Fetransportes toma posse na Câmara Empresarial de Turismo do ES

Contribuir ativamente para fomentar a atividade turística e o desenvolvimento econômico do Espírito Santo. Este é o objetivo da Câmara Empresarial de Turismo do Espírito Santo (CET-ES), apresentada nesta quarta-feira, 14 de junho, no Palácio Anchieta, em parceria com o governo do Espírito Santo por meio da Secretaria Estadual de Turismo (Setur). Na mesma ocasião, foi dada posse aos seus 23 membros, grupo formado por empresários e representantes de setores ligados ao turismo como transporte, eventos, agências de viagens, hotéis, bares e restaurantes, dentre outros. Superintendente da Fetransportes, Simone Garcia é quem vai representar o setor. Governador do Estado, Renato Casagrande participou do evento, assim como o presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), da CNC, Alexandre Sampaio.

Presidente da Fecomércio-ES e anfitrião do evento, Idalberto Moro destacou que a CET-ES vive um novo momento, marcado por escopo e abrangência maiores, e nova governança. Ele disse, ainda, que ela será um espaço de priorização e cooperação entre os entes privados, buscando dinamizar os atrativos turísticos do Estado, consolidados e potenciais, não perdendo de vista o fortalecimento da representatividade da federação no turismo e ampliação das possibilidades de diálogo com todas as instâncias do setor.

Dentre as propostas, os membros da CET-ES sinalizaram, em primeira reunião, dia 6 de junho, a importância de se discutir a criação de um centro de eventos de grande porte, voltado para o turismo de negócios, a oferta de pacotes de viagens para o Espírito Santo e a preparação dos destinos para receber os turistas. Outro ponto levantado é a importância de que obras de infraestrutura essenciais em rotas turísticas sejam garantidas.

“Turismo é algo perene, está ligado ao eixo de desenvolvimento econômico de qualquer região. A reinstalação desta câmara é um marco, que nos possibilitará colocar em prática uma série de ações e estratégias que reforçarão o quanto turismo é um assunto prioritário para nós”, comentou Moro.

Simone Garcia está otimista diante da possibilidade de discutir ações que sejam associadas ao turismo e ao transporte, como infraestrutura. “O transporte, assim como os demais atores do segmento, como trades, entidades, gestões municipais e o governo do Estado, tem tudo a ver com a transversalidade do tema. A CET-ES tem tudo para conseguir transformar os projetos que já estão em análise ou discussão em realidade”, aposta.

A importância de uma maior divulgação do turismo capixaba foi marca do pronunciamento do governador Renato Casagrande.

“Estamos situados entre estados gigantescos que têm belezas naturais e culturais enormes! Mas o Espírito Santo tem potencial para atrair cada vez mais turistas. É, portanto, uma alegria receber tantas lideranças do setor do turismo, que é uma atividade da sociedade e não apenas de governo”, disse ele, reforçando, portanto, o turismo como elemento estratégico para a economia.

Sobre a Câmara Empresarial de Turismo do Espírito Santo (CET-ES)

– Conta com 23 membros, entre empresários e representantes de setores ligados ao turismo como eventos, agências de viagens, hotéis, bares e restaurantes, transportes e outros. A governança está disposta assim: Rodrigo Vervloet é o presidente; Attila Miranda o vice-presidente; e José Antônio Bof Buffon o secretário-executivo;

– A CET-ES será um espaço de priorização e cooperação, unindo setores privados e políticas públicas para propor ações que vão desde a melhoria da infraestrutura, qualificação profissional e promoção, até incentivos aos empreendimentos. Além disso, serão propostas ações como a preparação dos destinos para receber os turistas e oferta de pacotes de viagens para o Espírito Santo;

– A câmara vive um novo momento, marcado por escopo e abrangência maiores, e nova governança;

— A proposta inicial é que os membros da CET se reúnam uma vez por mês. Esse prazo será estendido para quatro vezes por ano, quando os trabalhos já estiverem consolidados.

Fonte: Assessoria de Comunicação FETRANSPORTES. Com informações da Fecomércio-ES