Transcares: Mães ganham palestra sobre autocuidado e comportamento

Se você é mãe, certamente vai concordar com isto: a vida está difícil para todo mundo, mas para a mãe está muito pior! Trabalha, cuida das aulas dos filhos, limpa casa, desinfeta sapato, lava saco de arroz… Brincadeiras à parte, o fato é que a pandemia potencializou suas demandas pessoais e profissionais. E diante da necessidade de cuidar dos outros, muitas vezes elas esqueceram de olhar para si próprias. Foi a partir daí que nasceu a palestra Cuide-se! Pequenas Atitudes para Grandes Mudanças no Dia a Dia, pensada cuidadosamente para as mães das transportadoras capixabas. O evento online aconteceu na manhã desta sexta-feira, 7 de maio, e foi ministrado pela professora da Multivix Cariacica Uyara Moulin.

Em pouco mais de uma hora, Uiara falou sobre cuidados, atitudes e comportamento, palavras que precisam permear a rotina das mulheres – sobretudo das mães. “Temos que nos cuidar! Não dá para esperar que o outro faça a nossa parte. Importante termos em mente que qualquer mudança que seja, ela começa em nós”, destacou logo no início.

E também no início do encontro, ela fez um pedido: que tivesse a atenção plena de todas as participantes. Ou seja, que elas se permitissem ficar aquela horinha sem whastApp, sem e-mail, sem rede social ou qualquer outra ferramenta que lhes “tirasse dali”. E ainda deu a dica. “Em tudo o que nos propomos a fazer, precisamos estar por inteiro”, resumiu, exemplificando. “Podemos tomar um banho de cinco minutos, mas nestes cinco minutos precisamos estar ali de corpo e alma, sentindo o cheiro do sabonete, a temperatura a água. O pouco que temos na nossa rotina precisa ser bom”.

Ressignificar x positividade tóxica

Uyara, que também trabalha com eventos e admitiu adorar falar para mulheres, levou para a palestra uma palavra e uma expressão que andam super na moda, e chamou a atenção para o fato de que devemos, sim, aprender a ressignificar nossas atitudes, mas não permitir a positividade tóxica.

“Ressignificar é enxergar o lado positivo das coisas. Sou convidada para palestrar para 50 pessoas e quando chego têm só 10. Ao invés de pensar ‘Poxa, vim aqui falar só pra 10 pessoas’, eu penso ‘Como vou falar para um grupo menor, de 10 pessoas, terei a chance de expandir ainda mais o tema’. Já a positividade tóxica é quando a pessoa, mesmo quando mundo está acabando, diz que tudo vai dar certo”, diferencia.

A questão da individualidade foi outro ponto citado pela profissional. Lembrando que ninguém é igual a ninguém, ela levou as mães a refletirem sobre os malefícios da comparação, alegando que comparação gera frustração. A inspiração, por sua vez, nos leva a boas influências.

Dicas da Uyara

1 – Não relaxe com a sua aparência. “E não estou me referindo a botox, plástica ou preenchimento. Mesmo de home office, vista-se, tire as olheiras, faça uma maquiagem leve. Parta sempre do pressuposto que nossa casa não pode estar mais arrumada do que nós!”

2 – Bem-estar e alimentação. “Vivemos a época dos medicamentos, mas será que nossas dores só se curam com remédios? A pandemia veio nos mostrar o quanto é importante cuidar da imunidade, manter a vitamina D em dia, se autoconhecer. Bem-estar tem tudo a ver com alimentação e não se trata de comer pouco, mas comer melhor”.

3 – Não pare até se orgulhar da sua própria história. “Todos temos nossa individualidade, nossa identidade. Qual o melhor horário para treinar? O que for melhor pra você! Qual o melhor horário para estudar? O que for melhor pra você! A questão, aqui, é uma só: constância! Se queremos resultado do que fazemos, precisamos de constância”.

4 – Valorize pequenas vitórias. “Momento perfeito não existe, o momento perfeito é estarmos vivos! Tendemos a dar valor a grandes conquistas, mas esquecemos daquelas do dia a dia, que são tão essenciais quanto as maiores”.

5 – Não desista, alguém se inspira em você!

Fonte: Assessoria de Comunicação Transcares