Mais de 2.400 metros quadrados de área construída, sala de treinamento no simulador de direção, com capacidade para 15 alunos, nove salas de aula com capacidade para 25 alunos cada; uma sala de treinamento para cursos de movimentação de cargas perigosas (MOPP), com capacidade para 45 alunos; e uma oficina pedagógica com três salas de aula, com capacidade para 10 alunos cada. Área de saúde equipada para prestar atendimentos em todas as especialidades, ou seja, fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia clínica – esta com oito consultórios, além de dois aparelhos de raio-X, sendo um panorâmico. Essa é a nova “cara” do Sest Senat de São Mateus, unidade inaugurada nesta segunda-feira, 14 de agosto, com o nome de João Luiz Pretti, fundador da Viação Pretti, empresa de Colatina.
O evento reuniu muitos convidados. Presidente da CNT e do Conselho Nacional do Sest Senat, Vander Costa prestigiou a grande conquista ao lado do presidente da Fetransportes e do Conselho Regional do Sest Senat, Renan Chieppe, da diretora-executiva do Sest Senat, Nicole Goulart, da diretora-adjunta do ITL (Instituto de Transporte e Logística), Eliana Costa, do vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, do prefeito, Daniel Santana Barbosa, do secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, do supervisor do Conselho Regional do Sest Senat-ES, Marco Rocha, e dos gestores das outras quatro unidades capixabas, e da família de João Luiz Pretti.
A equipe de São Mateus, como esperado, estava em peso e aclamou o diretor, Rafael Andrade, quando este foi convidado a subir ao palco junto com as demais autoridades. A atitude dos profissionais chamou até a atenção de Ricardo Ferraço, que brincou durante seu pronunciamento dizendo que Rafael tinha levado torcida organizada.
O Sest Senat João Luiz Pretti é o resultado de um investimento de cerca de R$ 18 milhões e sua capacidade é de oferecer mais de 128 mil atendimentos ao ano para os trabalhadores do transporte, seus familiares e a comunidade.
A estrutura, mais ampla, moderna e eficiente, possui mais de 2.400 m2 de área construída e vai oferecer novos serviços, como o simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus, tecnologia de ponta utilizada no aperfeiçoamento de motoristas profissionais, com foco na prevenção de acidentes e na condução eficiente e econômica. Já na área de saúde, ampliação dos serviços de odontologia e fisioterapia, e a chegada da psicologia e da nutrição. Ao todo, são oito consultórios e dois aparelhos de raio-X, sendo um panorâmico.
O presidente Vander Costa fez questão de deixar claro: “A unidade está preparada para qualificar e promover saúde para o transporte. Antes eu dizia que capacitávamos os profissionais do setor. Agora falo que o Sest Senat existe para atender o profissional para o transporte, ou seja, quem está e que deseje entrar”, comparou.
A nova sede está no bairro São Benedito e a localização foi destacada tanto por Ferraço quanto pelo prefeito, Daniel Barbosa. O vice-governador chamou atenção para o número de profissionais do setor no Estado – mais de 40 mil – e ressaltou que os serviços de qualificação profissional e promoção social, além de impactar positivamente a vida do trabalhador do setor, vão ajudar a melhorar as condições de vida dos moradores da região.
O prefeito Daniel também jogou luz às boas perspectivas que vão surgir para a comunidade no entorno, mas antes contou um pouco da história do novo Sest Senat, de como o Conselho Regional e, em especial, o antigo diretor, Nelson Hespanha Borges Filho, foram “costurando” os contatos, de forma que o sonho da nova unidade se tornasse realidade.
Presidente da Fetransportes e do Conselho Regional do Espírito Santo, Renan Chieppe falou deste “sonho antigo”. “Essa unidade é um sonho alimentado há anos pelo nosso Conselho. O número de atendimentos que o Sest Senat de São Mateus entrega já pedia um espaço maior e melhor equipado. Não bastasse isso, temos as boas perspectivas que envolvem São Mateus. O município foi incluído em área de Sudene, que tende a permitir o desenvolvimento de uma política regional sistemática, com adensamento de cadeias produtivas e o fortalecimento da economia, e está no Norte do Estado, região que vem capitaneando uma série de investimentos, em infraestrutura, logística e nas áreas de petróleo e gás. Portanto, se São Mateus vive um bom momento, o Sest Senat não poderia ficar de fora”.
Chieppe ainda citou Nelson Hespanha, que faleceu em janeiro deste ano. “Nos últimos anos, ele foi incansável na dedicação e articulação por essa nova unidade. Não tenho dúvida que se estamos aqui hoje, temos muito a agradecer a ele”.
Homenagem a João Luiz Pretti
O empresário que dá nome ao Sest Senat de São Mateus é referência no segmento de transporte de passageiros da região. Natural de Itaçu, município de Itaguaçu (ES), é o fundador da Viação Pretti, cuja operação nasceu em Colatina, mas expandiu para cidades do Espírito Santo, Minas Gerais e Rondônia. Sempre foi um apaixonado pelo setor, o que justifica a mudança de profissão. Ele iniciou sua jornada profissional como eletricista e mecânico, chegou a ter uma oficina, mas a paixão falou mais alto e sua história no transporte começou em 1956, quando adquiriu sua primeira linha de ônibus.
João Pretti e o transporte têm uma história tão íntima que ele foi o segundo homenageado com a Medalha do Mérito Fetransportes na categoria Passageiros, homenagem lançada no ano de 2010 e que reconhece o trabalho dos empresários capixabas do transporte.
Por motivo de saúde, ele não compareceu ao evento, mas sua família estava lá! O representante oficial da família foi o filho Liemar Pretti, vice-presidente da Fetransportes e ex-presidente do Transcares. E em poucas palavras, ele deu a exata noção do que a homenagem representava para a família.
“É uma honra receber essa homenagem, que enaltece o trabalho de uma vida inteira. Continuaremos atuando para que o Sest Senat seja cada vez mais reconhecido e honrar o nome da unidade fazendo aquilo que sabemos: trabalhando”.
Fonte: Anna Carolina Passos – Assessoria de Comunicação FETRANSPORTES