Prêmio Destaque: reunião anuncia novidades da edição 2021

Foi dada a largada para o Prêmio Destaque 2021! E este pontapé inicial aconteceu durante uma reunião online de apresentação das novidades e do Regulamento do evento, na manhã desta quinta-feira, 24 de junho. Superintendente da Fetransportes, Edinaldo Ferraz coordenou o encontro, que contou com a participação de representantes de 15 empresas, dos segmentos de cargas e passageiros. A grande mudança é no formato do Destaque, que este ano acontecerá num formato 100% digital, por meio de uma live no canal do YouTube da Fetransportes (Fetransportes Org), em 26 de novembro, a partir das 9 horas. Na mesma ocasião, será feita a entrega da Medalha do Mérito Empresarial a dois empresários capixabas do setor.

O Prêmio Destaque foi lançado em 1995, com o objetivo de homenagear os melhores profissionais do ano no setor de transportes, mas ano passado, pela primeira vez, não aconteceu em função da pandemia do novo coronavírus. Como a Covid-19 ainda não está controlada e o presidente da Fetransportes Jerson Picoli, não queria deixar de realizar o evento pelo segundo ano consecutivo, a solução foi migrar para o ambiente digital e aproveitar tudo de bom que a tecnologia oferece.

Na prática, “aproveitar tudo de bom que a tecnologia oferece” significa também desburocratizar alguns processos. E foi pensando nisso que após uma criteriosa análise do Regulamento, o superintendente da Fetransportes promoveu uma série de modificações. Tudo para facilitar a inscrição dos candidatos.

As principais mudanças dizem respeito à inscrição, que a partir deste ano será online e poderá ser feita entre os dias 13 e 19 de setembro; e aos documentos dos candidatos, que poderão ser escaneados e anexados ao link da inscrição.

“Quem participa do Destaque conhece as exigências do regulamento, a série de documentos que eram exigidos dos candidatos. Tentamos minimizar tantas cobranças, desburocratizar a inscrição”, destacou Ferraz, que fez um pedido muito especial a todos os representantes de empresas presentes à reunião:

“Vamos iniciar a live de premiação às 9 horas e solicitamos que vocês possam liberar seus candidatos para participar deste momento. Ou que ele seja liberado do trabalho neste dia para assistir com a família, ou que seja realizado um momento na empresa. Mas consideramos fundamental que eles possam ver o anúncio dos campeões”.

O dirigente também explicou a dinâmica da premiação. Como será sem público, a entrega do prêmio – certificado e premiação em dinheiro – acontecerá posteriormente. Ou os vencedores serão convidados à Fetransportes, junto com um representante da empresa, para recebê-lo, ou o presidente irá à empresa para fazer a entrega.

As categorias continuam as mesmas: Motorista da Região Norte; Transporte & Logística da Região Norte; Motorista da Região Sul; Transporte & Logística da Região Sul; Motorista da Região Metropolitana da Grande Vitória; Transporte & Logística da Região da Grande Vitória. E alguns critérios de inscrição também. Todos os profissionais concorrentes precisam ter, no mínimo, um ano de registro na empresa inscrita, ser brasileiro nato ou naturalizado e ter vínculo empregatício com a empresa filiada ao sindicato associado à Fetransportes.

Para concorrer na categoria Motorista, existem outras exigências. O candidato precisa ter habilitação nas categorias D ou E, e sua função devidamente anotada na Carteira de Trabalho. Estar em dia com os cursos especializados obrigatórios para a função; não pode ter somado 40 pontos na CNH em um período de 12 meses imediatamente anterior à inscrição ao Destaque; nem estar com a CNH suspensa ou cassada, mesmo em grau de recurso, ou possuir infrações gravíssimas que gerem suspensão imediata do direito de dirigir.

“Os requisitos e condições para a candidatura do profissional serão aferidos e aprovados pela empresa e esta encaminhará à Fetransportes os dados do candidato e uma declaração de que ele preenche os requisitos para concorrer”, destacou Ferraz, informando também que a auditoria, processo que marcou o Destaque nos últimos anos, não acontecerá e os currículos dos concorrentes serão julgados por uma Comissão Coordenadora formada por um integrante de cada sindicato do Sistema Fetransportes – Setpes, GVBus, Transcares, Sindliqes, Sinfrevi, Sinfres e Sinfrenor.

O Regulamento do Prêmio Destaque pode ser lido na íntegra no https://fetransportes.org.br/wp-content/uploads/2021/06/Regulamento-Premio-Destaque-2021.pdf e qualquer dúvida pode ser tirada por meio do e-mail superintendente@fetransportes.org.br ou pelo telefone (27) 2125-7642.