O Transcares voltou a colocar o roubo de cargas no centro da discussão durante seu V Fórum de Prevenção e Combate ao Roubo de Cargas, realizado na manhã desta quarta-feira, 12 de julho, no Hotel Ilha do Boi, em Vitória. E após as quatro horas de informação, o presidente Luiz Alberto Teixeira encerrou o encontro com a seguinte mensagem: “Tenho a certeza de que nós saímos daqui mais fortes e os criminosos mais enfraquecidos.” A afirmação tem fundamento. A quinta edição do evento reuniu mais de 130 pessoas, entre dirigentes, empresários e profissionais do setor, representantes das forças policiais, parceiros e mantenedores. Todos unidos do mesmo propósito, alinhar ações e conhecimento, bem como integrar os esforços público-privados em estudos e na prevenção e combate ao furto, roubo e receptação de cargas. Superintendente da Fetransportes, Simone Garcia marcou presença representando o presidente, Renan Chieppe.
O fórum compõe um dos pilares do Grupo de Trabalho de Estudos, Prevenção e Combate ao Roubo de Cargas, coordenado pela subsecretaria de Inteligência da Sesp e do qual o Transcares participa, e consolidou-se, em solo capixaba, como “o” evento para jogar luz ao tema, um dos mais recorrentes do segmento, uma vez que os crimes que envolvem o furto, roubo e receptação de cargas são um grave problema de segurança, com reflexos diretos na economia e no abastecimento das cidades.
Some-se a isso o fato de estarmos no Sudeste, maior centro consumidor do Brasil e que continua puxando para cima os números do crime. Segundo pesquisa divulgada pela NTC&Logística, em 2022 foram registradas 13.089 ocorrências, que gerou R$ 1,2 bilhão em prejuízo, e 85,18% delas aconteceram na região. Dos quatro estados que a compõem, o Espírito Santé o que vive situação mais confortável. Ano passado, os casos locais somaram 53, o que representa menos de 1% do total da região – segundo o Observatório de Segurança Pública do ES. É uma situação confortável perante aos vizinhos, mas o Estado continua navegando na cautela, como o presidente deixou bem claro.
“Embora estejamos juntos para debater um dos assuntos que mais impactam negativamente nossa operação, para mim não há ambiente melhor para jogar ao tema, afinal conseguimos reunir representantes do segmento e de todas as forças policiais. Gosto de falar, inclusive, que essa conexão entre setores público e privado nos permite dizer que o número de roubo de cargas em solo capixaba não representa 1% dos números dos crimes registrados no Sudeste. O Espírito Santo, com seu alinhamento interno e ações em prol da segurança, é um caso de sucesso”.
Palestras
Assessor de Segurança da NTC, coronel Mauro Ricciarelli abriu as apresentações com a palestra Cenário do Roubo de Cargas no Brasil e comparou números de 2017 a 2023, comprovando uma queda no montante de ocorrências, mas chamou a atenção para o prejuízo econômico gerado por este tipo de crime, e para o “fator gerador” do roubo de cargas.
“Estamos falando de um grande prejuízo, que encarece a nossa operação e quem paga a conta é o consumidor final”, destacou, antes de deixar a sua mensagem final. “Não existe o ladrão de cargas sem o receptador. Precisamos, portanto, atacar o receptador.”
A reflexão deixada por Ricciarelli foi a mesma de representantes das polícias, que se apresentaram na sequência. O delegado de Polícia Civil Brenno Andrade (da Delegacia Especializada de Crimes contra o Transporte de Cargas), o superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal, Wermeson Pestana, o delegado Decio Ferreira (Delegacia de Repressão a Crimes contra o Patrimônio e Tráfico de Armas Polícia Federal – Delepat) e os representantes da Polícia Militar, o diretor de Inteligência, coronel Leonardo Vieira Celante, e o chefe do Estado Maior, coronel Celso Luiz Ferrari, apresentaram um resumo do cenário local no que diz respeito a furtos e roubos de cargas e medidas adotadas para o seu enfrentamento.
Superintendente do Transcares, Mario Natali ficou responsável pela apresentação das ações de integração público/privada que acontecem no Espírito Santo. Além de citar medidas como a criação do Grupo de Trabalho de Estudos, Prevenção e Combate ao Roubo de Cargas, da Sesp, e da lei 10.638/2017, pioneira no Brasil, para o combate à receptação de cargas roubadas e/ou oriundas de estelionato, ele ainda citou o decreto que criou a Delegacia Especializada de Crimes contra o Transporte de Cargas, da Polícia Civil, e a formulação da proposta de capacitação policial, construída em parceria com os sindicatos das Empresas de Cargas de São Paulo e Minas Gerais (Setcesp e Setcemg), que está em análise na CNT e na secretaria de Justiça.
O Fórum contou, ainda, com a palestra Combate ao Jammer e o Impacto do Roubo de Caminhões e Cargas, apresentada por Cláudio Marotta, da 3S Tecnologia, e Gustavo Sthur, da Liga Vitória, aproveitou o público para falar um pouco mais a respeito da atuação da seguradora, especialista em transporte de cargas.
O V Fórum de Prevenção e Combate ao Roubo de Cargas foi uma realização do Transcares, com apoio institucional do governo do Estado, por meio da secretaria de Estado de Segurança – Sesp, e teve patrocínio da 3S Tecnologia, Liga Vitória, Fecomércio e Sincades.