figura ímpar no funcionamento da entidade, me falou: ‘Você ainda vai ser presidente do Transcares’. E veja só, meu amigo, aqui estou! Quero agradecer todos os membros das Diretorias anteriores por terem confiado essa etapa de nossa história a mim! E deixo aqui meu compromisso de levar adiante o trabalho iniciado há mais de 42 anos e que foi impactado por uma pandemia que mudou nossas vidas. Não bastasse a Covid-19, já vínhamos experimentando uma economia mundial oscilante, que também mexeu com os resultados do setor. Não foi fácil! Não está sendo fácil! Nossos desafios são claros para mim, mas eu acredito que desafios existem para serem superados”.

Teixeira aproveitou o momento para falar de sua aposta na gestão bem definida do Transcares, no potencial do trabalho cooperativo da entidade. “Vamos aproveitar o trabalho positivo que já vem sendo realizado pela nossa equipe e manteremos nosso olhar para o futuro, buscando fazer mais e demonstrar que o novo associado poderá colher frutos por estar ao nosso lado”.

Ele adiantou, ainda, o desejo de investir mais na carga portuária e no transporte de pedras e granitos, para avançar em todas as frentes, e deixar a entidade ficará ainda mais forte. “E como nas gestões anteriores, investiremos muito em treinamentos, incentivando-os inclusive pelo interior de nosso Estado, na forma itinerante, coisa que não pudemos fazer nos dois anos mais recentes, em função da pandemia”, completou, ressaltando que manterá a boa relação e articulação com os órgãos públicos municipais, estaduais e federais, e continuará a buscar oportunidades para levar as demandas do segmento.

Teixeira falou também de um desejo: “Quero ver o transporte rodoviário de cargas e logística ter o mesmo reconhecimento que hoje a Indústria e o Comércio possuem no mercado. E assim, ver o nosso setor deixar de ser apenas coadjuvante nesta forte economia, pois o segmento movimenta mais de 63% de toda a carga nacional”, disse, para aplauso dos convidados.

Homenagem

O segundo momento da noite foi a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Ayval da Luz. A comenda, lançada em 2015, leva o nome de um dos fundadores do Transcares e presidente do sindicato por 21 anos, e é entregue a empresários e dirigentes do setor, autoridades e personalidades com papel relevante em ações que visam o maior fortalecimento do TRC. Furtunato e Teixeira fizeram a homenagem, in memorian, à família de Pedro Paulo Fatorelli. Seu filho, Rafael Fatorelli, presidente da Multilifit Logística, foi quem recebeu a honraria.

Mineiro de João Monlevade, formado em Engenharia Civil e pós-graduado em Planejamento de Transportes Urbanos, Pedro Paulo Fatorelli Carneiro iniciou sua trajetória no segmento de logística intermodal em 1995, quando, então com 48 anos, fundou a Multilifit, empresa com sede na Grande Vitória que ele mesmo idealizou, construiu, liderou e presidiu por 25 anos, até o início de abril deste ano.

Sempre muito ativo institucionalmente – Pedro Paulo tinha o DNA do associativismo –, foi um dos fundadores do Sindicato dos Operadores Portuários do Espirito Santo (Sindiopes). Também fundou e participou, como membro e diretor, de outras diversas entidades empresariais, como a AEC (Associação dos Empresários de Cariacica), a Atres (Associação dos Terminais Portuários e Retroportuários do ES) e o próprio Transcares.

Seu conhecimento técnico e espírito inovador foram fundamentais no desenvolvimento da Multilifit. Tais competências geraram frutos no desempenho operacional amplamente reconhecido pelos clientes e parceiros da empresa. Ele criou e desenvolveu equipamentos exclusivos e, como inventor, depositou duas patentes de equipamentos de movimentação de granéis sólidos que são utilizados pela empresa até hoje e responsáveis pelos principais contratos da empresa.

Em 2019, o empresário liderou, junto com seu irmão e sócio, Antônio Fattorelli, e João Bosco Varella, então sócio de Antônio nas empresas MIP, o processo de reestruturação das participações acionárias de suas empresas e em conjunto criaram a MIP Holding S.A., que atualmente é a controladora da Multilift Logística.

Pedro Paulo encerrou seu mandato como diretor-presidente da Multilift Logística em 31 de março de 2021. Ele seguiria até o final de abril ainda como diretor da empresa e se preparava para novos desafios, como conselheiro do Grupo MIP. Os planos também incluíam a continuidade de sua atuação institucional em algumas das entidades em que participava no Espírito Santo. Em 27 de abril de 2021 sua trajetória de sucesso e realizações foi interrompida, mas seu enorme legado permanece vivo.

Definido como “mineiro de nascença e capixaba de alma e coração”, Pedro Paulo casou-se com Mara de Melo Franco Carneiro em 1971, com quem teve dois filhos – Rafael e Gustavo, falecido em 20021. Ele partiu, deixando a esposa, o filho, Rafael, a nora, Patrícia, e dois netos.

Ao agradecer a homenagem do Transcares, o filho, Rafael, falou sobre esse importante legado deixado por Pedro Paulo. “Meu pai liderou pelo exemplo com simplicidade e seriedade, com muita coragem para fazer o certo da maneira certa. Com sua enorme generosidade e otimismo, sua porta sempre estava aberta, seus conhecimentos sempre foram divididos. Esse legado permanecerá vivo”, disse, bastante emocionado.

Fonte: Assessoria de Comunicação Transcares