Sest Senat da Serra e Cariacica juntos na vacinação dos caminhoneiros

Na quinta-feira, 16 de abril, teve início a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Originalmente, ela seria voltada a profissionais das forças de segurança e salvamento, e doentes crônicos. Mas, atendendo a um pedido da CNT – pedido nascido aqui no Espírito Santo, por meio do Transcares –, caminhoneiros, motoristas de transportes coletivo e trabalhadores portuários foram incluídos nesta etapa. E aqui no Espírito Santo, uma movimentação especial foi vista no Posto da PRF na Serra (BR 101, km 258), nesta quarta-feira, 22. Lá, junto com a equipe da secretaria de Saúde do município estavam profissionais do Sest Senat da Serra e de Cariacica, dando suporte à ação que vacinou 400 caminhoneiros.

O convite à gerente da unidade da Serra, Fernanda Stanzani, foi feito pela secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Vacinação, que viu a atuação da equipe durante a campanha Herói Caminhoneiro, realizada de 27 de março a 16 de abril, com mais de 200 mil atendimentos em todo o Brasil. Segundo ela, o convite para estarem juntos durante a vacinação foi motivado justamente em função da aproximação do Sest Senat junto a um dos públicos-alvo da campanha, o motorista profissional.

“Nosso suporte está se dando da seguinte forma: entregamos álcool em gel, kit de higiene e de lanche aos motoristas. Não estamos vacinando, quem está responsável pela aplicação são os enfermeiros da secretaria de Saúde da prefeitura da Serra”, explicou Fernanda, que contou com o apoio do Transcares na viabilização da estrutura que está sendo utilizada no Posto da PRF, com a doação de tenda, mesas e cadeiras.

A ação do Posto da PRF acontecerá até 8 de maio e as equipes da Serra e Cariacica estarão junto com a secretaria da Saúde em todo o período.

A campanha foi iniciada no dia 23 de março, com foco inicial voltado a idosos. Após esta segunda fase terá início a terceira e última, entre 9 e 22 de maio, da qual participarão professores, crianças de 6 meses a 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, população indígena, pessoas com mais de 55 anos e pessoas com deficiência.

A meta da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos, até o dia 22 de maio. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no sábado, dia 9 de maio.