Goal Systems e GVBUS: parceria para a Região Metropolitana

A Goal Systems, líder mundial em software de otimização e planejamento para a indústria do transporte de passageiros, acaba de anunciar uma parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), que representa as 11 companhias operadoras do Sistema Transcol: Metropolitana, Praia Sol, Vereda, Serramar, Serrana, Expresso Santa Paula, Santa Zita, Nova, Granvitur, Unimar e Satélite.

O contrato, que terá prazo de vigência de 60 meses, tem o objetivo de fornecer o sistema de otimização do planejamento de material (veículos) e recursos (motoristas), que será disponibilizado na modalidade SaaS (Software como Serviço, em nuvem) por meio da solução da Goal Systems, o GoalBus.

Com a parceria, o GVBus tem como principais metas: ser mais eficiente em seu planejamento operacional, por meio do dimensionamento otimizado dos veículos e motoristas necessários à operação do transporte público na Região Metropolitana de Vitória-ES; aprimorar o fluxo de planejamento, contemplando todas as etapas e processos necessários com a participação do órgão regulador; cumprir o maior número possível de regras e restrições operacionais e trabalhistas; realizar distintas simulações de cenários de planejamento operacional, de forma extremamente ágil; dimensionar de maneira otimizada a oferta (veículos, linhas e quadros de horários), com base no comportamento da demanda (passageiros); tornar a operação do transporte público na região mais sustentável a partir da melhoria contínua da prestação do serviço ao cliente.

Atualmente, a frota operante do transporte coletivo engloba 1.565 ônibus, entre articulados, convencionais e micro-ônibus que atendem o Sistema Transcol, que fazem circular 375 linhas. No total, são transportados cerca de 600 mil passageiros/dia, sendo percorridos 9,7 milhões de quilômetros/mês.

Para Romano Garcia, diretor-comercial para a América Latina e diretor geral para o Brasil da Goal Systems, a parceria com o GVBus é um marco na história da companhia no Brasil. “O contrato com a GVBus reafirma a importância da nossa presença no país desde 2013. Conhecemos bem a realidade local do transporte público e sabemos quais são os principais desafios de operadores e órgãos gestores. Nossa experiência de 30 anos em projetos similares pelo mundo é um grande diferencial que nos leva a apostar no sucesso dessa parceria”, enfatiza o executivo.

De acordo com Murilo Lara, membro do Comitê de Gestão do GVBus, a parceria vem em um momento em que a Região Metropolitana de Vitória se recupera das mudanças dos anos anteriores, fazendo com que a empresa se adeque para atender melhor aos seus clientes.

“O transporte público na Grande Vitória vem passando por transformações muito rápidas e impactantes nos últimos anos, agravadas pela pandemia. O GVBus se reinventou nesse período, e a iniciativa de otimizar todo o Sistema Transcol está em linha com a estratégia de autossustentabilidade do nosso negócio para os próximos anos. Os diversos clientes atendidos pela Goal Systems no Brasil nos motivaram a fechar esta parceria”, finaliza Murilo.

Fonte: Assessoria de Imprensa Goal Systems e Assessoria de Imprensa GVBus