Prêmio Destaque 2023: uma noite muito, super, mega especial

Os números e novidades já indicavam que o Prêmio Destaque, a noite que premia os melhores profissionais do ano seria não apenas um, mas “o” evento: 58 candidatos – número recorde de participantes –, uma nova categoria, Destaque Revelação, um processo mais dinâmico e inovador. E a 28ª edição, cuja solenidade e festa foram realizadas na sexta-feira, 10 de novembro, no Le Buffet, em Vitória, foi, de fato, uma noite pra lá de especial.

Foi especial para os oito campeões da noite. Os Destaques Revelação foram Caick de Araújo Almeida, da Viação São Gabriel, na categoria Transporte & Logística, e o motorista Danilo Martins Santos, da Unimar Transportes; e no Destaque Master, que reúne seis categorias, os donos da noite foram os seguintes: Samuel de Abreu Monfardini, da Viação Joana D´arc (Transporte & Logística Região Norte), Elis Lucas de Souza, da Viação Águia Branca (Motorista Região Norte), Flávia de Azevedo Coelho, da Transportadora Jolivan (Transporte & Logística Região Sul), Antônio Marcos Gobe, da Winston transportes (Motorista Região Sul), Nayara Santos Nunes, da Viação Águia Branca (Transporte & Logística Região da Grande Vitória) e José Urbano, da Viação Grande Vitória (Motorista Região da Grande Vitória).

Da mesma forma, para Murilo Soares de Andrade, do Grupo Santa Zita, e Fernando Favalessa De Marchi, da Transportadora De Marchi, os dois empresários indicados pelos sindicatos GVBus e Transcares para receber a Medalha do Mérito Empresarial 2023.
E o presidente da Fetransportes e do Conselho Regional do Sest Senat-ES, Renan Chieppe, também levou o tom de alegria, satisfação e relevância.

“Quero abrir este evento falando da minha satisfação por receber vocês nesta noite tão importante para o setor de transportes e que este ano considero ainda mais especial! Além da Fetransportes estar comemorando 30 anos, o Prêmio Destaque tem uma nova categoria, ótima ideia nascida numa Reunião de Diretoria, e tornamos o processo mais dinâmico e inovador. Estou cercado de boas expectativas para esta noite, queria compartilhar esse sentimento com vocês e espero que, por meio de minhas palavras, eu consiga transmiti-lo”.

Três paradas principais

O Prêmio Destaque 2023 foi dividido em três momentos. O primeiro foi a entrega da Medalha do Mérito Empresarial. O vice-governador, Ricardo Ferraço, o presidente do Transcares, Luiz Alberto Teixeira, e o membro do Comitê Executivo do GVBus e neto do homenageado, Murilo Andrade Lara, acompanharam Renan neste momento. Murilo, o neto, subiu ao palco acompanhando o avô, o homenageado na categoria Passageiros.

“Quero agradecer a todos vocês, que sempre confiaram em meu trabalho, desde quando cheguei ao Estado. Aqui, são todos meus amigos, meus funcionários só me ajudaram”, agradeceu ele, do alto de seus 86 anos.

O Grupo Santa Zita, no atual modelo, com duas empresas na Grande Vitória e uma em Belo Horizonte, possui 420 veículos e cerca de dois mil trabalhadores.

A seguir, foi a vez de Fernando De Marchi, diretor-financeiro do Transcares e diretor Operacional da De Marchi Transportes, receber a sua medalha.

“Duas palavras resumem o sentimento deste momento, alegria e gratidão. A alegria dispensa comentários. Já a gratidão é justo citar Deus, pelos dons que me foram dados, meus pais, pelo exemplo e referência, minha esposa, Adriana, pelo aprendizado e apoio de sempre, meus irmãos, Erildo e Daniel, pela parceria que me permite ser braço de um corpo chamado De Marchi Transportes, e também a todas as pessoas que se conectam comigo”.

Destaque Revelação

A divulgação da categoria Destaque Revelação foi a segunda parada. Por meio do evento, a Fetransportes reconhece e valoriza o capita humano do setor, e a nova categoria, como o nome já diz, chega para dar o devido valor ao profissional recém-chegado, com pouco tempo de casa, mas que já mostrou a que veio.

