QualiAr: compromisso e preservação

Este ano, 96 empresas do setor conquistaram o troféu

E mais uma vez, representantes das empresas do setor de transportes e logística que mantêm políticas internas voltadas à preservação ambiental e à melhoria da qualidade do ar se encontraram na edição 2016 do Prêmio Fetransportes de Qualidade do Ar – QualiAr. O evento, realizado na noite de sexta-feira, 12 de agosto, no Sest Senat Aylmer Chieppe, em Cariacica, premiou 96 empresas – 41 na categoria Ouro, 51 na categoria Prata e quatro na categoria Bronze.

Mais 250 pessoas, entre autoridades, dirigentes, empresários e vencedores, marcaram presença na noite da festa. Estavam lá,

além do anfitrião Jerson Picoli, a gestora nacional do Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, Daniele Fraga Mayer, o presidente do Sindliqes (Sindicato de Cargas Líquidas, Inflamáveis, Gasosas, Corrosivas, Químicas e Petroquímicas do Espírito Santo), Joceny Calenzane, o diretor-executivo do GVBus, Elias Baltazar, o diretor de Planejamento da Ceturb-GV (Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória), João Carlos Moreira, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Marcelo D´Isep, dentre outros.

E teve novidade na edição 2016 do QualiAr. O prêmio foi realizado a partir de um novo regulamento. Uma das novas regras diz respeito à necessidade de inscrição das empresas que são assistidas pelo Despoluir. “E além da inscrição, promovemos também algumas mudanças nos critérios de avaliação da opacidade da frota. Com isso, aprimoramos ainda mais o trabalho do programa e ampliamos o nível de excelência dos atendimentos e testes realizados”, considerou o coordenador do Despoluir-ES, João Paulo Lamas, lembrando que voltaram para casa com o troféu as empresas que se inscreveram e obtiveram 100% de aprovação nos testes realizados em, no mínimo, 80% de sua frota.

O número elevado de empresas vencedoras, mesmo diante do novo regulamento, não passou despercebido pelo presidente da Fetransportes. “Essas 96 campeãs possuem um trabalho interno tão eficaz que muitas mantiveram os resultados mesmo com as mudanças que promovemos no regulamento. Isso é uma informação relevante, que engrandece a conquista delas e denota o compromisso de nosso setor com as questões ambientais”, considerou Jerson Picoli.
Para representantes das empresas vencedoras, o prêmio, mais do que a conquista em si, representa o compromisso com as gerações futuras e consciência.

“As boas práticas deixaram de ser obrigação e precisam fazer parte da rotina das empresas. E na nossa empresa, felizmente, está engajada na causa”, disse o profissional da área de segurança e meio ambiente da Multilift Logística, João Henrique Costa Portela.

Uma das muitas empresas do segmento de passageiros, a Viação Costa Sul esteve representada no evento pelo gerente de tráfego Marcelo Lacerda, que destacou o trabalho contínuo de prevenção e manutenção da frota como as responsáveis pelo fato da viação ser uma velha conhecida no Prêmio QualiAr. “Ganhamos de novo e nossa meta é melhorar cada vez mais”.

Meio ambiente menos poluído

Entre o dia 1º de julho do ano passado e 30 de junho deste ano, os técnicos dos Despoluir realizaram 24.924 testes de fumaça preta em veículos movidos a óleo diesel nas empresas de transporte assistidas pelo Despoluir. A partir desse resultado, estima-se que houve uma economia de aproximadamente 13,3 milhões litros de diesel. E com isso, cerca de 798 toneladas de material particulado deixaram de ser lançados na atmosfera.

A cobertura completa no Prêmio QualiAr 2016 será publicada no jornal Transporte.Log – Julho/Agosto.

} else {