Segurança viária, um compromisso de todos!

Mensagem foi passada em 2º Seminário de Segurança de Trânsito

Não restam dúvidas! O 2º Seminário de Segurança de Trânsito cumpriu sua missão! Na última terça-feira (14), o maior evento do Espírito Santo neste segmento reuniu mais de 400 pessoas no Centro de Convenções de Vitória. Todos ávidos pelos informações, conhecimentos e discussões que seriam suscitadas pelos especialistas que comandaram os três painéis: Saúde e Impactos à Segurança do Trânsito; Futuro da Mobilidade; e Inovação e Tecnologia. E além de apresentar cases de sucesso, eles também promoveram um grande debate em torno de atitudes que podem melhorar a fiscalização, o policiamento, a infraestrutura viária e a educação no trânsito.

O presidente da Fetransportes, Jerson Picolli, fez as honras da casa e abriu o seminário destacando a importância do encontro. “Os 40 mil acidentes que ocorrem todos os anos no Espírito Santo.

“No final de ano de 2017, quando decidimos mergulhar de cabeça no tema segurança viária, sabíamos que muito trabalho nos aguardava. Sabíamos que iríamos começar a mexer num dos assuntos de maior relevância mundial. E sabíamos também que estaríamos falando da nossa realidade. Afinal, todos os anos acontecem cerca de 40 mil acidentes de trânsito em nosso Estado. Esse número, por si só, já é um motivo e tanto para olhar com olhos atentos para a segurança viária. Mas nunca é demais lembrar que esse montante afeta a saúde e também o orçamento estadual. Precisamos mudar essa realidade e buscar soluções para salvar vidas”.

Quem também se pronunciou na abertura do seminário foi o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Adriano Furtado. Ele reforçou a mensagem de Picoli e pediu apoio da população: “O desafio é movimentar as pessoas no que envolve o trânsito. Seja qual for o investimento necessário, precisamos que cada um de nós faça sua parte para frear a violência e mortes no trânsito. Temos muito espaço para avançar”.

Em seguida, os alunos da Escola Viva Elpídio Campos Oliveira, da cidade de Montanha, apresentaram a peça teatral “Quem é você no Trânsito?”. O espetáculo fez um alerta para infrações de trânsito que engrossam o número de óbitos nas estradas e mesmo assim continuam sendo ignoradas por muita gente. O uso de celular ao volante, dirigir sob efeito de álcool, não utilizar o cinto de segurança e atravessar a rua fora da faixa de pedestre foram alguns dos exemplos representados pelos atores. A mensagem impactou bastante e comoveu o público presente.

Programação

O representante da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), Victor Pavarino, abriu as palestras falando das estratégias adotadas em países de referência classe mundial para salvar vidas no trânsito.

“O Brasil se enquadra no perfil de vários países em desenvolvimento que, notadamente, nas últimas décadas do século passado vivenciaram um aumento vertiginoso dos índices de motorização sem que uma equivalente estrutura viária, de fiscalização e educação tenham evoluído no mesmo ritmo. Vimos progressos, mas ainda longe do ideal, pois seguimos com taxas de mortalidade no trânsito acima das médias global e regional. E para combater esse problema não há segredo. É necessário investimento eficiente em fiscalização, policiamento, infraestrutura viária e educação”, ressaltou.

A seguir, foi dada a largada para os três painéis do seminário. O primeiro reuniu os palestrantes Sandro Rotunno, presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet ES), José Robson Venturim, supervisor do setor de imunologia e dosagens hormonais do Laboratório Tommasi, e Cheila Marina de Lima, representante do Ministério da Saúde, além do moderador, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho do Estado, Valério Heringer. Rotunno falou sobre Medicina de Tráfego Preventiva: Fatores de Risco quanto a Aptidão Física e mental; Venturim abordou os Cenários e tendências de condutores sob efeito do uso de substâncias psicoativas; e Cheila Marina de Lima apresentou as políticas de enfrentamento à violência no trânsito.

Pauta obrigatória em muitas cidades, estados e países mundo afora, a mobilidade urbana foi o tema do segundo painel e reuniu os palestrantes Fernando Sossai Martinelli, diretor-executivo da Atman Systems, que falou sobre as Soluções inteligentes em sinalização, o secretário de Estado e Obras Públicas, Fábio Damasceno, que discorreu sobre desafios e soluções para o futuro da mobilidade, e do Mestre em Engenharia de Transporte e coordenador da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global em Fortaleza, Dante Rosado, que compartilhou um case de sucesso mundial em mobilidade da capital cearense e mostrou como ações simples, possíveis de serem feitas a qualquer momento, em qualquer local, fazem a diferença e dão resultado. O moderador foi o PhD Dr. Rodrigo de Alvarenga Rosa.

Já o terceiro e último painel, Inovação e Tecnologia, recebeu o Engenheiro de Produto Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Orlando Zibini, a coordenadora do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) Gerdau, Ana América, e o diretor da MaPP Consultoria e Assessoria, Rodrigo Mataraia. A moderadora foi Júlia Caiado, fundadora e CEO of Global Touch – Ecossistema Capixaba de Inovação.

Experiência marcante

Os participantes do seminário, além de absorver conhecimento teórico, também puderam vivenciar algumas experiências práticas. Patrocinadores do evento disponibilizaram uma área de interação. Lá foi montado um simulador de direção onde era possível conduzir um veículo em pista molhada e ainda sentir a força do impacto de um acidente, por exemplo.
Havia também a possibilidade de simular embriaguez ao volante. Nesse teste, a pessoa colocava um óculos virtual, que reduz a percepção de distância e velocidade, e depois caminhava sobre uma linha curva em um percurso de aproximadamente cinco metros.

O 2º Seminário de Segurança de Trânsito foi uma realização da Fetransportes, com tem patrocínio da Mercedes-Benz, Viação Águia Branca, Vix Logística, V1, Veltec, Sinales, Atman Systems, Eco 101, Laboratório Tommasi, Motora, Globalsys, ItMaster, Angis e Atento.

Confira a cobertura completo do evento no próximo número do jornal Transporte.Log.