Programa de Segurança de Trânsito avança

Pilares do programa e ações são discutidas em workshops

Foi dado o pontapé inicial para o Programa de Segurança de Trânsito do Espírito Santo. Na semana passada (dias 3, 4 e 5 de setembro) foram realizados os primeiros workshops dos Comitês Temáticos que compõem o programa. Na segunda, 3, houve encontro dos representantes que compõem os pilares Gestão, Saúde e Resposta à Emergência. No dia seguinte foi a vez do primeiro encontro dos representantes dos pilares Educação e Esforço Legal. E fechando a primeira rodada, na quarta, 5, reuniram-se representantes dos grupos que vão discutir Segurança Veicular e Segurança Viária. Todas as reuniões foram realizadas na Fetransportes, em Vitória, e reuniram, ao todo, cerca de 90 pessoas, representantes de órgãos, entidades estaduais e federais, e empresas que estão diretamente ligadas à segurança de trânsito.

E uma vez iniciado, esse trabalho de cooperação, feito a muitas mãos, continua. Esta semana teve início a segunda rodada de workshops: Gestão e Saúde (quarta, 12 de setembro); Educação e Resposta à Emergência (quinta, 13 de setembro); Esforço Legal (14); Segurança Veicular (18); e Segurança Viária (3 de outubro).

Na avaliação do consultor em Segurança de Trânsito da Fetransportes, André Cerqueira, a primeira etapa dos workshops foi bastante positiva. “Contamos com a participação e, acima de tudo, com o engajamento, de todo o grupo. Esse início de trabalho já nos deu a certeza que estamos no caminho certo, na construção de um programa objetivo, técnico e construído por diversas mãos”, considerou.

O superintendente da Fetransportes, Edinaldo Loureiro Ferraz, que acompanhou todas as oficinas de trabalho ao lado de Cerqueira, também saiu entusiasmado dessa primeira rodada de discussões.

“Todos os representantes que estiveram aqui conosco são profissionais que se destacam no exercício de um trabalho extremamente valioso voltado à redução de acidentes de trânsito que vitimam tantos brasileiros e capixabas. O programa de segurança de trânsito tem essa finalidade, com metas claras, técnica e cientificamente elaboradas, discutidas e propostas por todos esses profissionais. Cada vida salva no trânsito, certamente irá despertar em cada um deles a prazerosa sensação de que valeu a pena a sua contribuição”, ressaltou, completou em seguida.

“Nós, da Fetransportes, nos sentimos imensamente felizes em fazer parte desse programa e em servir de elo convergente para a melhor interação, integração e articulação das forças vivas de nosso Estado que atuam para a construção de maior segurança, otimizando e maximizando os resultados que já são vistos pela atuação de cada um”.

O Programa de Segurança de Trânsito do Espírito Santo está alinhado ao Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), terá duração de 10 anos e foi conceituado sobre sete pilares estratégicos – Gestão, Saúde, Educação, Esforço Legal, Segurança Veicular, Segurança Viária e Resposta à Emergência. Cada pilar representará um Comitê Temático e esses comitês, ou Grupos de Trabalho, serão formados por entidades ligadas ao trânsito.