Em uma cerimônia marcada por muita emoção, um dos fundadores do Grupo Santa Zita, Murilo Soares de Andrade, foi homenageado com a Medalha de Mérito do Transporte Urbano Brasileiro. A entrega aconteceu durante o Seminário Nacional NTU, entre os dias 06 e 08 de agosto, em São Paulo. Ano passado, o empresário foi o representante do segmento de passageiros a receber a Medalha do Mérito Fetransportes.
O neto do empresário, CFO do grupo e membro do Comitê Executivo do GVBus, Murilo Soares de Andrade Lara, foi quem subiu ao palco especialmente para a entrega da medalha. Demais representantes do grupo também prestigiaram esse momento.
A premiação foi um reconhecimento por todos os anos de dedicação ao transporte público de passageiros em Belo Horizonte (MG) e no Espírito Santo, e por todo o legado que o Sr. Murilo deixa para as novas gerações.
Seminário é o principal evento do segmento
Por falar em Seminário NTU, o evento foi o destaque da semana no setor. Trata-se do maior fórum sobre transporte público e mobilidade urbana do País. Este ano, o tema foi “a revitalização do transporte público e a reconquista do passageiro”.
Realizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), o encontro, que está na 37ª edição, aconteceu na São Paulo Expo, e reuniu empresários, entidades de classe, especialistas e integrantes do poder público de todo o Brasil.
Representando o GVBus, ainda estiveram presentes Anderson Lopes, Adi Gama, Fábio Cançado e o diretor-executivo, Elias Baltazar, todos também integrantes do Comitê Executivo, além de Edir Andrade, diretor de operação do Grupo Santa Zita e o advogado Roberto Moraes Dias. O secretário Fábio Ney Damasceno e o subsecretário Leo Carlos Cruz, da Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), também participaram.
Retomada da demanda é desafio
A programação do seminário incluiu palestras e painéis sobre assuntos como regulação, financiamento e inovação tecnológica. O primeiro dia foi marcado pelo Painel “Transporte público coletivo – conjuntura atual”, em que foram debatidas as principais propostas para a revitalização do setor de transporte urbano de passageiros e recuperação da demanda.
O secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Denis Eduardo Andia, participou do debate. Na ocasião, ele destacou a importância de reconquistar a confiança do usuário no sistema de transporte para a retomada dos passageiros.
“Nós só vamos conseguir otimizar o esforço de todos, se lá na ponta, a prefeitura desejar e trazer para si essa pauta, do mesmo jeito que a saúde, a segurança, são essenciais e claras para todo mundo. Não adianta ter vaga de creche, se a criança tem dificuldade para chegar e não consegue estudar todos os dias”, disse.
Anuário NTU 2023-2024
O tema do painel surgiu a partir de dados do Anuário NTU 2023-2024, lançado durante o evento. A publicação faz uma análise do desempenho do setor de transporte coletivo por ônibus no país, nos últimos 30 anos.
Entre as informações trazidas pelo Anuário, o diretor executivo da NTU, Francisco Christovam, ressaltou os dados da demanda de passageiros para ilustrar a situação hoje: o Brasil teve uma redução de 44,1% de passageiros equivalentes de ônibus públicos urbanos nos últimos dez anos. Isso significa que, em 2023, os ônibus urbanos transportaram menos 19,1 milhões de passageiros equivalentes (pagantes) por dia, em relação à quantidade transportada em 2014.
Um dos principais desafios é reverter essa perda e trazer o passageiro de volta ao ônibus urbano, o que só será possível não apenas com a oferta de serviços de qualidade, mas com a adoção de políticas públicas e investimentos que priorizem o transporte público, segundo aponta matéria sobre o evento publicada no site da Associação.
Confira aqui todo os detalhes do Anuário NTU 2023-2024.
Aumento do uso de veículos próprios X redução de passageiros
No segundo dia do seminário, o ponto alto foi a apresentação da Pesquisa CNT de Mobilidade da População Urbana. Realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), o estudo traz um panorama das transformações no comportamento dos usuários de transporte coletivo no Brasil. Entre os principais achados do estudo, destacam-se a queda significativa na participação dos ônibus nas viagens urbanas, que passou de 45,2% para 30,9%, e o aumento do uso de veículos próprios, especialmente entre as classes B e C.
Veja aqui mais informações sobre a pesquisa.
Solução passa por mudanças significativas no setor
O último dia do seminário contou a presença do ministro das Cidades, Jader Filho, que fez um alerta para o colapso do transporte público se não houver mudanças significativas no setor.
“Se nós não discutirmos a questão do transporte público a nível de Brasil, acredito que boa parte já está colapsando, e o restante irá colapsar em pouquíssimo tempo”, afirmou. Segundo ele, a discussão de soluções efetivas é imperativa para evitar que situações críticas se espalhem pelo país.
O ministro ainda apontou o marco legal do transporte público, em tramitação no Congresso Nacional, como um ponto de partida essencial para uma solução para o problema.
Colégio de Comunicação e Marketing
Simultaneamente ao evento, foi realizado o 17º Colégio de Comunicação e Marketing da NTU. Na ocasião, comunicadores do setor tiveram a oportunidade de apresentar propostas na área, promover o alinhamento de discurso e expectativas, e compartilhar experiências de sucesso por meio de apresentações com foco na exposição de resultados. O encontro integrou a programação do Seminário Nacional NTU e a assessora de comunicação do GVBus, Katarine Rosalém, marcou presença.
Maior feira de ônibus na América Latina também foi destaque
O Seminário Nacional NTU 2024 também aconteceu em paralelo com a LAT.BUS Transpúblico, Feira Latino-americana do Transporte, maior evento em mobilidade urbana da América Latina.
Fonte: GVBus com informações da NTU