Governo bem avaliado por Pesquisa CNT/MDA

Estudo avalia índices de popularidade do presidente

A 143ª Pesquisa CNT/MDA, realizada de 21 a 23 de fevereiro de 2019 e divulgada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) no dia 26 de fevereiro mostra a avaliação dos índices de popularidade do governo e pessoal do presidente Jair Bolsonaro. Mede ainda a expectativa da população em relação ao emprego, à renda, à saúde, à educação e à segurança pública nesse início do novo mandato presidencial.

A pesquisa traz também o que a população pensa sobre os principais desafios do governo, sobre posse de arma, pacote anticrime, combate à corrupção, novos ministérios, entre outros temas políticos. Há ainda um bloco específico sobre tecnologia e inovação. Os entrevistados responderam, por exemplo, se acham que a tecnologia coloca o emprego deles em risco.

Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 Unidades Federativas, das cinco regiões. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança.
Os resultados mostram avaliação positiva do Presidente Jair Bolsonaro, com 57,5% dos entrevistados aprovando seu desempenho pessoal, maior índice obtido por um presidente desde novembro de 2013. Há ainda a percepção de que seu governo está sendo melhor do que de seus antecessores, Michel Temer e Dilma Rousseff.

As expectativas de melhoria para os próximos 6 meses são bastante positivas para segurança (53,3%), emprego (51,3%), educação (47,2%), saúde (41,7%) e renda mensal (33,8%), com expressiva melhora em relação aos últimos anos. Os maiores desafios para o governo de Jair Bolsonaro são saúde, segurança, educação, combate à corrupção e geração de empregos.

Em relação à situação política, 56,8% dos entrevistados acreditam que há interferência dos filhos nas decisões do presidente Jair Bolsonaro e 75,1% acham que familiares não deveriam influenciar em decisões de governo.

Os ministros do atual governo receberam boa avaliação. A presença de militares também é vista como boa para o país, e a maioria da população (57,6%) considera que o governo Jair Bolsonaro mudará para melhor a vida das pessoas.

Em relação à tecnologia, 56,3% percebem avanço no ambiente de trabalho, sendo que 27,1% não se consideram preparados para essas mudanças.

Os meios de comunicação preferidos para contato com outras pessoas são: ligação comum de telefone celular (33,9%), mensagens instantâneas (32,0%) e ligação via WhastApp (21,6%).

As instituições mais confiáveis são a Igreja (34,3%), os Bombeiros (19,7%) e as Forças Armadas (16,0%).

Na avaliação da CNT, Jair Bolsonaro inicia seu governo com elevados índices de aprovação, com uma grande expectativa da população em relação à solução dos diversos problemas do país.

A matéria da íntegra pode ser lida em http://www.cnt.org.br/imprensa/noticia/confira-resultados-pesquisa-cnt-mda

Fonte: Agência CNT de Notícias