Renan Chieppe assume presidência da Fetransportes

Um novo capítulo da história da Fetransportes vai começar a ser contado. Nesta segunda-feira, 20 de novembro, a nova diretoria da federação tomou posse num almoço executivo para autoridades, executivos e empresários, no Centro de Convenções de Vitória. E o novo presidente, o escolhido para suceder Jerson Picoli, é Renan Chieppe, presidente do Grupo Águia Branca, ex-presidente do Setpes e da Abrati (a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros), defensor do associativismo e executivo com mais de 40 anos de experiência no setor.

Dentre os convidados, estavam o presidente da CNT, Vander Costa, a diretora-executiva do Sest Senat, Nicole Goulart, e o diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Guilherme Sampaio, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Rodrigo Chamon, o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, e o subsecretário, Léo Cruz, o presidente da Ceturb-GV, Raphael Trés, o presidente da Fecomércio, José Lino Sepulcri, o vice-presidente da Findes, Paulo Baraona, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-ES e o Diretor de Atendimento, Carlos André e José Eugênio Vieira, respectivamente, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira, e o comandante do Batalhão de Trânsito da PM, tenente-coronel Glariston Fonseca.

Dirigentes do Sistema Fetransportes também marcaram presença. Estavam lá membros da diretoria do Setpes – Jerson Picoli é o presidente do sindicato – e do Comitê Executivo do GVBus, os presidentes do Transcares, Luiz Alberto Teixeira, do Sindliqes, Joceny Callenzane, do Sinfrevi, Kaumer Chieppe, Sinfres, Eduardo Martins Carlette, e Sinfrenor, Luiz Antonio Pretti; os dirigentes das unidades do Sest Senat-ES, Fernanda Stanzani, da Serra, Simone Monte de Oliveira, de Cachoeiro de Itapemirim, Gilmar de Oliveira, de Colatina, e Valéria Gonçalves, de Cariacica, e o supervisor do Conselho Regional do Sest Senat-ES, Marco Rocha.

Em seu discurso de despedida, Picoli enalteceu a história da família Chieppe com o associativismo, justificando, assim, a escolha de seu nome para estar à frente do triênio 2022-2024. “Além de uma história de mais de 40 anos no setor, Renan faz parte de uma família que gosta de trabalhar pelo associativismo. A Fetransportes não poderia estar em melhores mãos”.

Fundador da federação e presidente por 13 anos – além dos últimos seis, das gestões 2016-2018 / 2019-2021) –, o ex-presidente fez uma retrospectiva do período. Enalteceu o trabalho da equipe do Programa Despoluir-ES e a consolidação do Movitran – Movimento Capixaba para Salvar Vidas no Trânsito. “Uma informação que faço questão de registrar é o fato de sermos a única federação de transportes do País que desenvolve um programa de segurança de trânsito”.

O empresário citou, ainda, o trabalho de articulação junto a órgãos municipais, estaduais e federais. Embora esta seja rotina de qualquer entidade de classe, ela ganhou peso extra ao longo do ano passado, no auge da pandemia, para evitar que o setor entrasse em colapso. E elogiou toda a movimentação do Conselho Regional do Sest Senat, pois embora as unidades tenham sofrido muito os impactos da Covid, conseguiram se adequar aos novos tempos.

“Um de meus sonhos era deixar a nova unidade de São Mateus já inaugurada. Infelizmente, não foi possível! A missão ficará a cargo de Renan, já que a previsão de inauguração é junho de 2022. E para o ano de 2023, outro sonho antigo da federação e do setor empresarial tem tudo para ser realizado: a inauguração do Sest Senat de Linhares”.

Além de inaugurar as unidades, outras missões aguardam Renan Chieppe, que chega à Fetransportes com o propósito de movimentar ainda mais a entidade e o setor. Sua intenção é atuar em três frentes de trabalho e a primeira é a linha da representatividade, marca de qualquer entidade de classe.

A segunda frente de trabalho será a criação de três projetos sobre os quais pretende gerar conteúdo, informação e debate. Os temas escolhidos para compor tais projetos são emissões veiculares; segurança de trânsito; e mobilidade.

