Sistema recém-implantado conferiu ao porto este status
São Paulo – A Companhia de Docas do Espírito Santo (Codesa) apresentou nesta terça, 4 de julho, o sistema VTMIS (sigla em inglês de Vessel Traffic Management Information System), tecnologia implantada pela Indra, uma das principais empresas globais de consultoria e tecnologia, ao Secretário Nacional De Portos, Luiz Otávio Oliveira Campos, que participa, em Vitória, da 1ª Conferência Internacional de Portos, que acontece entre os dias 3 e 5 deste mês.
Graças ao projeto, hoje o Porto de Vitória recebe o título de mais avançado porto do Brasil e da América Latina, por ser o primeiro a contar com o sistema referência em gestão portuária, tecnologia que também está presente nos maiores e mais importantes terminais do mundo.
O projeto, orçado em R$ 22,9 milhões, contemplou a implantação da solução VTMIS da Indra, que contribui para melhorar a segurança marítima e aumenta a eficiência das atividades e operações portuárias, já que monitora e gerencia o tráfego das embarcações em tempo real dentro de um cenário operacional integrado, além de analisar a situação ambiental da região, podendo ofertar dados valiosos aos municípios vizinhos. O Porto de Vitória ocupa a posição de numero 10 no ranking de portos brasileiros e em 2016 movimentou 6 milhões de toneladas por meio dos seus 14 berços de atracação.
O VTMIS reúne em uma única plataforma tecnológica a informação procedente de diferentes sistemas, tanto das instalações portuárias como também de dentro das embarcações, como sensores, mareógrafos, radares, câmeras de última geração, correntômetros, boias e estações meteorológicas. Deste modo, a solução oferece ao operador uma visão clara e centralizada do cenário marítimo, facilitando a identificação e acompanhamento dos navios, ajudando a navegação, vigilância marítima e gerenciamento de alarmes.
O projeto desenvolvido pela Indra faz parte do Plano de Modernização do Sistema Portuário Nacional da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR), que tem o objetivo de aumentar o controle, a segurança e a produtividade dos portos brasileiros e, em consequência, sua capacidade. O sistema também é integrado dentro do Programa Porto sem Papel, que visa aumentar a eficiência das operações portuárias reunindo em um único meio de gestão digital as informações e documentação para a análise e liberação de mercadorias nos portos brasileiros, funcionando como guichê único. Além de Vitória, o porto de Santos também será beneficiado pelo sistema VTMIS da Indra, com previsão de entrega para o ano de 2018.
“Ao se obter um monitoramento preciso do tráfego de embarcações, a rotatividade da entrada de cargueiros no cais do Porto de Vitória será maior graças ao abreviamento do intervalo entre uma atração e outra – aumentando a frequência do tráfego de navios no canal”, diz Cristiano Alves, Diretor de Operações de Transporte e Defesa da Indra no Brasil. Ele ainda afirma que os dados gerados no controle realizado também são sem precedentes, e que representam um ativo financeiro para o operador: “Além disso, dados estatísticos e informações sobre as embarcações serão armazenados no sistema de controle, e este serviço facilita a gestão do faturamento da Autoridade Portuária, uma vez que irá permitir que o porto trabalhe as informações e dados estatísticos de toneladas que movimentou na semana ou no mês de modo a realizar projeções de faturamento”, conclui.
O presidente da Codesa, Luis Claudio Montenegro, reafirmou os benefícios do sistema implantado pela Indra: “O Porto de Vitória será o primeiro porto público do país a operar com o VTMIS. Isso nos dá total capacidade de controle do canal de acesso e da barra. Todas as informações sobre vento, maré, tempo, corrente, navegabilidade, por exemplo, são gerenciadas com precisão pelo sistema”, explica Montenegro. “A proposta será criar um grupo de trabalho para discutir mudanças na gestão dos canais de acesso portuários. A Codesa vai propor aos seus pares nacionais a busca de um novo modelo em que a autoridade portuária seja mais atuante nessas decisões, mas para isso é importante que todos os portos contem com um sistema avançado como o VTMIS Vitória”, finalizou o presidente das docas do Espírito Santo.
Apresentação
A cidade de Vitória está sediando desde segunda, 3 de julho, a 1ª Conferência Internacional de Portos, evento realizado pela Codesa em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), cujo objetivo é discutir o cenário, as perspectivas e as mudanças políticas a serem implementadas no transporte marítimo portuário global. Na ocasião, Luis Claudio Montenegro também receberá o Secretário Nacional de Portos (SEP), Luiz Otávio Oliveira Campos, além de outros quatro diretores da SEP e dirigentes de importantes portos brasileiros para uma visita técnica ao Centro de Operações do VTMIS, no Terminal de Capuaba, em Vila Velha, que já está operando no sistema de tráfego marítimo
Após a visita, autoridades e os gestores portuários participarão de uma reunião de trabalho onde será debatida a importância do uso da tecnologia na segurança do tráfego marítimo.
Mais de 70 portos com a tecnologia da Indra
A Indra é líder no fornecimento de sistemas portuários, com mais de 70 portos gerenciados com suas avançadas soluções. No Brasil, é parceira tecnológica dos portos de Vitória e Santos com o fornecimento de sistemas de gestão de tráfego marítimo (VTMIS), os dois primeiros projetos no âmbito nacional, que se somam a outras exitosas referências em terminais no do Reino Unido, Chipre, Marrocos, Polônia e Senegal, entre outros. Na Polônia, o sistema da Indra gerencia todo o tráfego nas águas polonesas do Mar Báltico e a desembocadura do rio Oder, englobando os 12 maiores portos do País.
A Indra também está ampliando e modernizando a plataforma tecnológica global do porto de Valparaíso no Chile (PCS SILOGPORT) e é um dos principais fornecedores tecnológicos na ampliação do Canal do Panamá. Além disso, países como a Espanha, Portugal, Letônia, Romênia e Hong Kong controlam as movimentações de navios em suas águas com sistemas da Indra.
Fonte: Cristiano Tosi (Máquina Cohn & Wolfe)