Levando a ergonomia para toda a vida!

Fisioterapeuta do Sest Senat mostra como é fácil adaptá-la no dia a dia

“Ergonomia para a Vida”. Esse foi o tema da palestra que a fisioterapeuta do Sest Senat de Cariacica Bruna Helaine de Freitas levou para a equipe do Transcares na quarta-feira, 25 de maio. O encontro da profissional com o grupo de colaboradores encerrou a série de palestras internas que foram organizadas pela equipe de Recursos Humanos do sindicato em parceria com a unidade Aylmer Chieppe. Antes de Bruna já haviam passado pela sala de treinamentos da entidade a psicóloga Hely Tavares e a nutricionista Iêzide Klein.

Ao intitular sua palestra “Ergonomia para a Vida”, Bruna quis levar ao grupo como a ergonomia – definida como o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho, onde existe interações entre seres humanos e máquinas – pode ser levada à rotina pessoal e profissional de cada pessoa.

“Ergonomia nada mais é do que otimizar nosso local de trabalho, de forma que possamos diminuir a sobrecarga postural e, consequentemente, ter um posto de trabalho confortável e um melhor desempenho profissional”, resumiu ela, garantindo que ela pode ser aplicada em qualquer lugar: do escritório à cozinha de casa.

Bruna, no entanto, fez questão de destacar que não dá para falar em ergonomia sem citar a postura. Segundo ela, postura é tudo, pois é ela o pilar de sustentação corporal. “Coluna alinhada é sinônimo de corpo harmônico, pois adotando uma boa postura, eu não sobrecarrego minha coluna”, explicou.

Além de desconforto, ressaltou, a má postura gera vários tipos de problemas, como os mioarticulares (artrite, arteose e tendinite), desvios posturais, hérnia de disco e o famoso bico de papagaio (osteófito, na linguagem técnica). Para cada um existe um tratamento específico, mas existem casos mais graves em que a cirurgia é o melhor caminho.

E o que fazer para evitar problemas gerados pela má postura? Bruna elencou

alguns cuidados bem simples, porém eficazes! “Dormir de lado, com um travesseiro fino entre as pernas e joelhos semiflexionados, é a melhor forma de manter a saúde da coluna”, destacou ela, lembrando que andar, sentar e desenvolver atividades diárias – como escovas dentes, pegar peso, ver televisão, lavar e passar roupa – também exigem atenção extra.

Cuidar da coluna é muito importante. No entanto, outros três itens também são essenciais na busca pelo corpo harmônico: manter uma prática regular de atividades físicas; controlar o peso; e controlar a descarga emocional.

}