Infraestrutura: temos novidades à vista

Projeto do Ramal Sul Ferrovia Vitória-Minas é apresentado.

O projeto do Ramal Sul Ferrovia Vitória-Minas, uma das obras de infraestrutura que promete potencializar o desenvolvimento da Região Sul do Espírito Santo, foi o tema de uma oficina do trabalho realizada na tarde de segunda-feira, 12 de junho, e que trouxe ao Estado o secretário de Coordenação de Projetos do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), do governo federal, Tarcísio Gomes de Freitas.

O evento foi realizado pelo Espírito Santo em Ação em parceria com a Fetransportes, o Transcares e Findes, e reuniu diversas lideranças e autoridades capixabas, na Federação das Indústrias. O presidente da Fetransportes, Jerson Picoli, acompanhou a oficina de trabalho.

O Ramal Sul, que integra o projeto de expansão da Estrada de Ferro Vitória-Minas e deve conectar, via trilhos, os principais portos de Rio e Espírito Santo, vai ao encontro de um dos maiores anseios de empresários e gestores ligados ao setor da infraestrutura: a expansão e modernização da malha ferroviária capixaba, já que muitos de seus ramais são, ainda, do tempo da lavoura cafeeira.

A elaboração do plano de negócios para a ampliação da ferrovia deve ser concluída até o final de agosto deste ano. Até 30 de novembro, o mesmo será encaminhado para análise na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e, em 15 de dezembro, deverá ser submetido à audiência pública.

Após novas audiências análises, o aditivo que permitirá a construção deve ser assinado ainda em 2018. Segundo o cronograma apresentado por Freitas, a aprovação do termo aditivo deve acontecer até 15 de abril do ano que vem. “Se pensarmos que estamos definindo aqui o futuro dos próximos 40 anos da Estrada de Ferro Vitória-Minas, este cronograma está factível”, defendeu ele.

A ferrovia deve cortar, no mínimo, 10 municípios, vai atender futuros portos, como o Itaoca Offshore e o C-Port, e ainda fortalecerá o Porto Central, o mega empreendimento que será construído em Presidente Kennedy, como lembrou o vice-presidente Institucional do Espírito Sano em Ação Luiz Wagner Chieppe.

“Achamos a vinda do Tarcísio extremamente importante porque tivemos uma visão geral dos projetos de infraestrutura inseridos no Programa de Parceria de Investimentos (PPI) e, em especial, do projeto de expansão da Ferrovia Vitória Minas, que é um sonho antigo nosso. O Ramal Sul vai puxar o desenvolvimento para o Sul do Estado”, avaliou Chieppe, lembrando que além da ferrovia, o Espírito Santo também foi contemplado, dentro do PPI, com outros projetos, voltados para as áreas de energia e petróleo e gás.

O presidente da Fetransportes também elogiou o projeto, levando em consideração que o Ramal Sul vai colocar efetivamente o Espírito Santo na rota do mercado mundial, agregando e interligando os vários modais de transporte.

O investimento estimado da obra ultrapassa R$ 1 bilhão e ao falar de valores o representante da Secretaria Geral da Presidência da República fez questão de destacar a importância do setor público neste momento de tentativa de retomada econômica. “O investimento privado deverá ser um dos principais indutores da recuperação econômica”, frisou o palestrante.

Força viva

Na manhã de segunda, 12, Tarcísio Gomes de Freitas apresentou o mesmo projeto para lideranças do Sul do Estado, em Cachoeiro de Itapemirim, e nas duas ocasiões deixou seu recado.

“Em muitos casos, o setor privado deseja que o governo solucione todos os problemas, mas governo nenhum fará isso! Essa responsabilidade cabe às lideranças, aos empresários e instituições, que são a força viva do País. Portanto, unam-se para monitorar o andamento do projeto de construção da ferrovia”.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fetransportes