Fetransportes em agenda sobre governança, riscos e compliance

A Fetransportes marcou presença numa importante agenda institucional na terça, 13 de março. A superintendente, Simone Garcia, moderou um dos painéis do IV Fórum Brasil GRC – Governança, Riscos e Compliance, evento que reuniu especialistas, executivos do setor privado e representantes governamentais em torno do tema ESG e os Desafios no mundo Digital, dois dos principais assuntos que mais estão impactando as empresas e os governos no mundo atual. O evento, de 10 horas – das 8 às 18 horas –, foi realizado no Sheraton Hotel, em Vitória, e com uma programação riquíssima! Além de quatro painéis, a edição ainda foi composta de uma mesa redonda, uma palestra e um case.

O mundo do trabalho justifica a realização do evento. O aumento da regulamentação e a crescente preocupação com a sustentabilidade estão impulsionando a adoção de novas tecnologias e práticas de gestão. No contexto da transformação digital, a segurança de dados é um dos principais desafios. A LGPD, por exemplo, exige que as empresas tenham um programa de gerenciamento de riscos de privacidade e proteção de dados pessoais. Além disso, a crescente conectividade das organizações torna os sistemas de informação mais vulneráveis a ataques cibernéticos.

Simone foi a moderadora do painel Climatescanner e a Fiscalização das Ações Governamentais, o segundo do dia, que reuniu os painelistas Paulo Vinícius, do TCU, Adriana Freitas Antunes Camatta, da Camatta&Souza Advogadas Associadas, e o professor do Grupo Sapiens Francisco Netto.

Ela abriu o momento citando que assim como o mundo trabalha em prol de um denominador comum para os assuntos debatidos, a Fetransportes, como entidade representativa do setor no Espírito Santo, faz sua parte, com um “diálogo institucional forte, estruturado e transparente, respaldada por ações e discussões consistentes”.

Apoio

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) apoiou e transmitiu o IV Fórum GRC – Governança, Riscos e Compliance, em Vitória, Espírito Santo. Presidente do Conaci e secretário de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo, Edmar Camata ressaltou a importância de discutir sobre as mudanças sociais, políticas e financeiras a partir das mudanças climáticas.

“Essas mudanças não vieram por um idealismo político ou ideológico, essas mudanças vieram por uma mudança de mercado absorvida e é importante se falar nisso. O mundo entendeu que bilhões de dólares vão mudar o mundo por conta de interesse em uma tendência de consumo que é consciente e sustentável”.

Conheça os temas debatidos

Painel 1: Inovação e ESG na Perspectiva dos Governos

Painel 2 : Climatescanner e a Fiscalização das Ações Governamentais

Mesa Redonda: Governança 360º: Integrando ESG nos Processos de Decisão

Palestra: Os Desafios do Mundo Digital: Segurança da Informação, Riscos e Proteção de Dados

Case: O Bem que Contagia

Painel 3: ESG no Mercado Financeiro

Painel 4: Metodologias para Mapeamento e Gestão de Riscos

Fonte: Assessoria de Comunicação Fetransportes, site oficial Fórum GRC e conaci.org.br.