Novidade é tema de palestra no Transcares

Câmara de Arbitragem no ‘cardápio’ do Almoço Executivo

“Estamos criando um novo conceito, uma nova cultura, cujo objetivo é promover a solução rápida de conflitos, reduzir custos, garantir a segurança jurídica e a efetividade dos processos, e estimular a melhoria do ambiente de negócios no Espírito Santo”. Com essas palavras, o presidente da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem do Cindes (Centro da Indústria do Espírito Sato)/Findes (Federação das Indústrias do Espírito Santo), Luiz Cláudio Allemand, palestrante e convidado especial do presidente, Liemar Pretti, abriu o Almoço Executivo do Transcares do mês de julho. O evento foi realizado nesta quarta-feira, 11 de julho, no Salão de Eventos do sindicato.

Composta por árbitros e mediadores de todo o País, selecionados pela academia jurídica do Estado, e tendo como um de seus conselheiros o assessor jurídico do Trancares Marcos Alexandre Alves Dias, a câmara do Cindes/Findes foi lançada em março deste ano, tem como referência a da Fiesp (Federação da Indústria de São Paulo) e é considerada o mais novo instrumento para apoio aos setores produtivos da economia capixaba.

E durante sua palestra a empresários do segmento de cargas e logística, autoridades, parceiros e mantenedores do Transcares, Allemand, que é ex-conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), fez questão de destacar que ela não chega para competir com o poder Judiciário. Muito pelo contrário! “O Judiciário está apoiando a ideia e a Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem faz parte de sua Política Nacional”, resumiu.

Ainda segundo ele, a mediação já se consolidou na América do Norte e na Europa, mas no Brasil ainda é um projeto embrionário, que vem registrando sucesso em São Paulo, com a solução de centenas de casos.

“A Câmara tem a seu favor o fato de ser mais rápida que os tribunais. Ela, portanto, reduz custos e diminui o volume de processos no Poder Judiciário, beneficiando empresários e sociedade. Uma economia forte se faz com emprego, tributos e empresas, e Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem proporciona esse círculo virtuoso”, destacou ele, que recebeu das mãos de Liemar Pretti um Prato da Boa Lembrança.

Convidados e novo mantenedor

Dentre os convidados do presidente neste já tradicional encontro dos transportadores estavam o presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Estado, desembargador Mári Cantarino Neto, o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Nylton Rodrigues, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marcelo D´isep, o superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal, Willys Lyra, o delegado-geral da Polícia Civil, Guilherme Daré, e o superintendente da Fetransportes, Edinaldo Loureiro Ferraz.

Os diretores do sindicato Adilson Simões, Sidney Boff, Odival Rocon e Roberta Fiorot também marcaram presença, assim como Suellen Oliveira, Ciromar Batista de Souza, Mário César Batista Santos, Reinaldo Barreto e José Heráclito Moura de Araújo, todos da Autotrac, uma das mantenedoras da entidade.

E durante o Almoço Executivo, foi oficializada a entrada de uma nova mantenedora ao quadro do sindicato. Trata-se da Onda Azul Corretora de Seguros, cujo representante, Roni Lino Ribeiro, participou do evento e assinou o contrato com o presidente.