Quatro em cada 10 empresas sofreram ataques hackers no País

O instituto Data Folha realizou uma pesquisa recentemente com mais de 170 empresas de pequeno, médio e grande porte, e o resultado preocupa: a pesquisa mostrou que 40% das empresas entrevistadas sofreram algum tipo de ciberataque nos 12 meses anteriores.

A pesquisa apontou que as empresas desenvolveram uma consciência sobre a importância do investimento em cibersegurança, entretanto, o maior empecilho para que as empresas se protejam ainda é a questão orçamentária: 65% dessas empresas alegam a dificuldade financeira para aplicação de políticas de cibersegurança adequadas.

O Delegado da Divisão de Crimes Cibernéticos, Dr. Thiago Chinellato, destacou que os incidentes de segurança acontecem geralmente após uma falha humana, e reforçou a importância dos treinamentos dos funcionários sobre segurança da informação e cibersegurança.

A De Natale reitera alguns pontos importantes na adequação a Legislação: inicialmente é necessário reiterar que os prejuízos causados pelos ataques são, muitas vezes, incalculáveis. Existiram casos recentes no país de sequestro de dados (ransomware), por exemplo, que custaram milhões para algumas empresas que não puderam recuperar seus dados. Outro ponto importante são as sanções, que inicia pela multa simples de até 2% sobre o faturamento, limitada a 50 milhões por infração, passando pela multa diária, publicização da infração, ou ainda bloqueio e eliminação dos dados.

As empresas deverão analisar a adequação à LGPD como investimento, a fim de reduzir danos posteriores.

Fonte: Setcesp. Com informações do G1