Noite de festa, posse, premiação e homenagens

Prêmio Destaque agitou o setor de transportes sexta, 23

O ano de 2018 certamente não vai terminar do mesmo jeito que começou para Fábio Júlio da Cunha, Luciano Mamede Durões, Bruna Rocha Coutinho, Átila Marinho da Silva, Anderson Admiral Bettcher e Carlos Roberto de Lima Filho, todos profissionais do setor de transportes. Eles conquistaram o Prêmio Destaque 2018, em evento realizado na sexta-feira, 23 de novembro, no Centro de Convenções de Vitória. Na mesma noite, a nova diretoria da Fetransportes foi eleita, com reeleição do presidente, Jerson Picoli, e os empresários capixabas Renan Chieppe, diretor-geral da Divisão Passageiros do Grupo Águia Branca, e Marcos Furtunato, sócio-administrador da MMA Cargas Expressas e presidente recém-eleito do Transcares, foram homenageados com a Medalha de Mérito Empresarial Fetransportes.

Em seu discurso de abertura, o presidente reeleito falou dos candidatos ao prêmio e dos empresários homenageados. “O Prêmio Destaque é pensado e realizado para o trabalhador, é ele quem faz a grande festa do transporte. Quero, então, render minha homenagem aos candidatos e às empresas, que continuam apostando nesta ferramenta de reconhecimento e valorização profissional. E sobre a Medalha do Mérito, sempre gosto de falar da sensação que tenho de acertamos nas indicações. Este ano não foi diferente”, elogiou.

Mas também não deixou de contextualizar suas palavras, citando o ótimo momento pelo qual o Espírito Santo passa e das possibilidades que podem se abrir para o Brasil a partir de janeiro de 2019.

“O Espírito Santo foi o único Estado com nota A no Relatório Anual do Tesouro Nacional  graças à excelente gestão do governador, Paulo Hartung, que promoveu o equilíbrio fiscal do Estado. Se queremos melhorar nosso ambiente de negócios e a competitividade, o momento não poderia ser mais propício. E saindo do Espírito Santo para o Brasil, de fato, ainda é impossível saber o que vem pela frente. Mas tudo leva a crer que o resultado das Eleições terá um impacto no crescimento da economia, na geração de empregos e no aquecimento de novos negócios. Neste momento, precisamos acreditar na  retomada e no crescimento do País. Precisamos, acima de tudo, estar do mesmo lado, jogando no mesmo time”.

Este ano, o Prêmio Destaque – Trabalhador do Transporte e da Logística foi disputado por 35 profissionais, que concorreram ao título nas categorias Transporte & Logística Região Norte, Transporte & Logística Região Sul e Transporte & Logística Região da Grande Vitória; Motorista Região Norte, Motorista Região Sul e Motorista Região da Grande Vitória.

Dentre os campeões, a Assistente de Finanças da Marlim Azul Turismo Bruna Rocha Coutinho, vencedora da categoria Transporte & Logística Região da Grande Vitória, que estava participando pela segunda vez do evento capixaba que premia dos melhores trabalhadores do ano no setor. “Fiquei extremamente feliz pela segunda indicação da empresa e só de participar já estava realizada. Não acreditei no resultado, quando anunciaram meu nome, virei para as pessoas que estavam ao meu lado e perguntei: ´Sou eu mesmo?´”, admite ela, que entrou na Marlim há mais de 10 anos, como recepcionista.

Assistente de Recrutamento e Seleção de Motoristas da Transportadora Jolivan,  Luciano Mamede Durões também estava participando pela segunda vez. Sua primeira indicação foi ano passado e momentos antes do resultado ele se dizia orgulhoso pela confiança dos gestores, alegre e com medo. “Fui indicado duas vezes seguidas para concorrer ao prêmio máximo do setor. Estava muito feliz com a confiança, mas também com receio de não corresponder às expectativas de quem tanto apostou em mim. Felizmente, hoje a história foi outra”.

Os seis campeões ganharam troféu assinado pelo artista capixaba Penithência, certificado do prêmio e premiação em dinheiro.

Medalha do Mérito Empresarial

A escolha dos homenageados cabe, por indicação dos sindicatos filiados, ao Conselho de Representantes, diretoria e Conselho Fiscal da Fetransportes. E este ano, os escolhidos foram Marcos Furtunato, na Categoria Cargas, e Renan Chieppe, da Categoria Passageiros.

Administrador de empresas, Furtunato fundou a Transportadora MMA Cargas, que atua no segmento de carga fracionada, em 2001, e começa a despontar como uma nova liderança do segmento de transporte rodoviário de cargas e logística. Ocupa o cargo de Diretor Operacional de Carga Fracionada do Transcares desde 2013 – integrou a diretoria do sindicato das duas gestões de Liemar Pretti – e foi o nome escolhido para suceder Pretti na presidência do sindicato na gestão 2019-2021.

Também formado em Administração de Empresas, Renan iniciou sua carreira na Águia Branca em 1980. Por 13 anos atuou na área operacional e há 25 assumiu a direção-geral da área de negócios de transporte de passageiros do Grupo Águia Branca. Em paralelo aos 38 anos de atuação na empresa, teve atuação em atividades de classe. Foi presidente do Setpes (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Espírito Santo) e da Abrati (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros).

Sempre atentos aos movimentos do setor, Furtunato e Chieppe reconhecem a importância da inovação para empresas e entidades sobreviverem ao mercado.

“Estamos vivendo no sindicato um momento delicado, de baixa receita. Precisamos encontrar novas formar de trabalhar o associativismo porque o sindicalismo da forma como conhecemos não existe mais. Precisamos nos reinventar, achar novos caminhos de fazer o sindicato ser eficaz aos olhos do seu associado, e isso para pela inovação, por pensar fora da caixa”, argumentou o diretor da MMA.

E Renan Chieppe completou. “Tempos difíceis exigem ousadia. E as empresas precisam estar prontas para ir além do que os clientes procuram. Precisamos trabalhar não só para manter a qualidade dos aspectos básicos do serviço que prestamos, temos que encantar nossos clientes. Eles precisam saber o quanto são importantes para nós”.

Os vencedores

Transporte & Logística Região Norte: Fábio Júlio da Cunha (Viação Joana D´arc)

Transporte & Logística Região Sul:  Luciano Mamede Durões (Transportadora Jolivan)

Transporte & Logística Região da Grande Vitória: Bruna Rocha Coutinho (Marlim Azul Turismo)

Motorista Região Norte: Átila Marinho da Silva (Viação Joana D´arc)

Motorista Região Sul: Anderson Admiral Bettcher (Viação Flecha Branca)

Motorista Região da Grande Vitória: Carlos Roberto de Lima Filho (Expresso Santa Paula)

O Prêmio Destaque é organizado pela Fetransportes e tem apoio do Sest Senat.

Fonte: Assessoria de Comunicação FETRANSPORTES