Primeiro campeão anunciado da noite, Caick de Araújo Almeida tem 26 anos e está há cinco na Viação São Gabriel. Entrou na empresa como estagiário, passou a auxiliar do setor de elétrica e atualmente é Eletricista de Automotores. “Quanta felicidade… Estou com o coração disparado!”, disse, após a solenidade.

E Danilo, o Motorista Revelação, da Unimar Transportes, mostrava a mão suando quando uma hora após o anúncio de seu nome. Com o sorriso preso no rosto, admitiu que sempre teve vontade de participar do prêmio. E ganhou de primeira! “Estou muito feliz e ainda sem acreditar…”, admitiu o rapaz, que veste a camisa da empresa há cinco anos e quatro meses.

Destaque Master

A terceira e última parada da noite foi o anúncio dos seis campeões do Destaque Master, anunciados conforme a região a que pertencem – Norte, Sul e Grande Vitória. E não seria errado dizer que o Destaque 2023 foi um dos mais democráticos da história, com ganhador debutando entre os campeões – Nayara Santos Nunes, da Viação Águia Branca, Flávia de Azevedo Coelho, da Transportadora Jolivan, e Antônio Marcos Gobe, da Winston Transportes – e outros que já haviam tido a experiência – José Urbano (Viação Grande Vitória), Samuel de Abreu Monfardini (Viação Joana D´arc) e Elis Lucas de Souza (Viação Águia Branca).

Mais de 500 pessoas prestigiaram a grande noite do transporte. Dentre os convidados, estavam o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, que falou um pouco sobre o bom momento do Espírito Santo, e o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, que também deu um boas-vindas ao público enumerando algumas entregas da secretaria; Daniela Fraga, gestora nacional do Programa Despoluir; os gestores dos sindicatos do Sistema Fetransportes – Luiz Alberto Teixeira (Transcares), Murilo Andrade Lara (GVBus), Joceny Callenzane (Sindliqes), Sinfres (Luiz Antônio Pretti), Eduardo Carletti (Sinfrenor); o supervisor do Conselho Regional do Sest Senat-ES, Marco Antonio Rocha, os diretores das unidades, Valéria Gonçalves (Cariacica), Fernanda Stanzani (Serra), Simone de Oliveira (Cachoeiro), Fernando Lovatti (Colatina) e Rafael Andrade (São Mateus), e parte de suas equipes, dentre muitos outros.

Em seu pronunciamento, Ferraço falou da essência do Prêmio Destaque, que converge em unidade, uma vez que homenageia na mesma noite trabalhadores e empresário, e destacou a forma construtiva com a qual o Espírito Santo governa.

“O governo do Estado agradece a parceria com as quatro federações e com o Espírito Santo em Ação. Temos uma boa relação com o mundo empreendedor, mas também com representantes dos trabalhadores, relações estas que são importantes porque juntos estamos conduzindo o Estado de forma que faz a diferença”, destacou.

Os campeões do Prêmio Destaque 2023

Destaque Revelação
Transporte & Logística: Caick de Araújo Almeida (Viação São Gabriel)
Motorista: Danilo Martins Santos (Unimar Transportes)

Destaque Master
Transporte & Logística Região Norte: Samuel de Abreu Monfardini (Viação Joana D´arc)
Transporte & Logística Região Sul: Flávia de Azevedo Coelho (Transportadora Jolivan)
Transporte & Logística Região da Grande Vitória: Nayara Santos Nunes (Viação Águia Branca)
Motorista Região Norte: Elis Lucas de Souza (da Viação Águia Branca)
Motorista Região Sul: Antônio Marcos Gobe (Winston transportes)
Motorista Região da Grande Vitória: José Urbano (Viação Grande Vitória)

A cobertura completa do Prêmio Destaque 2023 e fotos do evento podem ser vistas nas redes sociais da Fetransportes e na próxima edição do Jornal Fetransportes e do Sest Senat