ES abre 3ª turma do ITL no dia de 10 anos do Instituto

O 22 de maio é simbólico para o ITL, que faz parte do Sistema CNT. É o dia do aniversário do Instituto do Transporte e Logística, que neste ano está comemorando 10 anos. E sabe como a equipe comemorou a data? No Espírito Santo, inaugurando a Turma 60 do Curso de Especialização Gestão em Negócios. O evento de abertura, realizado no Hotel Sheraton, na Praia do Canto, contou com a presença de 40 dos 42 alunos que compõem a turma, executivos e dirigentes do setor e teve até bolo e parabéns.

Estavam a postos para dar as boas-vindas ao grupo, profissionais de todos os modais do setor, a diretora-executiva adjunta da CNT, Fernanda Pinheiro Rezende Alves, a diretora-adjunta do ITL, Eliana Waleria De Souza Costa, a gerente-executiva de Governança e Estratégia do Sest Senat, Gabriela Rizza, o presidente da Fetransportes e do Conselho Regional do Sest Senat-ES, Renan Chieppe, o supervisor do conselho capixaba, Marco Antônio Rocha, a superintendente da federação, Simone Garcia, a coordenadora da Fundação Dom Cabral (FDC), Mônica Côrtes, e o associado FDC no Espírito Santo Vinícius de Freitas.

A Especialização em Gestão de Negócios é uma pós-graduação lato sensu ministrada pela FDC, que capacita gestores e executivos de empresas de transporte e logística nas mais modernas técnicas de gestão de negócios e se propõe, ainda, a desenvolver as competências necessárias para tornar o setor mais competitivo. A pós-graduação é regulamentada pelo MEC e faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, coordenado pela ITL e promovido pelo Sest Senat.

O curso possui 370 horas, tendo até 24 meses de duração. As atividades presenciais acontecem bimestralmente, sempre de segunda à sexta, e as atividades avaliativas são presenciais e à distância. Nesta primeira semana de aula aconteceu o Módulo 1, com as aulas de Autoconhecimento – MBTI (Autogestão), Liderança Adaptativa, Accountability e Performance, e Mindset Global e suas Implicações. O grupo voltará a se encontrar em Vitória dia 3 de julho.

Presidente da Fetransportes e do Conselho Regional do Sest Senat-ES, Renan Chieppe recebeu os alunos com um sorriso no rosto e uma mensagem bastante positiva. “A inauguração de uma turma do ITL é sempre um dia importantíssimo para o setor, afinal, a pós-graduação, gratuita e customizada à nossa atividade, tem relação direta com a estratégia, com a inovação e, consequentemente, com o desenvolvimento do transporte”.

Ao longo destes 10 anos, o ITL capacitou mais de três mil gestores e executivos do transporte, beneficiou mais de 90 empresas e investiu mais de R$ 120 milhões no setor. “Realizamos este curso de excelência porque entendemos que como as empresas contribuem com o Sistema CNT, é nosso dever reverter tal contribuição em capacitação, em conhecimento e desenvolvimento para o setor. Essa é uma oportunidade ímpar, digo por experiência própria”, comentou Eliana Costa, egressa da Turma 4 da especialização.

Convidada para fazer uma apresentação técnica na primeira aula, a diretora-executiva adjunta da CNT, Fernanda Pinheiro Rezende Alves, falou um pouco da transversalidade do setor em relação aos demais setores econômicos, mostrou seu potencial como vetor de desenvolvimento econômico e social, mas também levou ao público os dados do Ranking de Competitividade, que colocam o Brasil na posição 85 da infraestrutura de transporte. Neste ponto, ela fez uma associação com o trabalho de articulação e geração de conhecimento da CNT, e citou especificamente o conhecimento gerado pelo curso. “O que é tratado nesta Especialização nós levamos para a vida!”
Gerente do Programa, Mônica Côrtes chamou a atenção da turma para o “mundo de oportunidades e de melhorias para o setor” que a pós-graduação abre. E Vinícius Freitas, associado FDC no ES, completou suas palavras. Sabemos o grande desafio que é ‘largar tudo’ por uma semana e mergulhar neste universo, mas o que posso dizer é que vai valer a pena”.

Ao que tudo indica, os alunos estão mais do que preparados para enfrentar o que vier pela frente. Contadora do Grupo Santa Zita, Cely Costa não cabia em si de felicidade, diante da oportunidade. “Estou muito orgulhosa por estar aqui hoje e tenho certeza que o curso será transformador em minha vida profissional!”.

Lucas Teixeira, da LBT Transportes, também está ansioso. “Estou na maior expectativa pelas ferramentas que nos serão apresentadas, de forma que possamos nos tornar ainda mais efetivos em nosso dia a dia. Isso sem falar na possibilidade da troca de experiências com profissionais de outros modais”.

E Angélica Barboza, da Latam (SP) já está aproveitando todos os minutos do curso. “Esta é minha primeira pós pelo ITL e minha grande expectativa é conseguir ampliar o conhecimento sobre setor, e mas apenas o aéreo. E hoje, na primeira aula, já tive vários insights. É possível fazer muita coisa para e pelo setor!”

Fonte: Assessoria de Comunicação FETRANSPORTES