Presidente da Fetransportes defende endurecimento das medidas no ES

No início da tarde desta quinta-feira, 25 de março, o governador Renato Casagrande endureceu ainda mais as medidas de prevenção e combate à Covid-19 e estabeleceu novas restrições, além de ter prorrogado a quarentena até o domingo de Páscoa, dia 4 de abril. Além de ter estendido a quarentena, o governador anunciou que o transporte público (municipal, metropolitano, e intermunicipal) está suspenso e que as rodoviárias permanecerão fechadas a partir de domingo, 28; oficinas, agências bancárias, casas lotéricas, lojas de material de construção, lojas de autopeças e atividade de pesca no mar saem da classificação de serviços essenciais e passam a não funcionar mais; o Estado vai vacinar profissionais da segurança e da educação, a partir e 14/05, com a reserva técnica de vacinas. E serão suspensos atendimentos ambulatoriais especializados.

Sobre as novas medidas, embora elas tendam a impactar forte e negativamente todo o setor de transportes – que já vinha com a saúde combalida –, o presidente do Sistema Fetransportes, Jerson Picoli, reconhece que o momento exige medidas duras e já se colocou à disposição do governo para o que for preciso.

“O governador tem o nosso apoio e já colocamos a frota disponível para o caso de precisarem deslocar os profissionais da saúde. O vírus está nos alcançando, a variante é muito mais agressiva e a ocupação dos leitos segue superior a 90%, apesar da quarentena”, destacou ele, completando em seguida.

“O setor de transportes, tanto o segmento de passageiros quanto o de cargas, está à beira do colapso. Nem conseguimos nos recuperar da primeira onda, deflagrada em março de 2020, e estamos recebendo outro nocaute. A situação é grave, ainda assim neste momento precisamos pensar na vida, na saúde. A medida é dura, mas precisamos dar essa recuada neste momento e torcer para a vacina chegar o quanto antes”.