Segurança de Trânsito: novidades a caminho

Fetransportes apresenta proposta de programa

No mês de maio, a equipe da Fetransportes reuniu cerca de 90 pessoas, entre convidados e representantes de entidades e órgãos parceiros, no 1º Seminário de Segurança de Trânsito. E na segunda-feira, 27 de agosto, um novo passo deste trabalho que está sendo canalizado pela Federação dos Transportes com o objetivo de salvar vidas foi dado. Uma Reunião Geral para apresentar a proposta do Programa de Segurança de Trânsito do Espírito Santo. À frente do encontro, realizado no auditório do Setpes, em Vitória, estavam o consultor em Segurança de Trânsito da Fetransportes, André Cerqueira, e os membros do Comitê de Acompanhamento, constituído por membros da Fetransportes, PRF, Detran-ES, Polícia Militar, Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), Ministério Público do Trabalho e Ministério Público.

A reunião desta semana foi grandiosa e contou com a presença de mais de 80 convidados. Além da diretora-técnica do Detran-ES, Edna Poleto, do superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Willys Lyra, e do Gerente de Atendimento ao Usuário da Eco 101, Christian Tanimoto, que participaram do seminário de maio como palestrantes, também marcaram presença o chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT-ES), Valério Henringer, e o superintendente do Transcares, Mario Natali, além de representantes das polícias Militar e Civil, do Batalhão de Trânsito, do Corpo de Bombeiros, das prefeituras de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Linhares, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim, das secretarias de Estado da Saúde, Educação e Segurança Pública, do Iema e Ibama, Ministério da Saúde, Rodosol, ANTT e Sindliqes, dentre outros.

O programa tem duração de 10 anos e foi conceituado sobre sete pilares estratégicos – Gestão, Saúde, Educação, Esforço Legal, Segurança Veicular, Segurança Viária e Resposta à Emergência. Cada pilar representará um Comitê Temático e esses comitês, ou Grupos de Trabalho, serão formados por entidades ligadas ao trânsito.

“E o trabalho desses grupos será apoiado pelo Comitê de Acompanhamento”, explicou Cerqueira, destacando, ainda, que o Programa de Segurança de Trânsito do Espírito Santo está alinhado ao Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), criado a partir da Lei 13.614, de 11 de janeiro deste ano, pelo Cetran.

Apresentada a proposta, novas etapas do programa já estão definidas. Em setembro, serão realizados sete workshops dos comitês temáticos para levantar informações e as necessidades de cada pilar. “E a partir daí, vamos partir para as ações sólidas”, resumiu Cerqueira, cujas palavras foram completadas pelas do superintendente da Fetransportes.

“Como federação vinculada ao setor de transportes, estamos conduzindo esse processo e fazendo o elo entre os órgãos ligados à segurança de trânsito com um objetivo, conseguir reduzir, até 2028, a taxa de fatalidade em acidentes de trânsito em, no mínimo, 50 por cento”, finalizou Ferraz.