O transporte e seu compromisso ambiental

Prêmio QualiAr 2018 premiou 66 empresas do setor, dia 10

Foi uma noite de festa e de responsabilidade ambiental. A cerimônia do 16º Prêmio QualiAr foi realizado na sexta-feira, 10 de agosto, no Sest Senat Aylmer Chieppe, em Cariacica, e homenageou 66 empresas de transportes, representantes do segmentos de cargas e passageiros. Deste total, 49 receberam o troféu Ouro, 16 o Prata e uma recebeu o troféu Bronze.

Os resultados do QualiAr 2018 foram sustentados pelo trabalho desenvolvido pelos técnicos ambientais, entre 1º de julho do ano passado e 30 de junho deste ano. Nesse período, a equipe que atua sob coordenação de João Paulo Lamas realizou 23.591 testes de fumaça preta em veículos movidos a diesel das empresas de transportes e de caminhoneiros autônomos assistidos pelo programa. A partir desse número de avaliações, estima-se que empresas e autônomos conseguiram economizar aproximadamente 13,75 milhões litros de diesel e com isso, cerca de 827 toneladas de material particulado deixaram de ser lançados na atmosfera.

“Essas empresas merecem todo nosso reconhecimento pois, por meio da parceria com o Programa Despoluir e através da realização dos testes de fumaça preta, mantêm seu compromisso com a redução das emissões veiculares e, consequentemente, com a melhoria da qualidade do ar. Para um setor como o nosso, que tem sua parcela de responsabilidade na poluição ambiental, esse engajamento é essencial”, elogiou o presidente da Fetransportes, Jerson Picoli, na abertura do evento.

Uma das empresas vencedoras foi a Megatur. E quem esteve na unidade da Cariacica para receber o Troféu Prata foi o próprio diretor-proprietário, Rubens Luiz Pereira, que falou sobre os benefícios de ser parceiro do Programa Ambiental do Transporte.

“Ter o selo de qualidade do Despoluir nos incentiva a manter uma rígida rotina. Cada funcionário faz um check list do veículo pelo menos duas vezes por mês para saber se está tudo em ordem e se ele pode rodar. Além disso, a parceria facilitou na hora de fecharmos novos contratos, já que passa para o cliente a imagem de uma empresa que está se esforçando para emitir menos poluentes”, destacou.

Empresa do Sul do Estado, a Viação Real Ita comemorou na sexta, 10, o pentacampeonato no QualiAr. Gerente de Manutenção da empresa, Edilson Fernandes resumiu em poucas palavras o sentimento com a mais recente conquista.

“Estamos emocionados! É uma alegria imensa, porque além de comprovar que a empresa não está emitindo fumaça em excesso, ter o carimbo do Despoluir valoriza a imagem da Viação Real Ita, passageiros e clientes se sentem parte dessa conquista, e a vitória também deixa a equipe com sentimento de dever cumprido”.

O Prêmio QualiAr é uma realização da Fetransportes com apoio do Sest Senat.