“Entendo como essencial puxarmos essas discussões porque elas dialogam com o setor. E se falam com o setor, a Fetransportes precisa ser porta-voz. Desta forma, falar de emissões veiculares vai mostrar nossa consciência e compromisso com as questões relacionadas à preservação ambiental e ainda teremos a oportunidade de fortalecer o trabalho do Programa Despoluir. Desde 2018, a segurança de trânsito faz parte da rotina da Fetransportes. Minha missão, portanto, será dar continuidade ao que foi implementado por Jerson e trazer coisas novas. Então, já antecipo que além de continuar participando do Movitran temos interesse de criar, em parceria com a CNT, o QualiSEG, um programa de certificação em segurança de trânsito voltado para empresas do setor. E não dá para falar em transporte sem que nos envolvamos nas questões da mobilidade”, explica.

A terceira e última frente de trabalho de Renan Chieppe tem a ver com protagonismo. Na prática, isso significa que além de manter a pegada institucional e representativa, e de gerar conteúdo, informação e debate sobre os temas elencados, outro desejo do novo presidente é que a Federação dos Transportes esteja ainda mais próxima de assuntos que sejam de interesse da sociedade.

“Estão falando de plano de logística? A Fetransportes precisa estar presente! A pauta é sobre emissão de carbono? Queremos estar juntos! O Estado está discutindo infraestrutura? Queremos falar, ouvir, dialogar! Somos parte de um setor considerado o termômetro da economia e gerador de empregos. São 155 mil empresas no País e 2,2 milhões de empregos gerados. Portanto, tamanha importância exige que mergulhemos em assuntos de interesse da coletividade, e que estejamos sempre unidos”.

Novidade na diretoria

A partir de agora, a estrutura da Fetransportes conta com a Diretoria de Inovação e Tecnologia, que ainda não existia. “Diante do movimento de transformação digital que vivemos, e que não vai parar por aqui, entendemos este um cargo essencial para que não percamos o fio da meada e possamos nos fortalecer”, argumentou ele, citando sua experiência e a união dos diretores como importantes elementos para colocar em prática tudo o que almeja.

“Particularmente, tenho certeza que minha experiência no setor, de mais de 40 anos, me ajudará neste trabalho. Quero pedir licença ao presidente Vander para fazer minhas algumas palavras que ele usou no seu discurso de posse na CNT, em março de 2019: ‘Eu penso e luto pelo desenvolvimento do setor. Eu sei o quanto custa cada pneu, cada adesivo, cada reclamação trabalhista. Eu sei o quanto dói no bolso do empresário cada conta a ser paga’. Essa vivência é fundamental! No entanto, não conseguirei fazer nada sozinho, e aí entram os diretores. Apenas juntos atingiremos nossos objetivos”.

Diretoria Triênio 2022-2024

Diretoria Executiva
Presidente: Renan Chieppe
Vice-Presidente: Liemar Pretti
Suplente Vice-Presidente: Luiz Alberto Teixeira
Vice-Presidente Setorial: Luiz Antonio Pretti
Suplente do Vice-Presidente Setorial: Vansionir Paganini
Diretor de Inovação e Tecnologia: Murilo Soares de Andrade Lara
Suplente de Diretor de Inovação e Tecnologia: Eduardo Martins Carlette
Diretor Administrativo: Roberto Fabiani
Suplente do Diretor Administrativo: Fernando Damiani
Diretor Financeiro: Kaumer Chieppe
Suplente do Diretor Financeiro: José Antonio Fiorotti

Conselho Fiscal:
Presidente: Jefferson Marcolano Picoli
Suplente do Presidente: Jersilio Cypriano
Membro Efetivo do Conselho Fiscal: Adi Silva Gama
Suplente do Conselho Fiscal: Paula Barcellos Tommasi Correa
Membro Efetivo do Conselho Fiscal: Joceny Scheidegger Callenzane
Suplente do Conselho Fiscal: Heber Guimarães Sobrinho
Delegado representante junto à CNT
Efetivo: Renan Chieppe
Suplente: Jerson Antonio Picoli

Fonte: Assessoria de Comunicação FETRANSPORTES