Começa a segunda turma capixaba da pós do ITL

Apesar da preocupação com a rápida propagação da contaminação do coronavírus em solo nacional, é impossível deixar de afirmar que a semana começou com o pé direito. Em clima de muito entusiasmo, na última segunda-feira (16) teve início a segunda turma capixaba do Curso de Especialização em Gestão de Negócios. Promovida pelo Sest Senat, a pós-graduação gratuita é ministrada pela Fundação Dom Cabral (FDC) em parceria com o Instituto de Transporte e Logística (ITL).

Voltado para gestores e executivos das empresas de transportes e logística, de todos os modais – rodoviário de cargas e passageiros, ferroviário e aquaviário -, operadores logísticos e aéreos, filiados às federações e sindicatos que integram a Confederação Nacional do Transporte (CNT), a primeira turma de 2020 conta com 35 alunos matriculados.

“Proporcionar isso às pessoas que antes não tinham acesso à educação é muito gratificante”, destacou Silene Magalhães, diretora dos programas de especialização da Dom Cabral. A diretora também atentou-se para o fato da pós-graduação ser privilégio de poucos e disse que o projeto é um marco na história da Fundação junto ao Sest Senat.

Marcos Furtunato, presidente do Transcares, representou a Fetransportes e lembrou aos alunos da importância da aprendizagem para o sucesso do setor. “Quem não tem conhecimento técnico, é difícil conseguir se adaptar às eventualidades. As empresas que não se adaptam, quebram. Por isso vocês são o futuro do transporte”.

Já a assessora especial do ITL, Eliana Costa, apresentou o ITL, falou sobre o desenvolvimento pessoal que o curso proporciona e agradeceu a participação dos alunos ali presentes.

“Esse curso é transformador e nos faz crescer como pessoas. A transformação vem através da educação. Nós temos que fazer a diferença e fazer o melhor de nós para alcançarmos nossos objetivos. Contem conosco e muito obrigada!”, expressou Eliana.

Esperança no futuro

A Especialização é, para os participantes, a possibilidade de garantir um cenário melhor para o setor e, consequentemente, para a economia. A oportunidade é uma perspectiva de dias mais produtivos e bem sucedidos para o mercado de trabalho.

A comissária de voo e assistente administrativa da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Nétye Nubya Brusamarello, contou um pouco sobre suas expectativas sobre o curso: “Espero aprender e desenvolver as estratégias de negociação, planejamento, processo… E implantar dentro do meu trabalho na empresa para melhorar nossa rotina, nossos resultados, nossa eficiência”.

Amanda Gonzaga é gestora da Santa Zita Transportes, que opera no transporte metropolitano de passageiros. E ela defende que apesar de o setor ter ficado estagnado por muito tempo devido à falta de investimentos, hoje ela consegue enxergar o progresso por meio do conhecimento.

“Aqui, temos tudo o que é necessário para desenvolver essa área. Estamos representando um setor que pode e deve se desenvolver muito. Teremos acesso a todos os recursos para levar esse conhecimento para todos os ramos do transporte”, disse a gestora.

Colaborador da área de Gente e Cultura da Gol Linhas Aéreas, Ricardo Recchia, escolheu a pós-graduação em Gestão de Negócios para se aperfeiçoar.

“Eu entendo que a oportunidade de aprimorar meu conhecimento é super importante para o desafio do nosso atual momento econômico, por isso quanto mais nos profissionalizarmos acredito que consigamos passar por momentos de crise mais rápido. Acho que esse curso vai ao encontro desse objetivo”, afirmou Ricardo.

Diretor do Transcares e um dos dirigentes capixabas responsáveis por conseguir trazer a primeira turma para o Estado, em 2018, Liemar Pretti é um dos 35 alunos participantes deste novo grupo. E animação é o seu segundo sobrenome!

“Estamos numa semana de muito conhecimento, comprometimento e integração, mas, sobretudo, altamente cautelosos com relação aos procedimentos de saúde e controle que estão sendo noticiados pelas autoridades para evitar o contágio do Covid-19”, destacou ele.

Fonte: Assessoria de Imprensa FETRANSPORTES