Equipe do Transcares conhece Simulador do Sest Senat

As profissionais do sindicato também aprovaram o equipamento

 

Na quinta-feira, 16 de março, durante a reunião de relançamento da Câmara de Desenvolvimento do Capital Humano (CDCH) do Transcares, o Coordenador de Desenvolvimento Profissional do Sest Senat de Cariacica, Marcus Campagnaro Martins, convidou a equipe do Transcares para conhecer o Simulador de Direção da entidade. E convite feito, convite aceito! Uma semana depois, dia 23, a equipe de Recursos Humanos do sindicato, Mariana Benincá e Drielly Reis, e a Assistente de Comunicação, Priscila Siqueira, foram à unidade Aylmer Chieppe conhecer o equipamento.

Projeto de R$ 41,56 milhões, que inclui a aquisição dos equipamentos, desenvolvimento de proposta pedagógica, capacitação de instrutores e criação de novos cursos, o Simulador de Direção Veicular prevê o treinamento de 50 mil motoristas de caminhão, carreta e ônibus em três anos e foi lançado no segundo semestre do ano passado – as instalações tiveram início em agosto. Sessenta unidades da instituição foram escolhidas para recebê-lo e uma delas foi o Sest Senat de Cariacica.

A unidade oferece cinco cursos de aperfeiçoamento, com carga horária de 20 a 30 horas, para capacitar o motorista profissional, que integram a proposta pedagógica do Simulador de Direção – Eficiência e Segurança no Trânsito: Aperfeiçoamento de Motoristas para a Condução Antecipatória (Segura e Econômica); Aperfeiçoamento de Motoristas para Condução em Situações de Risco; Aperfeiçoamento de Motoristas para o Uso de Tecnologias Embarcadas no Veículo; Aperfeiçoamento de Motoristas para o Transporte de Passageiros (Módulo de Ônibus) e Cargas especiais (Módulo de Caminhão); e Aperfeiçoamento de Motoristas para Manobra de Veículo.

As turmas são formadas por 15 alunos e a sala de treinamento possui três ambientes – um reservado para os alunos, a mesa do instrutor e a cabine do simulador, onde o aluno fica sozinho e é observado de fora pelos colegas.

“Todos os cursos de aperfeiçoamento que estamos oferecendo são divididos em aulas teóricas e práticas. E a dinâmica do simulador é a seguinte: o aluno tem 15 minutos para se adaptar ao equipamento e as atividades/percurso são pré-determinados pelo instrutor. Terminada a aula prática, é impresso um relatório de toda a atuação do motorista, multas, setas que não foram ligadas, consumo de combustível , emissão de gases, velocidade…”, explica o instrutor Cláudio Tonini.

O simulador híbrido possui um cockpit com banco, controles como volante, pedais e painel interligados, onde o condutor é colocado sentado e pode conduzir por cenários projetados à sua frente em telas, através de softwares específicos. A visão que o condutor tem da via de dentro do veículo virtual é projetada em tempo real, sendo os cenários criados a partir de mídias digitais (árvores, placas, topografia).

A equipe do Transcares acompanhou uma “aula prática” do também instrutor  Thiago Nogueira, que fez um teste de 10 minutos mostrando todo o funcionamento do equipamento. “A cabine é igual à parte interna de um caminhão, e a cadeira faz os movimentos/sensações reais, como se estivéssemos mesmo transportando numa estada. A simulação é muito real e a estrutura moderna e dinâmica”, elogiou Priscila Siqueira.