QualiSeg, embarque conosco nesta jornada

Prevenção, informação e conscientização. Estas três palavras estão intimamente ligadas ao QualiSeg – Programa de Qualidade em Segurança no Trânsito, cujo projeto piloto foi lançado nesta terça-feira, 12 de setembro, durante um café da manhã, no auditório do Setpes, em Vitória. Iniciativa da Fetransportes em parceria com os sindicatos Setpes, Transcares, GVBus, Sindliqes, Sinfrevi, Sinfres e Sinfrenor, e apoio do Sest Senat, ele nasce com o propósito de desenvolver conhecimentos fundamentais para o aprimoramento da segurança de trânsito nas empresas de transportes, instruindo, engajando e estimulando um processo contínuo de boas práticas nas operações. Como já disse o presidente da Fetransportes, Renan Chieppe, o QualiSeg leva o tema, em sua forma teórica e prática, para a rotina do setor.

A programação desta terça-feira ficou a cargo do Consultor de Segurança de Trânsito da Fetransportes, Marlonn Dummer, com um momento de sensibilização de boas práticas e comportamento seguro, e ele já compartilhou as próximas etapas do programa. Entre setembro e novembro serão realizadas as Trilhas de capacitação, com o Sest Senat. Ao todo, serão quatro encontros, totalizando 16 horas de capacitação, na modalidade de webaula e voltados à segurança operacional e manutenção veicular. E no dia 28 de novembro acontecerá a terceira e última parada do ano, com apresentação dos momentos finais de sensibilização e boas práticas.

Os pilares do Qualiseg foram pensados, segundo Marlonn, para permear todos os setores das empresas. Ou seja, não adianta engajar a alta gestão se as ações não chegarem à área operacional. E vice-versa. Desta forma, a participação ideal é aquela que envolve gestão, operação, setor de Recursos Humanos, motoristas (inclusive o instrutor) e área de manutenção.

“Óbvio que isso não é uma obrigatoriedade, até porque conhecemos a realidade do setor. Ao mesmo tempo em que tempos grandes empresas, algumas até com mais de 10 mil colaboradores, temos as de pequeno e médio portes, e as microempresas, cujas realidades são bem distintas. Então, para muito além da quantidade, o essencial é que quem venha para o programa esteja disposto a abraçar a causa da segurança viária conosco. Estamos diante de uma oportunidade riquíssima de fazermos a diferença”, argumenta Dummer.

Superintendente da Fetransportes, Simone Garcia não deixou de falar sobre a oportunidade que o setor está tendo de mudar a cultura da segurança viária e ainda citou o QualiSeg como uma importante entrega da federação para o Movitran – Movimento Capixaba para Salvar Vidas no Trânsito.

“Por meio deste programa, estamos tratando segurança de trânsito como o conjunto de práticas que aumentam a segurança das operações, promovem a redução de acidentes e seus respectivos impactos à vida humana, e previnem despesas financeiras decorrentes de eventuais acidentes. Entendemos que desta forma conseguiremos conectar os elementos que têm relação direta com o tema de maneira mais efetiva”.

Fonte: Assessoria de Comunicação FETRANSPORTES