Prêmio Destaque 2021: campeões do ano anunciados em live

E já sabemos quem são os melhores profissionais do ano no setor de transportes e logística! Na manhã de sexta-feira, 26 de novembro, aconteceu a edição 2021 do Prêmio Destaque. E quem saiu com a conquista garantida foram Sarah de Paula (Viação Joana D’arc), Edimar Mendes da Silva (Viação Flecha Branca), Carlos Roberto de Lima Filho (Expresso Santa Paula), na categoria Transporte & Logística; Dailton Bressanelli (Viação Joana D´arc), Alexandre Dias (Winston Transportes) e Anderson Langa Schmidtberger, da Vix Logística, na categoria Motorista. Na mesma solenidade foi entregue e Medalha do Mérito Empresarial Fetransportes aos empresários João Paganini, da Transportadora Jolivan, representante da categoria Cargas, e a Claudinor Lorenzutti, da Viação San Remo, da categoria Passageiros. Por questões de saúde, Lorenzuti foi representado pela filha, Núbia Goretti Lorenzutti Oliveira, e pela neta, Bárbara Lorenzutti, e acompanhou o evento de casa.

Um dos homenageados do ano, Claudinor teve a chance de acompanhar tudo porque, pela primeira vez em 26 anos, o Prêmio Destaque aconteceu no formato online, por meio de uma live no canal do YouTube da Fetransportes, em função dos protocolos de segurança ainda exigidos pela pandemia do novo coronavírus. Maior premiação da federação e considerada o “Oscar do setor”, o Destaque reúne, tradicionalmente, mais de 300 convidados numa grande noite. E para manter a segurança e saúde de todos, a decisão do presidente Jerson Picoli foi pelo modelo digital.

“Criamos o Prêmio Destaque para ser a grande noite de nossos trabalhadores. Uma noite especial, cheia de expectativa e diversão. Fizemos isso por 25 anos, até que ano passado a pandemia no novo coronavírus nos obrigou a mudar o rumo de nosso principal evento. Em 2020 não pudemos realizar o evento e este decidimos fazê-los num outro formato. Essa decisão nos trouxe aqui, a um Prêmio Destaque no formato digital. Pois entendemos que o mais importante neste processo é reconhecer e valorizar os melhores profissionais do ano”, argumentou o presidente na abertura da live.

Jerson Picoli aproveitou o momento inicial para agradecer as empresas de transportes, que entendem a importância do prêmio, inscreveram seus candidatos e participaram na live naquela manhã. Fez uma menção especial aos 22 concorrentes. “Quando um profissional ganha o título, a conquista é dele e também da sua empresa, do sindicato e, consequentemente, da federação. Esse é o grande objetivo do Destaque”.

E também falou com muita admiração e respeito aos empresários homenageados com a Medalha do Mérito. “A entrega da Medalha do Mérito Empresarial é um momento carregado de emoção para mim porque por meio dela temos a oportunidade de reconhecer o trabalho de nossos empresários. Quanta gente importante nós já homenageamos… E hoje não é diferente! Obrigado, Claudinor e João, por fazerem parte desta história, desta trajetória”.

O processo do Destaque

Ao serem inscritos, os candidatos têm seus currículos avaliados por um júri, que até 2019 se encontrava num encontro presencial. E diante de uma edição online, todo o processo que antecedia ao grande dia também passou por reformulação. Ou seja, pela primeira vez as inscrições foram online, assim como o julgamento dos currículos. Este ano, o corpo de jurados recebeu o material por e-mail. E na última etapa, um Comitê Avaliador, formado por representantes de todos os sindicatos que integram o Sistema Fetransportes, ficou responsável por somar a pontuação.

“Para garantir a isenção e a transparência do julgamento, o processo de avaliação dos currículos – tanto pelos jurados como pelo comitê – foi feito sem que eles soubesses nome e empresa dos concorrentes”, ressaltou o superintendente da Fetransportes, Edinaldo Ferraz.

Os vencedores das seis categorias foram premiados com certificado, troféu do artista capixaba Penithência e premiação em dinheiro, e a entrega dos prêmios será feita pela equipe da Fetransportes.

Medalha do Mérito Empresarial

Criada em 2010 – ideia de Jerson Picoli, que na época era vice-presidente da federação – reconhece e homenageia o trabalho, a dedicação e o comprometimento dos empresários capixabas. É uma homenagem anual, dividida nas categorias Passageiros e Cargas, e acontece paralelamente ao Prêmio Destaque. Escolhidos para receber a comenda este ano, João Paganini e Claudinor Lorenzutti têm algo em comum: um DNA de pioneirismo e empreendedorismo, além do amor pelo trabalho.

Natural de Alfredo Chaves, João era filho de lavradores e sua história com o transporte começou na década de 60, após a compra de um lote de burros. No fim dos anos 80, João, junto dos irmãos Lindor e Vansionir fundou a Transportadora Jolivan.

Após muitos anos atuando como empresário, ele entrou na carreira política em 2008 e tornou-se vice-prefeito de Iconha, cidade onde está a matriz da Transportadora Jolivan. Nas eleições seguintes, nos anos de 2012 e 2016, é eleito prefeito.

Uma das maiores transportadoras capixabas, a Transportadora Jolivan conta com mais de 20 filiais e é referência. E João Paganini, que trabalhou muito para ajudar a construir essa história não pensa em se aposentar por um bom tempo…

Colatinense, Claudinor Lorenzuti começou a trabalhar como trocador de empresa de ônibus numa empresa local, aos 19 anos. Com 22, adquiriu um ônibus e começou a operar realizando as linhas locais como sócio e funcionário da Viação Conquista. Em 1961, fundou a Viação Alvorada, que se tornou empresa pioneira no transporte rodoviário intermunicipal, além de realizar transporte interestadual, ligando o Espírito Santo e Minas Gerais.

Em 1980, comprou a empresa Verdum, até então detentora da concessão para operar as linhas municipais de Vila Velha. Na época, as linhas foram adquiridas pela Viação Sanremo, também de propriedade de Lorenzutti, que continua prestando serviço no munícipio de Vila Velha até hoje. Sendo assim, são mais de 62 anos de história no transporte coletivo de passageiros.

Os campeões do Prêmio Destaque por categoria

Transporte & Logística Região Norte: Sarah de Paula (Viação Joana D’arc)

Transporte & Logística Região Sul: Edimar Mendes da Silva (Viação Flecha Branca)

Transporte & Logística Região da Grande Vitória: Carlos Roberto de Lima Filho (Expresso Santa Paula)

Motorista Região Norte: Dailton Bressanelli (Viação Joana D´arc)

Motorista Região Sul: Alexandre Dias (Winston Transportes)

Motorista Região da Grande Vitória: e Anderson Langa Schmidtberger (Vix Logística)

O evento pode ser visto neste link: https://www.youtube.com/watch?v=mrkEPKkEvu0

Fonte: Assessoria de Comunicação FETRANSPORTES