Reação e mudanças no rumo de ferrovia

Governo e bancada reclamam. E União revê decisão

04/07/18

A pressão da bancada federal capixaba, junto com o anúncio do governo do Estado de que vai acionar a Justiça contra o Governo Federal em função da decisão tomada na última segunda-feira (2 de julho) de levar o investimento da Vale na contrapartida pela renovação da concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM) para a região Centro-Oeste, e não para o Espírito Santo, para criação da EF-118, que liga os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, parece ter surtido efeito.

A decisão foi tomada durante reunião da Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), e contraria os acordos firmados anteriormente, de que a contrapartida da Vale seria construir o ramal ferroviário entre o Porto de Tubarão, em Vitória, até o município de Presidente Kennedy, no litoral Sul.

Depois da reação do governador Paulo Hartung e de deputados federais e senadores do Espírito Santo, nesta quarta (4) o coordenador da Secretaria Especial do PPI, que é ligada ao gabinete da Presidência da República, Tarcisio Freitas, divulgou uma nota oficial reafirmando o compromisso da União com a realização da obra.

O líder da bancada capixaba em Brasília, deputado Marcus Vicente (PP), os deputados Lelo Coimbra (MDB), Jorge Silva (PDT), e a senadora Rose de Freitas (Pode) estiveram reunidos com Tarcisio, que deixou clara a prioridade que os 160 km de ferrovia têm dentro da estratégia de ampliação da logística de exportação para o governo brasileiro.

No sentido de ampliar a malha ferroviária no Brasil, e em complemento às decisões já anunciadas após a 7ª Reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), a Secretaria-Geral da Presidência da República informa as seguintes ações estratégicas:

1. Ocorrerá nos próximos dias reunião extraordinária do Conselho do PPI para qualificar, consoante diretrizes emanadas do Plano Nacional de Logística, a estrada de ferro EF-118, que liga os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

2. Tendo em vista a importância da Ferrovia Norte-Sul, cuja licitação do Tramo Sul ocorrerá no segundo semestre de 2018, será desenvolvido o projeto de engenharia do Tramo Norte, que liga Açailândia ao Porto de Vila do Conde, em Barcarena, no Pará. Este passo é fundamental para a viabilização de uma futura concessão, que permitirá o acesso a mais um importante porto da Região Norte.

Desta forma, o Governo Federal reforça o compromisso de priorizar o aumento da participação do modo ferroviário na matriz de transportes brasileira.

Fonte: Folha Vitória