O município de São Mateus está em contagem regressiva. Na próxima segunda-feira, 14 de agosto, será inaugurada a nova unidade do Sest Senat da cidade. A entrega é um marco para o setor de transporte de toda a região. A solenidade está marcada para as 11 horas. O valor do investimento na nova sede é de cerca de R$ 18 milhões, considerando a obra e todos os equipamentos e mobiliários. A nova unidade está na Rua São Lucas, sem número – Bairro São Benedito.
A estrutura, mais ampla, moderna e eficiente, vai oferecer novos serviços, como o simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus — tecnologia de ponta utilizada no aperfeiçoamento de motoristas profissionais, com foco na prevenção de acidentes e na condução eficiente e econômica.
Também serão disponibilizados atendimentos de psicologia e de nutrição, além da ampliação dos serviços de odontologia e fisioterapia, que já eram disponibilizados na antiga unidade. A capacidade é de mais de 128 mil atendimentos ao ano para os trabalhadores do transporte, seus familiares e a comunidade. Os atendimentos são gratuitos a todos os trabalhadores do setor de transporte.
O presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e dos Conselhos Nacionais do Sest e do Senat, Vander Costa, afirma que com essa inauguração, o Sest Senat reforça seu compromisso de estar onde o trabalhador do transporte mais precisa. “Onde há mercado transportador, existe Sest Senat. Queremos continuar induzindo o desenvolvimento regional e contribuindo para o aprimoramento do setor e dos trabalhadores do transporte da região”, afirma.
Para o presidente da Fetransportes e do Conselho Regional no Espírito Santo, Renan Chieppe, a nova unidade vai garantir mais acesso aos serviços de excelência já oferecidos pela unidade. “Estamos diante da oportunidade de ampliar o bom serviço que oferecemos desde a inauguração da unidade, há 27 anos. E há tempos a cidade merecia uma estrutura diferenciada, pois além de ter sido incluída na área de Sudene, vários projetos de infraestrutura estão se tornando realidade na Região Norte. São Mateus tem grandes potencialidades, vive grandes expectativas e o Sest Senat não poderia ficar de fora deste momento”.
Estrutura
A nova estrutura tem 2.427,43 m2 de área construída e conta com sala de treinamento no simulador de direção, com capacidade para 15 alunos; nove salas de aula com capacidade para 25 alunos cada; uma sala de treinamento para cursos de movimentação de cargas perigosas (MOPP), com capacidade para 45 alunos; e uma oficina pedagógica com três salas de aula, com capacidade para 10 alunos cada.
Na área de saúde, está equipada para prestar atendimentos em fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia clínica em oito consultórios – além de ter dois aparelhos de raio-X, sendo um panorâmico.
Homenagem
A nova unidade recebe o nome de João Luiz Pretti, referência no segmento de transporte de passageiros da região. Ele é natural de Itaçu, município de Itaguaçu, e, em 1955, motivado pela atividade de eletricista, resolveu montar sua própria oficina em uma propriedade deixada pelo seu pai. Em 1957, apaixonado pelo setor de transportes, adquiriu um caminhão que havia sido queimado e foi reformando-o dentro de sua própria oficina. A influência pelo transporte de passageiros o fez trocar o caminhão por um ônibus e, a partir daí, mais oportunidades foram se abrindo.
Ainda em 1957, comprou algumas linhas e o negócio prosperava. Foi assim que em 1965 fundou a Viação Pretti, na cidade de Colatina (ES). A empresa foi responsável pelo desbravamento de terras até então isoladas e teve grande influência na região em uma época em que o café e a madeira eram os propulsores do progresso no norte espírito-santense.
Atualmente, a Viação Pretti se destaca no mercado de transporte de passageiros, atuando em mais de 170 localidades, nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rondônia. Na inauguração, o homenageado será representado pelo filho, Liemar Pretti, vice-presidente da Fetransportes e ex-presidente do Transcares.
Expansão
A unidade de São Mateus será a quarta do Sest Senat a ser inaugurada no Brasil em 2023. Ao todo, o País já conta com 162 unidades, cinco delas no Espírito Santo – Cariacica, Serra, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina são as outras. A inauguração desta segunda-feira (14) integra o plano de expansão e melhoria da rede física em todo o Brasil. A ampliação das unidades permite à instituição oferecer mais e melhores serviços aos trabalhadores do setor e, assim, garantir mais eficiência para as empresas.
Serviço:
Inauguração da nova unidade do Sest Senat de São Mateus
14 de agosto, às 11 horas.
Rua São Lucas, sem número – Bairro São Benedito.
Fonte: Assessoria de Comunicação Sest Senat e Assessoria de Comunicação Fetransportes